TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Processos Administrativo

Exames: Atps Processos Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  2.413 Palavras (10 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Temos como objetivo de trabalho, sistematizar o processo administrativo, através de relatórios, de acordo com os planejamentos estabelecidos para melhor funcionalização empresarial. Sabe-se que com maior organização, direção e consistência no desempenho das funções, obterem-se menos esforço e menor custo operacional.

Essas metas são necessárias para que se alcance uma administração com eficácia e eficiência.

Planejamento

O planejamento representa a primeira função administrativa, pois serve de base para as demais funções como organização, direção e controle. É ele que determina antecipadamente quais são os objetivos as serem atingidos e como se deve fazer para alcança-los. É um modelo teórico para uma ação futura.

O planejamento lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos da empresa e estabelecimento de planos necessários para atingi-los com eficácia e eficiência, e ainda, significa definir os objetivos e escolher com antecedência o melhor curso de ação para alcança-los, com menos esforço e menor custo operacional. O planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações. É importante que o administrador pondere continuamente os custos e benefícios associados aos diferentes graus de planejamento enquanto lidando com as mudanças ou criando as mudanças.

Todo negocio e toda organização deve ser capaz de efetuar mudanças a fim de sobreviver se o administrador muda adequadamente, ele poderá também progredir e crescer.

Tipos de planejamento:

1- Planejamento estratégico:

É o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. Suas principais características:

• Projetado para longo prazo;

• Envolve a empresa como uma totalidade;

• É definido pela cúpula da organização;

• É voltado para a eficácia da organização;

2- Planejamento tático:

É o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Suas principais características são:

• É projetado para médio prazo (exercício anual/12meses)

• Envolve cada departamento ou unidade da organização, preocupando-se em atingir os objetivos departamentais.

• É definido no nível intermediário da organização para cada departamento ou unidade da empresa.

• É voltado para a coordenação e integração: diz respeito às atividades internas da organização.

3- Planejamento operacional:

Refere a cada tarefa ou atividade em particular: suas principais características são:

• Projetada para curto prazo (rotina diária, semanal ou mensal);

• Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente (alcance de metas especificas);

• É voltado para a eficiência na execução das tarefas ou atividades (excelência profissional);

Quadro demonstrativo: níveis de planejamentos em termos de divisão do trabalho empresarial

Nível Empresarial Nível de Planejamento Abrangência Extensão Grau de Incerteza

Institucional Estratégico A empresa como uma totalidade Longo prazo Elevado em face das coações e contingências que não pode prever

Intermediário Tático Uma área específica da empresa (departamento ou divisão) Médio prazo Limitação das variáveis envolvidas para reduzir a incerteza e permitir a programação

Operacional Operacional Uma tarefa ou operação específica Curto prazo Reduzido, graças à programação e à racionalização de todas as atividades.

1.1- Pesquisa comparativa:

O planejamento no nível institucional recebe o nome de planejamento estratégico da empresa e apresenta três características principais: é projetada no longo prazo, está voltado para as relações entre empresas e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como uma totalidade. Envolve seis etapas principais:

• A determinação dos objetivos empresarias;

• A analise ambiental;

• A geração, avaliação e a seleção de alternativas estratégicas;

• A implementação da estratégia escolhida por meio de planos táticos operacionais;

• O acompanhamento e a avaliação dos resultados alcançados;

O planejamento no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático e representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações.

O planejamento tático aborda uma área especifica no médio prazo e procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza promovida do ambiente externo por meio do planejamento estratégico e permitir a programação necessária no nível operacional. Nesse sentido apresenta características típicas, por ser um processo permanente e contínuo, está voltado para o futuro, preocupa-se com a racionalidade do processo decisório, visa selecionar, entre varias alternativas disponíveis, um determinado curso de ação, é sistêmico e interativo, é uma técnica cíclica e de alocação de recursos, interage dinamicamente com as demais funções administrativas do processo administrativo e é uma técnica de coordenação bem como de mudança e inovação. Produz o resultado imediato, que é plano.

O Planejamento Operacional envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado. É montado na base de processos programáveis e com técnicas computacionais. Preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer, e está voltado para otimização e a maximização de resultados. Tem caráter imediatista,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com