TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Sociologia

Exames: Atps Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

A importância do Serviço Social

Nesta exposição nos propormos abordar de forma sintética os avanços e desafios inerentes ao serviço social, considerando como instrumentalidade como auxílio às singularidades da intervenção profissional cotidiana reconhecendo suas dimensões, bem como a diferença entre instrumento do trabalho utilizado pelo assistente social no exercício da prática e instrumentalidade destaca-se possibilidade de mudanças como desafio fundamental inerente à categoria e ainda possível transformação do real por meio da instrumentalidade.

Não obstante enfatizamos a atuação do assistente social a contemporaneidade pautada em seu código de ética e projeto ético político, a partir do movimento de reconceituação superando a visão unilateral que havia sobre a profissão.

E neste terreno de contradições que os assistentes sociais pautados neste projeto e sem abrir mão da crítica, fazem de seu cotidiano um agir comprometido com a universalização da profissão. Contudo, é na defesa da efetivação dos direitos capitalista a cidadania aparece de forma camuflada e contestadora.

Haja vista que a verdadeira cidadania estar atrelada a universalização do acesso, equidade, justiça social e políticas como direitos.

Ajuda ligadas as ações sociais

O perfil que o assistente social possui na atualidade uma soma das experiências que outras profissionais das áreas observaram ao longo de pouco mais de um século. Hoje, o assistente social modifica a sua forma de atuação profissional, levando em consideração a demanda que lhe é colocada e a necessidade de responder as exigências e as contradições da sociedade capitalista. Contudo, nem sempre foi assim. No passado, o serviço social era completamente influenciado pela doutrina social da igreja católica, pode-se perceber que outras correntes influenciaram o processo de profissionalização.

A ação social é todo comportamento cuja origem depende da reação ou da expectativa de reação de outras partes envolvidas. Essas podem ser indivíduos ou grupos, próximos ou distantes, conhecidos ou desconhecidos por quem realiza a ação. O elemento incide sobre o trabalho realizado. Cabe ao assistente social modificar a sua forma de atuação em decorrência de demanda que lhe é colocada e da necessidade de responder as exigências e as tradições da sociedade. É preciso acompanhar o movimento da sociedade, visualizar os novos espaços como possibilidade de intervenção sobre uma realidade social concreta.

Serviço Social um poder independente das instituições, das agencias com base em conhecimento técnico cientifico e um conjunto de valores que identificam a vida. Outro pressuposto dessa visão é a pratica funciona por concreto no que denominação, que implica em que o assistente social esteja assumindo valores comuns.

Portanto em ruptura com as perspectivas substancializa, individualista e reducionista sendo o sujeito, como define conjunto de relações em cada situação uma particularidade que implica a generalidade das relações, mas com especificidade de cada campo. O assistente social pode dispor estratégico e poder pai trabalhador com o sujeito de presença, que trabalha a relação e não a pena obtenção recurso, pois condições em que se manifesta a demanda fortalecendo as relações políticas das relações econômicas, culturais adjetivas, podendo deslocar a visão do problema da instituição para as relações do sujeito com a instituição, a sociedade.

Os desafios do assistente social na contemporaneidade

Para amenizar problemas, trazer soluções e incentivar a interação social é preciso muita determinação. Vivenciar situações miseráveis do cotidiano brasileiro não é pra qualquer um, e por isso, devido aos problemas no Brasil, os assistentes sociais procuram desempenhar um papel democrático, fazendo com que todo cidadão passa ter acesso universal aos direitos sociais, políticos e civis.

Os assistentes sociais atuam em diversas áreas, sejam nas instituições públicas, privadas ou nas instituições não governamentais.

Trabalham junto a vários segmentos da população e garantem acesso aos serviços e benefícios. O assistente social visa contribuir em atividades voltadas para o bem-estar coletivo e para integração do individuo a sociedade.

O mercado de trabalho para o profissional de serviço social tem se ampliado bastante. As opções são variadas: instituições governamentais, prefeituras, estado união, além dos poderes executivos, legislativos e judiciários. O trabalho também pode ser voltado para crianças e adolescentes, detentos, ex-presidiários, empresas, fundações e organizações não governamentais.

ETAPA 2 - SIMONE

Filantropia é um sentimento que faz com que indivíduos ajudem outras pessoas, ação continuada de doar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com