TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Projeto Multidisciplinar

Monografias: Atps Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

ELDA LUZIA DE CARVALHO RA: 6980458580

ELISABETE M. DE A. DANTAS RA: 6950463462

PATRICIA CRISTINA DE CAMPOS RA: 6998504625

THABATA C. SILVÉRIO FREIRES RA: 6944336288

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar I”, sob orientação do professor-tutor à distância Ma. Glauce Soares Casimiro.

SUMARÉ

2014

TRABALHANDO COM PROJETOS E A TRANSDISCIPLINARIDADE

Através da realização de Projetos como ferramenta de ensino, obtem-se uma prática pedagógica que assim como a Transdisciplinaridade, considera todas as dimensões do aluno, de maneira mais completa, que consiste em aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser.

Tais processos são capazes de estabelecer relações entre o saber, seu significado e sua aplicabilidade na vida diária do aluno, como também em suas capacidades interiores, levando o mesmo a uma ampliação da visão de mundo.

O aluno então se torna apto a reconhecer vários níveis de realidade e consegue buscar pontos em comum entre eles.

Portanto, trabalhar com Projetos estimula não apenas o conhecimento do aluno, mas o torna capaz de articular elementos das informações obtidas em sua busca, com a realidade que o cerca, tornando-se crítico e reflexivo.

Fernando Hernández (1998) vem discutindo o tema e define os projetos não como uma metodologia, mas uma concepção de ensino, uma maneira diferente de suscitar a compreensão dos alunos sobre os conhecimentos que circulam dentro e fora da escola e ajudá-los a construir sua própria identidade.

Segundo Zaballa (1998), será necessário oportunizar situações em que os alunos participem cada vez mais intensamente na resolução das atividades e no processo de elaboração pessoal, em vez de se limitar a copiar e produzir automaticamente as instruções ou explicações dos professores. Por isso hoje o aluno é convidado a buscar, descobrir, analisar, vivenciar o próprio processo de construção do conhecimento.

ETAPAS DE UM PROJETO

O trabalho pedagógico por meio de Projetos pode ser dividido em 4 etapas:

1ª Problematização

É o início do projeto. Os alunos poderão expressar suas ideias e conhecimentos sobre um problema ou duvida que surgisse. Tal expressão poderá ser espontânea, de algo dentro ou fora da escola ou ser incentivada pelo próprio professor. É indispensável que o professor procure descobrir que os alunos já sabem o que querem saber e como poderão adquirir o saber.

2ª Desenvolvimento

São nesta etapa que serão criados e definidos pelo professor e alunos as estratégias de busca por respostas às questões e hipóteses. É necessário também sair do espaço escolar para ampliar as fontes de pesquisa e busca por respostas, bem como a oportunidade de se defrontar com conflitos de idéias, reflexão e reelaboração de respostas.

3ª Aplicação

Através da circulação das ideias e a atuação dentro e fora da escola, o aluno é levado a ser o sujeito ativo na construção do conhecimento e aprendizagem.

4ª Avaliação

Numa concepção dinâmica e participativa, a avaliação tem para o professor, uma representação diagnóstica, investigativa e processual que permite a este ajudar seus alunos a avançarem na construção do conhecimento, verificar se o processo está de acordo com os objetivos e para o aluno esta é indispensável ao desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender por meio do reconhecimento de suas possibilidades e limites.

O registro de tudo que é descoberto pelos alunos é essencial no trabalho com projetos e deve ser realizado durante todo o processo.

O trabalho com projetos, contudo, permite repensar o significado de aprender e ensinar.

MATRIZ CURRICULAR – EDUCAÇÃO INFANTIL

Os conteúdos analisados na Matriz Curricular para a Educação Infantil, da E.M. Jardim Lúcia, no Bairro do Matão, na cidade de Sumaré, abordam vários temas e apontam conteúdos a serem estudados, considerados importantes, porém o que se percebe é a falta de articulação entre estes conteúdos e a vida diária dos alunos, o que não amplia a visão de mundo dos mesmos. Surge, então, a necessidade de se trabalhar com Projetos na Educação Infantil, como forma de não apenas levar os alunos a buscarem conhecimento, mas principalmente, para serem estes os próprios autores de seu desenvolvimento de aprendizagem, tornando-se cidadãos críticos, reflexivos, e preparados para a vida em comunidade.

TEMA DO PROJETO: O tema escolhido para este Projeto que será destinado à Educação Infantil é: DENGUE. Após verificação de um grande número da doença no bairro e cidade em que está situada a escola E.M. Jardim Lúcia, ficou comprovado à necessidade de conscientização dos alunos e todo grupo escolar como também a comunidade. Consideramos a informação a melhor medida de prevenção e combate da dengue, pois a falta de consciência das pessoas agrava cada vez mais problema.

SOBRE A DENGUE: A palavra dengue tem origem espanhola e quer dizer “melindre”, “manhã”. O nome faz referência ao estado de moleza e prostração em que fica a pessoa contaminada pelo arbovírus (vírus oriundo dos artrópodos). O mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, foi introduzido na América do Sul através de barcos (navios negreiros) provenientes da África, no período colonial, junto com os escravos. A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem 4 tipos diferentes de vírus da dengue:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com