TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Sociologia

Artigo: Atps Sociologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

Análise do filme ‘’ A classe operária vai ao paraíso’’

Desde os tempos mais remotos da sociedade o homem criou relações humanas nos quais o modo de vida estabelecia regras de ‘’sobrevivência’’. Sabemos que não a muitos anos a mulher , por exemplo, era vista como submissa e tinha como função cuidar da família, da casa, da educação dos filhos, não trabalhava em fim não tinha liberdade. Porém a sociedade evolui e as necessidades mudam,e nósquerendo ou não, somo obrigados a nos adaptar para avançarmos junto com as mudanças.

Sem que percebamos o capitalismo, que resumindo é a forma mais antiga de dominação do rico contra o pobre , porém no século XX obteve eficiência de modo a conferir uma mudança no meio social extraordinária, este ultimo também é o único responsável pelas mudanças que acontecem ainda no século XXl . Antes havia a exploração da burguesia sobre o proletariado através da mais valia, trabalhava-se muito se ganhava menos ainda e juntamente com isso condições insalubre no trabalho, cargas de trabalho de 12 horas diárias, doenças geradas por esse esforço e pela falta de saneamento básico que haviam nas cidades, pois essa exploração começou na época da Revolução Industrial na qual houve o êxodo rural desestabilizando muitas cidades pela quantidade gigantesca de indivíduos vindo tentar a vida nos grande centros urbanos.

Sendo assim as pessoas começaram a se adaptar nesse modo de vida, no campo viviam de uma forma, sobreviviam com o que podiam, se alimentavam do que plantavam e o pouco dinheiro vinham dos trabalhos artesão, porém toda mudança exige um adaptação. Ao chegarem nas cidades a realidade era bem diferente, o ambiente mudou, o capitalismo mudou os hábitos das pessoas mudou a forma de vida, ela moldou os sujeitos de acordo com o interesse dela , cada um com o tempo internalizou os costumes de uma sociedade consumista, desumana , no qual de um lado fica uma minoria que domina todo o mercado, donos de grandes fábricas e industrias , que são o que chamamos de meios de produção, do outro lado os explorados que buscam vender sua mão de obra baratíssima que enriquece a cada dia mais os burgueses que colocam o preço que quiserem nos produtos e nós , meros mortais compramos o que nos mesmos produzimos ,porque essa nova sociedade que surgiu prega que devemos consumir para nos ‘’satisfazer e sermos felizes’’ .

E não foi diferente na década de 70, e vemos isso no filme ‘’ A classe operária vai ao paraíso’’. No qual é retratado o quanto a classe operaria é explorada para que produzam cada vez mais e que os patrões recebam lucros cada vez mais elevados, enquanto que como no filme mesmo é citado, os menores não recebem nada além do mísero salário, por terem produzido mais. Porém a sociedade se acostumou com essa rotina pesada e com essa desigualdade, se acostumou a ser engolido pela máquina ‘’O homem cada vez mais se torna um apêndice da máquina, não é mais a ferramenta que é construída para adaptar-se a mão do homem, é o homem que tem de adaptar-se à máquina’’.E isso aconteceu sem que sociedade percebesse.

Trabalhavam horas a fio para que no fim das contas comprasse mercadorias que inúteis, como mostrado na cena em que o ator principal acordou para a realidade do mundo que em estava vivendo , analisou as mercadorias inúteis que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com