TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Processos Administrativos

Exames: Atps Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  3.704 Palavras (15 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO:

Conforme a aula-tema desse desafio, conheceremos a importância do desenvolvimento de competências e habilidades que fazem a diferença entre os gestores para a administração correta nas empresas, tais atividades aperfeiçoam o entendimento da hierarquia junto aos colaboradores, reconhecendo e definindo problemas com soluções práticas abordadas com complexidade dos fatos, expressando de modo criativo o processo na tomada de decisão.

Com esses princípios o desenvolvimento do raciocínio lógico, da iniciativa, criatividade e controle administrativo, traz uma evolução desses conceitos, onde o desenvolver da capacidade para gestão e administração deixa claro a necessidade de forma mais precisa para uma melhor compreensão e elaboração na prática dessa difícil tarefa de administrar empresas.

ETAPA 1

Aula-tema: Planejamento da ação empresarial.

Não só nos dias atuais, mas no decorrer da história, a concorrência entre empresas tem estado cada vez mais acirrada e o grande detalhe para que possa se sair bem nesta batalha é alcançar o objetivo em que a empresa se destaque, e isso é uma ferramenta importante que deve ser utilizada no mundo organizacional. Nessa etapa são questionados alguns pontos como: habilidades dos gestores, o conceito de empresa, entre outros e, portanto descreveremos nosso entendimento sobre os assuntos.

Quais as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?

O gestor dentro de uma organização é uma ferramenta muito importante, este deve utilizar habilidades que são essenciais para o bom andamento da empresa, uma organização não existe sem pessoas e o gestor deve saber lidar com elas, o gestor deve sempre manter a equipe motivada, traçar metas e estratégias para que possa existir um equilíbrio entre o melhor aproveitamento nas funcionalidades dos colaboradores e satisfação para um melhor desempenho, o bom gestor tem que ter capacidade de lidar com problemas: no cotidiano de uma empresa, os gestores são constantemente colocados sob muita pressão, mas saber lidar com isso e ter habilidade de resiliência é um destaque para um bom gestor.

Para se obter sucesso uma outra habilidade que o gestor deve ter é a polivalência: um gestor que saiba comandar várias áreas da empresa e que inclusive tenha trabalhado em vários departamentos, acaba tendo uma visão sistêmica das situações.

Adaptabilidade: um bom líder deve ser capaz de se adaptar a qualquer tipo de empresa e a qualquer modelo gerencial, haja vista que cada empresa possui uma forma de organização e sendo assim o líder deve estar apto a cada uma delas.

Saber ponderar as coisas é mais uma habilidade, o gestor por muitas vezes deve tomar decisões, seja com o seu pessoal ou qualquer outro tipo de decisão que envolva a empresa e diante disso saber ponderar as coisas é uma habilidade importante com intuito de que não se tome a decisão errada, da qual possa vir a prejudicar a organização como um todo.

Interação: o gestor deve estar sempre interagindo com a equipe, motivando os colaboradores, dando-lhes feedback, mantendo-os envolvidos, informados a respeito de mudanças na organização, conhecer seus colaboradores sabendo identificar as habilidades dos mesmos e para isso o gestor deve estar envolvido por completo.

Muito se fala em empresa, mas qual o conceito de Empresa, de gestor e empresário?

Uma empresa é uma unidade econômico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. As empresas são classificadas de acordo com sua atividade econômica que são: o setor primário: onde se obtém seus recursos através da natureza, o setor secundário: onde os recursos são obtidos através da transformação da matéria prima, e o setor terciário: que são as empresas que prestam serviço.

O gestor é a pessoa que gerencia a organização, responsável por tomadas de decisões, estratégias; é responsável por planejar, controlar e dirigir a organização.

Já o empresário; é aquele que exerce uma atividade econômica, ou seja, ele possui uma empresa, o empresário pode ter uma empresa individualmente ou ter sócios, também a casos de Sociedade Anônima(S.A.) onde esse divide sua empresa com outros acionistas através de cotas. As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. A empresa é um sistema em que há recursos introduzidos, que são processados, e há a saída de produtos ou serviços.

Por que as empresas são consideradas sistemas abertos?

Uma empresa é considerada um sistema aberto em razão de sua interação com a sociedade e o ambiente onde ela atua; essa interação com a sociedade provoca influência nas pessoas, aumento nos padrões de vida e o desenvolvimento da sociedade, existem os sistemas e subsistemas onde um tem relação e afeta o outro.

O que é missão, visão e valores organizacionais?

A missão de uma empresa é o seu propósito principal, como exemplo da cafeteria, sua missão é oferecer aos seus clientes além de um café de ótima qualidade, um atendimento e produtos especiais, existir para atrair, satisfazer e manter clientes, fazendo do nosso ambiente de trabalho um lugar agradável de modo que clientes e funcionários sintam conforto e acolhimento ao serem recebidos. Vale salientar que a missão faz parte do planejamento estratégico da empresa.

A visão da empresa é onde a mesma quer chegar, o objetivo, o futuro da empresa em si. Alguns dizem que “a visão da empresa é a imagem projetada no futuro do espaço de mercado a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso". Para exemplificar a visão da empresa, pensando na cafeteria seria: estar entre as melhores cafeterias da cidade, estado e futuramente do país.

Os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades de todos aqueles a sua volta, no caso da cafeteria um exemplo é: manter a higiene do ambiente, atender com cordialidade e respeito aos nossos clientes e fornecedores.

De acordo com os conceitos levantados e trazidos para a realidade empresarial que estamos inseridos, resultamos o debate no seguinte:

O grupo compreende que a parte fundamental para uma empresa obter o sucesso é uma boa gestão, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com