TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Sociologia

Ensaios: Atps Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  5.110 Palavras (21 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SERVIÇO SOCIAL – 2º SEMESTRE

TUTORA À DISTÂNCIA:

TUTORA PRESENCIAL: GISLEINE

SOCIOLOGIA

(Atividades de Praticas Integradas – ATPS)

Antonia Janicy Araujo Sousa – RA 7985731177

Rita Maria dos Santos – RA 8171744862

Claudiane dos Santos Mello – RA 8111709042

Jenefa Rita Silveira – RA 830876868

Ana Paula Silveira – RA 759864700

Acaraú, 26 de novembro de 2013.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS.

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DE VIRGÍNIA.

Os principais pontos observados pelo grupo nos dois documentos lidos foi que na declaração do bom povo de Virgínia foram proclamados direitos de liberdade e também direitos de participação política, afirmando-se a necessidade de que a todos fosse resguardada oportunidade para participarem das decisões de interesses comunitários, ainda quando devessem ser tomadas por delegados. Nessa perspectiva afirmando, por exemplo, já no item 01 da declaração.

-Que todos os homens são por natureza, igualmente livres e independentes e tem certos direitos inatos, dos quais quando entram em estado de sociedade, não podem por qualquer acordo privar ou despojar seus pósteros e que são:

-O gozo da vida e da liberdade com o meio de adquirir e de possuir a propriedade e de buscar e obter felicidade e segurança. Situação clara de reconhecimento do direito de liberdade afirmando inato a cada individua. Além disso, pela intromissão severa na liberdade de ir e vir, representada pela condenação criminal com imposição de pena privada de liberdade, ou pela intromissão até mesmo a própria vida, quando se admitisse a pena capital, direitos que deveriam ser resguardados eram objetos de solene declaração também no terreno da execução penal.

No item VIII da declaração proclamaram seus relatores que todo acusado do cometimento de um crime tinha os seguintes direitos:

-Conhecimento da causa e da natureza da acusação;

-Acareação com seus acusadores e testemunhas;

-Indicação de provas que pretendiam produzir em seu favor;

-Julgamento rápido;

-Julgamento por júri imparcial composto por doze homens de sua comunidade;

-Condenação unicamente se ela fosse proclamada pela unanimidade dos doze jurados;

-Direito de não auto acusar, direito de não testemunhar contra si próprio;

-Direito de não ser privado de sua liberdade salvo por mandato legal do país.

Em tempos recentes a afirmativa da existência de direitos fundamentais, inerentes à pessoa, passou do âmbito interno dos estados para o âmbito internacional. No ponto, é de referir-se particularmente a declaração universal dos direitos do homem, aprovada pela assembleia geral das nações unidas em 10 de dezembro de 1948, por meio da resolução n. 217 A III.

Nesta declaração, afirmaram-se, entre outros, na linha dos direitos de liberdade da primeira geração, incluídos os direitos relacionados a acusações relativas ao cometimento de crimes os seguintes:

-O direito a vida, a liberdade e a segurança pessoal.

-O direito de não ser escravizado.

-O direito de ser reconhecida, em todos os lugares como pessoa perante a lei.

-A igualdade de todos perante a lei, sem qualquer distinção, e o direito a igual proteção legal.

-Direito a propriedade.

-O direito a repouso e lazer.

Com relação aos direitos sociais, ou de segunda geração encontra-se na declaração a afirmativa de que a todo ser humano deve ser assegurado:

-Direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e serviços sociais indispensáveis e direito a segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice e outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstancia fora do seu controle.

-Direito a instrução que deve ser gratuito, pelo menos graus elementares e fundamentais, devendo a instrução elementar ser obrigatória, além de ser toda a instrução orientada no sentido pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do homem e pela liberdade fundamental promovendo também a compreensão, tolerância e a amizade entre todas as nações raciais ou religiosas.

Características e Diferenças das Declarações:

Assim podemos fazer uma breve comparação e verificar suas diferenças entre essas duas declarações por um lado a Declaração da Virginia foi uma luta pela independência dos Estados Unidos da America onde procede a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América e tendo sua inspiração iluminista,

Já na Declaração Universal dos Direitos Humanos podemos verificar que essa declaração e uma luta por garantias dos direitos humanos independente do lugar ou momento, pois pertence à natureza humana universalmente.

Enfim são duas declarações que tem em seu contexto o mesmo objetivo de independência, porém com sentidos diferentes referentes a quem se garantem esses direitos para assim estabelecer meios de igualdades sociais.

SOLIDARIEDADE SOCIAL PRESENTE NA OBRA DE ÉMILE

DURKHEIM

A solidariedade social presente na obra de Emile Durkheim se das idéias do pensamento coletivo e individual, a solidariedade social para Durkheim se da pelo pensamento coletivo, pois esse pensamento e responsável pela ligação entre as pessoas. Mais cada pessoa com seu tamanho de solidariedade entre as pessoas. Nas sociedades de organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com