TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Projeto Multidisciplinar

Trabalho Universitário: Atps Projeto Multidisciplinar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 5

DESAFIO

É por intermédio do brinquedo que a criança ingressa no mundo da imaginação e no mundo das regras. O brinquedo e o ato de brincar permitem que a criança descubra o mundo mágico infantil, ao vivenciar, descobrir e perceber os seus limites e suas possibilidades. O desenvolvimento da criança também acontece por meio do lúdico; ela precisa brincar para crescer, e os brinquedos representando desafios para a criança, devem ser adequados aos seus interesses e faixa etária.

Ao brincar, a criança aprende, pois as atividades despertam a curiosidade e o prazer em construir conhecimentos, ao interagir com o meio físico e social. A brinquedoteca, por sua vez, pode constituir-se num espaço onde as brincadeiras livres e dirigidas acontecem, favorecendo a interação da criança com diferentes tipos de materiais e objetos estimuladores da imaginação e da vazão do elemento lúdico que é inerente a condição humana

Dessa forma, esta ATPS propõe que a equipe construa uma como elaborar uma apresentação em Power Point, que demonstre a importância da ludicidade e dos espaços lúdicos na prática pedagógica. O Relatório Final consiste na apresentação das atividades desenvolvidas.

Objetivo do Desafio

Elaborar uma apresentação em Power Point que demonstre a importância da brinquedoteca na prática pedagógica.

ETAPA 1

Esta atividade é importante para que você compreenda e investigue a história das atividades lúdicas e suas implicações, bem como verifique as contribuições de Froebel à educação e aplicações práticas referentes aos Jardins de Infância, dos quais é considerado o iniciador.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

Investigar, em diversas fontes (livros, revistas, jornais, sites), a presença e as contribuições de Froebel na construção histórica das atividades lúdicas, bem como suas aplicações educativas. Site sugerido : < http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/friedrich-froebel-307910.shtml>. Acesso em 20 jul. 2013.

Passo 2 (Equipe)

Produzir o primeiro relatório parcial, em até 2 slides, contendo os pontos que a equipe considerou relevantes nas concepções de Froebel sobre a infância e a educação.

Pedagogia - 4ª Série – Projeto Multidisciplinar II

Ana Célia Oliveira Frediana Vezzaro de Medeiros

Pág. 4 de 7

Passo 3 (Equipe)

A equipe deve pesquisar e selecionar ao menos duas atividades lúdicas ou dinâmicas de grupo que atendam a cada uma das seguintes faixas etárias: Educação Infantil (0 a 5 anos) e Ensino Fundamental (6 a 10 anos), que possam ser praticadas por duas ou mais crianças.

Passo 4 (Equipe)

Após a seleção das atividades lúdicas adequadas a cada uma das faixas etárias específicas, a equipe deve encontrar crianças que possam desenvolver as atividades escolhidas. É necessário que os pais ou responsáveis pelas crianças sejam coniventes com a participação delas na atividade. A equipe fará o registro das brincadeiras através de imagens e elaborará o segundo relatório parcial, em até 4 slides, apresentando um breve comentário sobre a dinâmica das atividades lúdicas registradas.

Sugestão: as imagens devem ser registradas em baixa resolução, pois existe um limite máximo para o tamanho do arquivo a ser enviado no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

ETAPA 2

Esta atividade é importante para que você compreenda a utilização do espaço da brinquedoteca como recurso de aprendizagem.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Figura 1 - Brinquedoteca

Fonte: Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/gestao/brinquedoteca-espaço-brincar-428273>. Acesso em: 28 maio 2013.

Pedagogia - 4ª Série – Projeto Multidisciplinar II

Ana Célia Oliveira Frediana Vezzaro de Medeiros

Pág. 5 de 7

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Investigar, em diversas fontes (livros, revistas, jornais, sites), a importância da brinquedoteca como um recurso para o desenvolvimento da aprendizagem da criança.

Passo 2 (Equipe)

Identificar e anotar quais os principais aspectos que devem contemplar o espaço da brinquedoteca.

Sites sugeridos para pesquisa

• Revista Escola. Editora Abril. URL:<http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/gestao/brinquedoteca-espaco-brincar-428273.shtml>. Acesso em: 05 jul.. 2012.

• URL:<http://www.asaber.com.br/fotos-de-brinquedoteca/>. Acesso em: 05 jul. 2012.

• URL:<http://brinquegogas.zip.net>. Acesso em: 05 jul. 2012.

Passo 3 (Equipe)

Identificar possibilidades de trabalho na brinquedoteca, de acordo com as pesquisas realizadas. Visitar a brinquedoteca do seu polo, registrar com imagens o espaço físico, os brinquedos e toda a infraestrutura oferecida para o desenvolvimento de atividades lúdico-educativas.

Passo 4 (Individual / Equipe)

A partir das pesquisas realizadas nos passos 1 e 2 a equipe deve elaborar uma apresentação em até 8 slides que apresente os registros descritivo de imagens obtidos no passo 3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com