TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROCESSOS ADM

Pesquisas Acadêmicas: ATPS PROCESSOS ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  5.598 Palavras (23 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 23

INTRODUÇÃO

O Planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados.

Neste trabalho vamos difundir um pouco dos níveis e tipos de planejamento. Observando os níveis hierárquicos, distinguem-se três tipos de planejamento: planejamento estratégico, tático e operacional, que veremos a seguir.

Planejamento Estratégico

O Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada, com os objetivos sempre voltados para longo prazo e sempre envolvem o todo organizacional.

O plano estratégico será consubstanciado, num instrumento esclarecedor quanto:

- à missão: para que servimos, qual é nossa razão de ser;

- à visão: onde queremos chegar como instituição;

- aos valores: quais são nossas premissas quanto às atitudes para alcançar nossa visão;

- à estratégia: como faremos para alcançar nossa visão;

- aos desdobramentos da estratégia: as grandes ações que precisamos conduzir e que comporão a estratégia, isto é, os objetivos estratégicos.

A estratégia deverá desdobrar-se também indicando as competências organizacionais, ou seja, quais são as capacidades que possuímos coletivamente, ou que precisaremos desenvolver, para podermos alcançar nossa visão.

Planejamento Tático

O planejamento tático tem por objetivo aperfeiçoar determinada área e não a organização como um todo, isto é, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico. É desenvolvido em níveis organizacionais inferiores, realizado no nível gerencial ou departamental, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientadoras para o processo decisório organizacional.

Características Principais:

* Processo permanente e contínuo;

* Aproxima o estratégico do operacional;

* Aproxima os aspectos incertos da realidade;

* É executado pelos níveis intermediários da organização;

* Pode ser considerada uma forma de alocação de recursos;

* Tem alcance mais limitado do que o planejamento estratégico, ou seja, é de médio prazo;

* Produz planos mais bem direcionados às atividades organizacionais.

Questões Essenciais:

* O quê fazer?

* Dá para fazer?

* Vale a pena fazer?

* Quem faz?

* Como fazer bem?

* Funciona?

* Quando fazer?

Planejamento Operacional

O Planejamento Operacional pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Portanto, nesta situação, tem-se basicamente, os planos de ação ou planos operacionais. Os planejamentos operacionais correspondem a um conjunto de partes homogêneas do Planejamento Tático. Eles vão entrar mais a fundo em cada ação, especificando o que deve ser feito para que cada etapa da ação se cumpra. Ou seja, cuida da logística do Planejamento.

Preocupa-se com os métodos operacionais e alocação de recursos:

* Detalhamento das etapas do projeto;

* Métodos, processos e sistemas aplicados;

* Pessoas: responsabilidade, função,

atividades/tarefas;

* Equipamentos necessários;

* Prazos e cronograma.

* Planos que especificam os detalhes de como devem ser alcançados os objetivos organizacionais globais;

* Detalhado e analítico;

* Curto prazo;

* Microorientado;

Como fazer:

* Procedimento (método);

* Orçamento (recursos);

* Programação (tempo);

* Regulamento (comportamento).

CONCLUSÃO

O plano estratégico nada mais é do que uma consolidação de ideias, que por si só não produzem resultado algum. Ao contrário, é na implementação dessas idéias que a organização vai obter o melhor da estratégia.

É necessário observar também que a estratégia precisa ser constantemente reavaliada e reformulada, pois o processo todo – formulação e implementação – não é construído apenas apoiado em questões concretas, mas é produto de mecanismos altamente complexos. Isso sem falar nas mudanças bruscas nos contextos dentro e fora da organização, imprevisíveis, muitas vezes.

Dessa forma, o maior desafio da gestão estratégica está relacionado à sua efetividade prática no alcance dos objetivos organizacionais, isto é, na sua capacidade de movimentar a organização e alinhá-la no sentido da prescrição proposta pelo plano estratégico, com a adaptabilidade que esse processo exige. Como toda função de gestão, isso pressupõe uma dinâmica permanente de planejamento, execução, monitoramento, avaliação, ajustes e reajustes.

CONSIDERAÇÕES

Ambos os textos tratam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com