TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Pet Glamor Etapa 3

Ensaios: Atps Pet Glamor Etapa 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório – Pet Glamour

Todos os integrantes do pet glamour fazem parte de um grupo formal, eles se agrupam conforme a função executada. Alba, João e Rui são responsáveis pela administração da empresa, juntos eles compõem um grupo de comando determinado pelo organograma da empresa.

Conforme a Tabela de Grupos Formais todos os componentes da empresa fazem parte do grupo de tarefa, este grupo também se classifica como grupo formal determinado pela organização, onde todos se reúnem para executar uma determinada tarefa.

Na empresa existem também os grupos informais composto por aqueles que se unem por afinidades formando um grupo de interesse ou de amizade. Estes grupos não são estruturados formalmente pela organização, são formações naturais dentro do ambiente de trabalho e surgem pela necessidade de um contato social.

Na equipe do banho e tosa Lea e Anita são componentes de um grupo informal, elas se uniram por conta do mal-estar que Éder causa entres eles, por vangloriar muito seu talento e se acha superior as meninas, as duas formam um grupo de interesse que surge a partir da união de um bloco para lutar por seu interesses comuns. As vendedoras Leila e Elaine também fazem parte desse grupo, as duas apresentam muitas ocorrências de atrasos e atestados.

Alba e João formam um grupo de amizade, segundo o texto “definindo e classificando grupos - formação dos grupos”, essas alianças extrapolam o ambiente de trabalho, baseia-se na mesma faixa etária, na mesma herança cultural ou em algumas características comuns. Para Robbins o autor do texto, esse tipo de interação entre os indivíduos ainda que informal afeta profundamente o comportamento e o desenvolvimento de cada um.

Conforme a Tabela de Grupos Formais os principais conflitos detectados entre os integrantes da empresa foram, a queda do faturamento da empresa em 4 % no ultimo ano, a não participação de Alba na administração, a perda do controle da gerencia por parte do Rui, o mal estar entre o pessoal do banho e tosa e as muitas ocorrências de atestados e atrasos apresentados pelas vendedoras.

Com base na Escala de Desenvolvimento da Equipe – EDE, identificamos bem as características de cada integrante. Eder tem um grau de confiança muito elevado, o que prejudica sua relação com as meninas do banho. Alba possui uma comunicação franca e autêntica com seu irmão João já que se reporta diretamente a ele dizendo que não tem administrado a empresa com competência necessária, Alba também possui um baixo grau de apoio recíproco, mesmo sendo uma das sócias não se importa muito com a administração e o gerenciamento da empresa.

Por parte de todos nem sempre os objetivos da equipe são claramente compreendidos, já que não estão usando suas habilidades de maneira adequada. O controle da equipe é imposto, mas nem sempre é cumprido, o que acaba ocasionando uma serie de conflitos e interferindo no ambiente organizacional. Como mostra a tabela a seguir:

Tabela de Grupos Formais

Componentes do grupo

Alba Anita

Eder

Elaine

João

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com