TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Processo Adm

Trabalho Universitário: Atps Processo Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  5.105 Palavras (21 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 21

Definições de planejamento

Segundo Roberto Shinyashiki: o planejamento é a visão além do que se pode enxergar, é aproveitar as oportunidades onde as pessoas não enxergam, antecipando o futuro.

Os atuais administradores devem ter essa percepção, para não ter fracasso em suas ações e nem prejuízos irreparáveis na empresa e fala simplesmente sobre o poder da visão, para o autor é o fator mais importante não só no mundo dos negócios como na vida pessoal, pois com ela vão se abrir novas portas do mercado financeiro com a percepção de enxergar novas oportunidades no futuro e se algo estiver errado conseguir prevenir e sita outras coisas positivas sobre as pessoas que tem este poder, ressaltando que com este poder a pessoa não pode ficar parada no presente e que quem não tem este poder tem que pagar por ele.

Já para o Professor Paulo Santos: Os administradores dessa nova geração devem se mantiver constantemente atualizados, atentos a todas as novas tecnologias, pois sempre haverá pessoas melhores preparadas.

O perfil de administrador também mudou muito, não há mais essa idéia de patrão e empregados, onde um manda e o outro obedece se restringindo apenas a sua função. Hoje em dia os novos executivos se preocupam com a qualidade de vida de seus colaboradores, há uma maior troca de conhecimentos que levam a empresa a obter melhores resultados, com pessoas mais satisfeitas.

3.2 Tipos de Planejamento

Planejamento.

O planejamento é uma ferramenta da administração e como tal seu uso é indispensável para o sucesso da gestão de uma organização. O planejamento determina de uma forma antecipada e demonstra a melhor forma com qual iremos atingir nosso objetivo. Ele representa a primeira função administrativa servindo como base para as demais funções que são: a organização, direção e controle.

Com o planejamento é possível definir onde se pretende chegar, e o que deve ser feito. È uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e com isto permitir mais consistência no desempenho das organizações.

Com o planejamento é possível tomar decisões ou adiá-las. Vivemos o presente, pensando no futuro, e o que pode ser feito para o que foi planeja seja concluído de maneira satisfatória.

Planejamento é a chave para lidarmos com as mudanças de uma maneira positiva e proposital.

O planejamento é elaborado de forma diferente, nos vários níveis da organização.

Planejamento estratégico: é um planejamento que abrange todas as organizações como um sistema aberto. È projetado para longo prazo, envolvendo a empresa como um todo, preocupa-se em atingir os objetivos globais da organização. È definido pela organização ao plano maior a todos os demais planos. São voltados para a eficácia da organização, alcançar objetivos e alcançar resultados.

Planejamento tático: é elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada organização deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico, é projetado para o médio prazo em geral, envolve cada departamento ou unidade da organização. Preocupa-se em atingir os objetivos departamentais, é definido no nível intermediário da organização, voltado para coordenação e integração.

Planejamento operacional: se refere a cada tarefa ou atividade particular. Sua principal característica é: projetar para o curto, médio e longo prazo a rotina diária de trabalho no cotidiano; ter a preocupação de alcançar metas específicas; voltar para a eficácia, na execução das atividades, fazer bem feito e corretamente, o que chamamos de excelência profissional.

Observando outros artigos podemos saber que uma organização bem planejada e com visão no futuro, ela se torna uma organização especial, ou seja, uma organização diferente da maioria.

Um bom empreendedor dentro da organização, tendo uma visão do planejamento da organização consegue antever os problemas antes mesmo que eles aconteçam e assim evita prejuízos futuros.

Um administrador capaz não se acomoda com suas primeiras conquistas, mas está sempre alerta para que, caso haja algum problema ele terá habilidade para evitar o fracasso. Pessoas com visão estão sempre alertas com novas oportunidades, tanto pessoal como profissional. Não conseguem viver o presente sem deixar de pensar no futuro, já planejam metas que podem atingir lá na frente, buscando sempre o novo.

Uma empresa com planejamento faz a diferença no mercado competitivo, pois tudo que é planejado faz com que os erros sejam menores, ou melhor, não aconteçam, e com isto a qualidade, produtividade só tem a aumentar.

Ter visão e bom planejamento faz com que a organização ganhe num todo, vivendo o presente e pensando no futuro e antecipando possíveis problemas que possa acontecer.

O Planejamento é defino por Djalma de Pinho como desenvolvimento de processo, técnicas e atitudes administrativas, onde proporcionam uma situação variável de avaliar implicações futuras de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz.

O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas implicações futuras de decisões presentes (Daucker 1962).

O planejamento não é um ato isolado, portanto deve ser visualizado como um processo composto de ações que visam alcançar os objetivos.

O planejamento provoca modificações em pessoas, tecnologias e sistemas.

Antônio Cesar Amaru definiu planejamento como uma ferramenta em que a organização e as pessoas usam para administrar suas relações com o futuro.

Planejamento é objetivo a ser alcançado, meio para realização de resultados, tomar decisões no presente de forma que estas não venham interferir no futuro.

4. Planejamento e Organização – Etapa 2

4.1. Projeto de extensão universitária

Coleta de sangue na faculdade Anhanguera Jacareí-SP para Repasse ao Hemocentro do Hospital São Francisco de Assis

Campanha para doação de sangue

O sangue é um elemento indispensável à vida. Sem o nosso sangue, seríamos incapazes de oxigenar e nutrir nosso corpo, e morreríamos. Não há nada que substitua nosso tecido líquido, e sua atitude generosa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com