TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental

Pesquisas Acadêmicas: Atps Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  2.222 Palavras (9 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 9

Etapa 1

“Introdução à Legislação educacional brasileira para o Ensino Fundamental. Legislação brasileira para o Ensino Fundamental”

O direito e o respeito de ser criança

A concepção de criança está interligada tanto na educação infantil quanto fundamental, ou seja, mesmo passando de um período para o outro ela ainda é “vista” como criança.

Para Kramer, o reconhecimento do direito da criança á educação, especialmente o direito da criança de seis anos ingressarem na primeira série do Ensino Fundamental, leva uma série de reconhecimentos. Primeiramente reconhecer as crianças como sujeitos de cultura e história, sujeitos sociais. “Inclusão de crianças de seis anos no Ensino Fundamental requer diálogo entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, diálogo institucional e pedagógico” (KRAMER, 2006, p. 810-811).

Portanto para aqueles que entendem que apesar de toda essa mudança, a criança que saiu da Educação Infantil e vai para o fundamental precisa respeitar suas atitudes como criança. Quando os pais são convocados a participarem da reunião de seus filhos no final do ano, para entregar as ultimas atividades que as crianças fizeram no ultimo semestre, e falar para os pais de que seus filhos irão ingressar no primeiro ano do ensino fundamental, não é uma situação muito agradável para muitos pais, ou seja, para eles seus filhos ainda são muito pequenos para frequentarem outra escola, onde estudam crianças que já tem uma idade bem maior, do que aquelas crianças que acabaram de fazer seis anos, ou que ainda irão fazer. Para eles é como se seus filhos não estivessem preparados para essa nova mudança. Nessa hora é preciso ter uma explicação bem clara para que os pais entendam que seus filhos, apesar de irem para Ensino Fundamental continuarão sendo criança e que terão os mesmos cuidados que tinham na Educação Infantil.

Segundo Fernandes a criança tem o direito a uma educação que trabalha as diversas dimensões, tais como: física, cognitiva, linguística, emocional, social, afetiva, estética e ética (FERNANDES, 2007, p. 7-8).

No entanto é preciso rever várias situações quando a criança é matriculada aos seis anos de idade no ensino fundamental, não basta só brincar, é preciso ampliar cada vez mais o seu repertório, e para que isso seja feito da melhor maneira possível, Dourado entende que a “democratização do ensino não se dá somente pela garantia de acesso”, mas requer também que sua oferta possua qualidade social (2007, p. 940).

Entretanto não basta só garantir a vaga dessas crianças no Ensino Fundamental ou em qualquer outro período escolar, mas acima tudo oferecê-las um estudo de qualidade para que se possam formar cidadãos autônomos, onde sejam inclusos numa sociedade que vive em constantes mudanças.

Questões de aprendizagem referente ao Ensino Fundamental

2.1 Quais é a nomenclatura adequada para o primeiro ano do Ensino Fundamental de

Nove anos?

R: Anos iniciais de 6 a 10 anos de idade, com duração de 5 anos, e anos finais de 11 a 14 anos, com duração de 4 anos. Totalizando 9 anos de Ensino Fundamental.

2.2 Com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, a Educação Infantil ser até 5 anos de idade?

R: De acordo com a resolução CNE/CEB nº.3 de 03/08/2005, determina que a faixa etária prevista para a Educação Infantil é de até cinco anos.

2.3 Professores contratados inicialmente para trabalhar na Educação Infantil podem

Ser remanejados para o Ensino Fundamental?

R: Cada sistema de ensino deverá observar a legislação vigente quanto á contratação dos profissionais de educação (professores), pois algumas leis estabelecem a mesma carreira e concurso para a atuação tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental. Outras, no entanto, definem carreiras e concurso com atuações distintas, ou seja, específicas para a atuação na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental.

2.4 No Ensino Fundamental de nove anos, o primeiro ano se destina à alfabetização?

R: Não somente. Ele se constitui numa possibilidade de qualificação de conteúdos como alfabetização e letramento, porém o trabalho pedagógico tem que assegurar o estudo das diversas expressões e de todas as áreas do conhecimento.

2.5 O conteúdo do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos é o mesmo que

O trabalhado no último ano da pré-escola de seis anos?

R: Não. De acordo o livro texto PLT, a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, não é lugar para preparar, de forma exclusiva, as crianças para o Ensino Fundamental. Ela possui objetivos próprios, que devem ser alcançados na perspectiva do desenvolvimento infantil, respeitando, cuidando e educando crianças em um tempo singular da primeira infância. No caso do primeiro ano do Ensino Fundamental, a criança de 6 anos, assim como as demais crianças de 7, 8, 9 e 10 anos de idade, precisam de uma proposta curricular que atenda ás características, potencialidades e necessidades específicas dessa infância.

2.6 A matriz curricular para o Ensino Fundamental de nove anos continuará a mesma

do Ensino Fundamental de oito anos?

R: Não. O ensino Fundamental de nove anos exige reelaboração da proposta Pedagógica das Secretarias de Educação e do Projeto Político Pedagógico das escolas, bem como a atualização das normas curriculares pelo Conselhos de Educação.

Referencias

BRANDÃO, Carlos da F. (org.); PASCHOAL, Jaqueline D. Ensino Fundamental de nove anos: teoria e prática na sala de aula. 1a ed. São Paulo: Avercamp, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação - Ensino Fundamental de nove anos: orientações gerais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/noveanorienger.pdf>. Acesso em:29 mar.2014

BRUNO, Marilda, Úrsula. Educação Infantil – Referencial curricular nacional: das possibilidades às necessidades. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B4JXUZGJweSJX0I1ODF2b1F5V28/edit?pli=1>.Acesso em: 04 abr. 2014.

COSTA, Teresinha. O conceito de infância. In: Psicanálise com crianças. Rio de Janeiro Jorge Zahar, 2007. (Adaptado). Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B4JXUZGJweSJS0RVYlE0YjdaUzg/edit?pli=1>.Acesso em:29 mar.2014

BRASIL,Mec. Lei Nº9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm >.Acesso em: 04 abr. 2014.

ONU-1990. A Convenção sobre os Direitos da Criança.Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B4JXUZGJweSJVmJlZ0Npa3BONms/edit?pli=1>.Acesso em:29 mar.2014

KOLON.Walter A Infância da Educação: O Conceito devir-criança. Disponível em: <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0184.html>.

Acesso em:29 mar.2014

A Interdisciplinaridade nos primeiros anos do Ensino Fundamental

Fazer um trabalho criativo nos primeiros anos do Ensino fundamental, com a interação de conteúdos em diferentes áreas, trabalhando com atividades relacionadas ao cotidiano das crianças vem se tornando mais presentes, atualmente com a nova LDB Nº9. 394/96 os currículos da Educação Infantil, Ensino fundamental e Ensino médio precisam ter base nacional comum e devem ser oferecidos obrigatoriamente, as disciplinas da língua portuguesa, matemática, induzem o conhecimento físico e natural da realidade social e política sobretudo no Brasil.

O ensino da arte, elemento obrigatório na grade curricular que devera gerar o desenvolvimento cultural dos alunos, a Educação física agregada á proposta pedagógica da escola, o ensino da História do Brasil, abordara as diferentes culturas e etnias, sobretudo das matrizes indígena, africana e europeia.

A interdisciplinaridade tornou-se cada vez mais presente, aprender, conviver, ser, são objetivos alcançados, o tempo a ser trabalhado deve ser de maneira gradual e continua, pois se trata de um conceito bastante abstrato e complexo para as crianças nos primeiro anos do Ensino fundamental, a coordenação tem papel fundamental, deve ser a mediadora, o diálogo e indispensável para ambas as partes, são possíveis interagir diferentes áreas e levar os alunos a abranger inteiramente os conteúdos de maneira integrada.

Portanto, deve haver bom senso dos professores, nosso currículo abre portas e o caminho a seguir deve ser esquematizado, os conteúdos oferecidos planejados e sistematizados nos primeiros anos do Ensino Fundamental, devem se relacionar com a compreensão do tema estudado. A interdisciplinaridade será eficaz, se conseguir abranger metas educacionais formadas e divididas por todos da unidade escola, uma atitude em procura do conhecimento, em busca do ser, da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e a respeito do bem comum.

Entretanto o trabalho pedagógico deve ser desenvolvido, de forma que possa envolver todas as disciplinas, com uma didática que valorize o trabalho em grupo, assim contribuíra para interação social contribuindo com os princípios éticos. Todavia o professor precisa ser criativo trabalhando com atividades relacionadas ao cotidiano das crianças de forma gradual, pois estão formando a autonomia das crianças.

Plano de Aula Interdisciplinar

Tema: Animais em extinção

Professoras: Adriana, Beatriz, Ivone e Silvia.

Justificativa: O tema foi escolhido mediante a necessidade de conhecer e preservar os animais em extinção, uma forma de aprendizagem fundamental para que a criança possa desenvolver uma compreensão cada vez mais ampla da realidade social e natural.

Carga Horária: 25h/aula

Turma: 1º ano Fundamental

Objetivo Geral:

- Adquirir novos conhecimentos referentes ao tema,animais em extinção.

Objetivo Específico:

-Manifestar opiniões próprias sobre acontecimentos, curiosidades pelo mundo social e natural.

Conteúdos Conceituais:

- Familiarizar com o gênero expositivo (mural).

- Pesquisar as regiões de habitat natural dos animais utilizando mapa.

Conteúdos Procedimentais:

- Ser capaz de fazer textos informativos,planejar ações para recuperação de um ambiente mais saudável, construir gráfico dos animais em extinção.

Conteúdos Atitudinais:

- Formar censo crítico sobre a preservação do meio ambiente e seus animais em extinção,saber trabalhar em grupo e valorizar as diferenças, e respeito à natureza.

Área do Conhecimento/Disciplina: Interdisciplinar (Matemática, História, Geografia, Português, Artes, Ciências e Artes).

Materiais e recursos: Enciclopédias e revistas de informação, tesoura, cola cartolinas, canetinhas, papel, fotos de murais informativos, lousa digital, retroprojetor.

Lingua Portuguêsa:

- Familiarizar-se com o gênero expositivo (mural)

- Produzir textos informativos.

- Reconhecer as características de fichas técnicas.

- Possibilitar o avanço no processo de escrita através da “escrita” de legendas para as fotos e imagens.

Matemática:

- Conhecer diferentes gráficos.

- Construir gráfico dos animais em extinção.

História:

- Conhecer animais de outras épocas, relacionando passado e futuro.

Geografia:

- Pesquisar as regiões de habitat natural dos animais utilizando mapa.

- Comparar as transformações mais visíveis das paisagens e habitat dos animais em extinção.

- Discutir sobre problemas ambientais e as mudanças de comportamento social necessárias para revertê-los.

- Pesquisar sobre a preservação do meio ambiente.

- Planejar ações para recuperação de um ambiente mais saudável.

Ciências:

- Classificar animais em extinção.

- Produzir fichas técnicas para organizar um mural a ser exibido na escola.

Artes:

- Confeccionar mural informativo dos animais em extinção.

- Confeccionar os animais, para mostra na escola.

Educação Física:

- Movimentar-se de forma variada: andando, rastejando, correndo, pulando, etc., através da expressão corporal.

Estratégias/Metodologia:

• 1ª Etapa

Iniciar o tema discutindo as principais causas para o aumento do número de espécies ameaçadas de extinção. Conhecimento prévio dos alunos.

• 2ª Etapa

Iniciar o assunto convidando os alunos a pesquisar informações sobre animais em extinção e a compartilhar o que descobrirem com a turma, em seguida organizar um mural informativo.

• 3ª Etapa

Conhecer animais de outras épocas, relacionando passado e futuro.

• 4ª Etapa

Produção do texto informativo. Pedir para os alunos que tragam de casa livros, fotos e reportagens que julgarem interessantes sobre animais em extinção. Ampliaremos ao material providenciado por eles enciclopédias, livros, revistas e sites que contenham informações sobre o assunto, cuidando para que fichas técnicas apareçam também, pois elas serão uma referência para o trabalho.

• 5ª Etapa

Abrir uma roda de conversa para analisar os textos informativos de que forma estão organizados, quais tipos de informação eles trazem e de que modo os dados são descritos. Em seguida dividir a sala em grupos e distribuir as pesquisas e materiais já coletados, pedir para os alunos procurarem as informações que julguem mais importantes e relevantes.

• 6ª Etapa

Nessa etapa os alunos conhecerão o gênero das fichas técnicas e suas características. Em seguida a turma usará todas as informações coletadas para elaborar as fichas técnicas. Orientar para os alunos ilustrarem todas as fichas. Logo após com auxilio das crianças organizarem o mural.

• 7ª Etapa

Distribuir entre os alunos imagens e fotos para que façam de legendas das tais.

• 8ª Etapa

Apresentar para os alunos diferentes tipos de gráficos, em seguida classificar animais em extinção e montar junto à turma um gráfico desses animais.

• 9ª Etapa

Pesquisar as regiões de habitat natural dos animais utilizando mapa. Discutir sobre problemas ambientais e as mudanças de comportamento social necessárias para revertê-los. Conscientizar sobre a preservação do meio ambiente e planejar ações para recuperação de um ambiente mais saudável.

• 10ª etapa: Criar junto às crianças uma oficina de adivinhas, onde os alunos criarão adivinhas são os animais em extinção também para exposição.

• 11ª Etapa

Para um momento mais divertido e de muitas brincadeiras na aula de Ed. Física os alunos brincarão de mímica onde deverão fazer a mímica de um dos animais que estão em extinção e os demais alunos deverão adivinhar qual animal é esse. Para finaliza a turma deverá movimentar-se de forma variada: andando, rastejando, correndo, pulando, etc., através da expressão corporal.

• 12ª Etapa

Confeccionar os animais para colocar junto ao mural para exposição na escola. Por fim reunir todo material coletado durante as etapas e, com auxilio das crianças, organize o mural para exposição.

Curiosidades para as aulas: UTILIZANDO RECURSOS MULTIMÍDIA

 - Projeto Tamar- Disponível em: http://www.tamar.org.br/interna.php?cod=63

 - O Projeto Golfinho Rotador- Disponível em:www.golfinhorotador.org.br/

 - Projeto Peixe-Boi- Disponível em: ehttp://www.miramarmaragogiresort.com/blog/Peixe- Boi/index.html

 - Associação Mico Leão Dourado- Disponível em: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/mata_atlantica/parceiros/associacao_mico_leao_dourado.cfm

Avaliação:

Durante todas as etapas, atividades e pesquisas. Observar se os alunos: entenderam como executar cada atividade proposta, se foram capazes de resgatar os conhecimentos prévios sobre animais em extinção, se conseguiram sistematizar as informações coletadas na pesquisa e compartilharam as informações expondo claramente suas ideias, se utilizaram adequadamente as ferramentas de trabalho. Observar ainda se foram capazes de ampliar seu vocabulário e demonstrar através da socialização de suas hipóteses e descobertas atitudes responsáveis para preservação do meio ambiente. Esses dados poderão ser observados no decorrer das diferentes situações vivenciadas.

...

Baixar como  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »