TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Tecnicas De Negociação

Trabalho Escolar: Atps Tecnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 6

“RESOLUCIONANDO PROBLEMAS”

Introdução

• O processo de negociação

• A importância da comunicação na negociação

• As variáveis básicas da Negociação

Entrada, valores, expansão, características , interesses comuns,

Processo, técnicas e interpessoais, macetes, estilo, forças, fraquezas, posturas de negociação (ganha ganha, perde ganha, perde perde)

Saída,

• O processo de negociação

O processo de negociação consiste em três etapas, Entrada, Processo e Saída. A negociação é um processo onde envolve duas ou mais partes, a partir de interesses comuns, baseado em informação coletadas pelas partes, para satisfazer a necessidade de todos os envolvidos.

A entrada se baseia em impulsos iniciais, como por exemplo a comunicação, informação, poder e interesses, onde o negociador demonstra os seus objetivos ao negociar e o que ele espera da outra parte, Seus Agentes relevantes são Diferenças individuais e valores pessoais, Comportamentos dos negociadores, Como os itens devem ser discutidos, Barganhas e Flexibilidade, tudo isso resulta na dinâmica, nas forças e no poder existente na negociação. Assim inicia o processo, onde tudo que foi negociado ganha forma convertendo a entrada em pré-resultados onde podem ser positivos ou negativos sendo assim transformado no decorrer da negociação , aplicando-se a estratégia.

A saída é a última etapa e não menos importante, consiste em rever o processo onde são feitos ajustes finais buscando a satisfação de ambas as partes.

• A importância da comunicação na negociação

Uma comunicação eficaz é formada quando você passar a ouvir o interesse das outras partes presentes na negociação, escolher o canal correto de maneira que a mensagem chegue não somente como informação e sim como um entendimento, dentro do canal podemos colocar uma mensagem clara e objetiva defendendo o seu ponto de vista, missão e interesse, mas também sabendo entender o ponto de vista do outro. Saber a hora de ceder.

• As variáveis básicas da Negociação

Temos as três variáveis, tempo, poder e informação. O tempo pode influenciar sucesso ou fracasso dependendo das circunstancias e habilidade do negociador, ele pode ser um ponto de apoio para projetar um negócio. A dinâmica do poder é um favor importante pois ele permite como a estrutura do canal pode influenciar a estrutura da negociação pois

Para ter um bom resultado você tem que adquirir uma grande quantidade de informação para dar inicio ao processo pois é através da informação que se desempenha uma negociação eficaz

Quando mais informação confiáveis mais distante se fica de um resultado inesperado

“O poder não deve ser um objetivo em si, e sim um meio para se chegar ao fim”

*habilidades

Responda rápido: de cada dez decisões que você toma, em quantas precisa negociar? Se a resposta foi “em todas”, você está no caminho certo, e tem grandes chances de se descobrir um excelente negociador.

Para realizarmos nossas tarefas, somos obrigados a negociar todos os dias. Você já parou para pensar em quantas decisões teve de partilhar com outras pessoas, só hoje, em casa e no trabalho?

Em passagem pelo Brasil, o professor William Ury – fundador e diretor do Programa de Negociação da Universidade de Harvard e autor do best-seller Getting to Yes – abriu o Fórum Mundial de Negociação, realizado em São Paulo pela HSM (www.hsm.com.br), definindo negociação como uma comunicação em duas vias, com um interesse em comum.

A negociação é um processo interpessoal, e o maior obstáculo é a nossa tendência de agir sem pensar, o que nos faz cometer erros. Além disso, há muita emoção em uma negociação, e o alto desgaste de energia, muitas vezes, prejudica o desenrolar do acordo.

Ury identificou sete habilidades muito importantes para um profissional se tornar um negociador bem-sucedido. Essas habilidades estão divididas em três grupos: pessoas, problemas e decisões. Abaixo, você saberá quais são essas habilidades e como você pode desenvolver uma a uma, para se tornar um grande negociador!

GRUPOS - HABILIDADES

Pessoas

1 – Filósofo

Tenha uma perspectiva

2 – Psicólogo

Coloque-se no lugar do outro

Problema

3 – Detetive

Descubra os interesses

4 – Inventor

Invente opções

5 – Juiz

Avalie o que está sendo proposto

Decisão

6 – Estrategista

Pense antecipadamente

7 – Diplomata

Construa uma ponte

Habilidades relacionadas a pessoas:

- Habilidade de ser filósofo – Mantenha a calma, o autocontrole e tenha uma perspectiva. Não perca de vista o objetivo. Dedique o mesmo tempo para preparar e para falar, conte até dez antes de responder e tenha certeza de que entendeu o que o outro está propondo. Não se esqueça de ouvir a si mesmo, observando suas reações para não “entregar” o jogo.

- Habilidade de ser psicólogo – Coloque-se no lugar dos clientes. Ouça mais do que fale e faça isso para entender, não para refutar. Tenha respeito pela outra pessoa, não censure nem humilhe. Considere as questões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com