TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Projeto Multidisciplinar

Artigos Científicos: Atps Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  2.289 Palavras (10 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

Dhébora Helena Lima da Silva – RA 7988732038

Flávia Mello de Carvalho - RA 6954465659

Telma Barbosa da Silva – RA 7982697663

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar I”, sob orientação do professor-tutor a distância Maria Glauce Soares Casimiro

NITERÓI

2014

SUMÁRIO

Introdução.......................................................................................................01

Tópicos essenciais do projeto de pesquisa....................................................02

A relação do projeto com a transdiciplinaridade.......................................03

Componentes da matriz curricular ....................................................03 e 04

Elaboração de um Projeto Transdisciplinar.................................04, 05 e 06

O sucesso de um Projeto Transdisciplinar ................................................07

Aplicabilidade dos projetos .........................................................................07

Considerações Finais.....................................................................................08

Referências Bibliográficas............................................................................09

INTRODUÇÃO

Como educadores, buscamos introduzir nas escolas uma aprendizagem interessante, dinâmica e viável para nossos alunos. Lembrando que a função da escola não é somente de transmitir conteúdos, mas também facilitar a construção da subjetividade para os alunos que se apóiam nela, de maneira que tenham estratégias e recursos pra a interpretar o mundo globalizado no qual vivem. Além do interesse pelo currículo integrado na escola e pelo ensino para a compreensão.

Sabemos que existem as matrizes curriculares com conteúdos adequados a cada série, que em algumas vezes dificultam o trabalho do professor quanto a elaboração de uma temática por surgir a proposta de um projeto.

A proposta de trabalhar com projetos, além de conectar-se com uma tradição educativa que trata de vincular o que se aprende na escola com as preocupações dos alunos, as questões controversas e os problemas fora da escola é de fazer com que os alunos chegassem a ser protagonistas da aprendizagem e não o poder do professor regulador. A realização de projetos possui características incentivadoras como a valorização do trabalho em grupo, desenvolvimento de vínculos de solidariedade, aprendizado constante tornando- o dinâmico.

TÓPICOS ESSENCIAIS DO PROJETO DE PESQUISA

Tema do projeto = Que assunto abordar? Até que ponto ele vai despertar e manter a atenção dos alunos, o quanto vai contribuir para ampliar o conhecimento deles, quais as vantagens e desvantagens de escolher esse tema.

Série a que se destina o projeto escolhido = Educação infantil, educação fundamental ou outro.

Cronograma = É uma ferramenta com o objetivo de contemplar o tempo e dias em que as atividades serão realizadas.

Justificativa = Refletir sobre a contribuição do projeto para modificar os hábitos de trabalho e as formas de aprendizagem na escola, de modo a dar ênfase ao desenvolvimento de competências e habilidades, revendo a proposta pedagógica e buscar formas de aperfeiçoá-la

Objetivos Gerais = Refletir o que pretendemos alcançar com esse projeto? O que o projeto deve mudar na escola em termos de formas de trabalho, modalidades de aprendizagem? Quais competências serão desenvolvidas pelos alunos com a participação nas várias fases do projeto? Que impacto o projeto terá sobre o ambiente externo á escola?

Objetivos específicos = São objetivos mais precisos e detalhados. Consistem no desdobramento e na operacionalização dos objetivos gerais.

Conteúdos = A principal proposta dos educadores é reorganizar o currículo por projetos. O professor deve deixar o papel de transmissor de conteúdos para se transformar em um pesquisador e o aluno por sua vez passa a ser sujeito do processo ensino aprendizagem.

Metodologia = Colaborativa, integrativa, multidisciplinar, abrangente, envolvendo os alunos, professores, pais dos alunos e até mesmo membros da comunidade externa.

Estratégias = Conversar com os alunos e falar sobre o projeto, expondo os planos com ânimo, jogos dinâmicos, pinturas, desenhos, histórias. Planejar as atividades de forma a permitir que os alunos escolham.

Recursos = Materiais necessários para desenvolver a atividade proposta. Atividades = Especificar as atividades que serão realizadas, esclarecer os métodos, introduzir dentro do ano letivo e da matriz curricular, descrever o local onde será realizada.

Avaliação = Reuniões de acompanhamento, relatórios individuais dos alunos ou outros meios.

A RELAÇÃO DO PROJETO COM A TRANSDICIPLINARIDADE

A transdisciplilinaridade representa um nível de integração disciplinar, ela ultrapassa a colaboração das disciplinas entre si. Trata-se de uma proposta relativamente recente no campo epistemológico. Fernando Hernández

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com