TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Tecnicas De Negociações

Exames: Atps Tecnicas De Negociações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 8

CONCEITOS DE NEGOCIAÇÕES

A negociação é um fato diário e inevitável na vida de todo o ser humano. Ela é produto de uma situação contraditória, em que é necessário tomar uma decisão sobre algo em que os direitos de outros estão envolvidos. Negociar não significa enfrentamento, mas harmonização de uma situação entre as partes, para que todos os envolvidos possam obter benefícios. Saber negociar neste ambiente global passa a ser uma característica essencial, uma vez que as mudanças organizacionais advindas da globalização modificam as estruturas, os processos e a cultura das organizações. Segundo Mello, a negociação é um processo social utilizado para fazer acordos e resolver ou evitar conflitos. É utilizada quando as partes interessadas desejam estabelecer regras de relacionamento mútuo ou quando desejam mudar as regras de um acordo já existente. A negociação é um indicador seguro do grau de desenvolvimento e maturidade das pessoas e instituições porque evidencia claramente se elas abandonaram outra forma disponível para solução de conflitos: a força. Negociar significa movimentar. Independentemente da estratégia a utilizar (competitiva ou cooperativa), se você está disposto a negociar isso significa a principio, que você está disposto a ceder. O que muda em função da estratégia são as formas e os motivos que levam a essa movimentação. De acordo com Martinelli e Ghisi (PLT 202), negociar é uma ferramenta cada vez mais valorizada no mundo moderno, tendo em vista a crescente pressão que empresas e pessoas sofrem para manter e elevar seu desempenho; saber negociar tornou-se fator determinante para uma vida profissional e até mesmo pessoal. A arte de negociar ideias, projetos ou bens materiais tem sido buscada por todos aqueles que reconhecem que as pessoas são passagem obrigatória nesse processo. Na maior parte de nosso tempo, estamos envolvidos em negociações; no nosso trabalho, nas relações afetivas, nas amizades, a necessidade de se chegar a um entendimento é uma constante. Um dos primeiros passos a ser considerado na visão da negociação sob um enfoque sistêmico é o seu processo, que inclui as entradas (as influências á qual a negociação esta sujeita), o processo em si (a negociação em si, o processo de transformação das entradas em saídas) e as saídas (resultado da negociação- acordo ou não). A grande vantagem de analisar o processo de negociação sob um enfoque sistêmico é justamente a possibilidade de identificar, com maior clareza, os possíveis elementos que influenciam e causam impacto sobre a negociação.

Conceituação de negociação e visão de outros autores:

Na teoria Segundo Martinelli e Almeida:

“A busca de novas alternativas deve acontecer tanto para a própria pessoa como para o outro lado envolvido na negociação. Nessa busca, frequentemente encontra-se alternativas que, à primeira vista, poderia não se constituir em resposta para uma ou ambas as partes, mas que, na verdade, acabam transformando-se numa nova possibilidade de ação, muitas vezes extremamente viável.”

Meus argumentos para esta negociação salarial seria montar um relatório contendo todas as informações adequadas, utilizando algumas técnicas de negociação que alguns autores sugerem, colocando em pratica meus conhecimentos teóricos e conhecimentos adquiridos ao longo de minha carreira profissional.

Quando se pensa em um aumento de salario tem que se avaliar se você está apto a ouvir, já que se dispôs a falar, tem que ter em mente que este processo também dar-se o direito de criticas e cobranças, no seu ponto de vista pode estar certo de que mereça este aumento, mas tem que saber ouvir o que o outro tem a dizer.

Levando em consideração que quando se almeja um aumento de salario, segundo nossas leis, tem que haver uma justificativa, sendo esta uma mudança de cargo, que se promove o colaborador por sua desenvoltura na empresa, no entanto temos que estar preparados para mais responsabilidades, cobranças, exigências gerenciais.

Segundo especialistas a metodologia de negociar salário é um processo delicado e que exige do profissional preparo, consistência de informações e, principalmente, firmeza no que está pleiteando como remuneração ou aumento. Muitas pessoas ainda enfrentam relutância em falar da importância que o salário tem nas suas vidas.

No ato de uma negociação fizerem a seguinte pergunta - Qual é a importância do dinheiro na sua vida? – nesta hora não se deve ter medo em falar. É preciso ser sincero e não ter vergonha de dizer o quanto a questão salarial é importante, mas salientar também outras coisas, como a oportunidade de estar trabalhando naquela empresa, a ascensão profissional que terá nesta nova posição, entre outros aspectos.

Quando estiver em um processo de seleção, quando o selecionador perguntar sobre o seu último ou atual salário e quanto pretende ganhar, a dica de Flávio é: “não minta”. “O bom entrevistador consegue identificar qual a sua remuneração real, seja pelo perfil da vaga ou pela desenvoltura com que o candidato coloca as informações”.

Saber o momento certo de pedir o aumento também é importante. Antes de marcar uma conversa com o chefe, o profissional deve estar a par da remuneração do mercado e conhecer a política salarial da empresa.

Antes de argumentar, é preciso lembrar que ambos os lados estão cumprindo seus papéis, então não encare este processo como uma luta entre competidores. Aliás, seu objetivo é mudar de lado na mesa, quebrando as barreiras e trabalhando em equipe. Assim, o processo de comunicação se abre. Para isso, mostre o quanto você está feliz com a oportunidade de estar fazendo parte desta equipe e questione sobre todas as ramificações da oferta. Além de desarmar o nervosismo, suas perguntas podem ser valorizadas.

Lembre-se que a negociação de salário tem uma posição importante no desenvolvimento das relações com o novo cargo e seu desempenho nesta função será de extrema importância para seu crescimento profissional.

Para uma boa negociação salarial sugiro que siga um roteiro básico no momento de requerer uma melhoria em sua remuneração:

A). Você tem que se preparar. Faça uma pesquisa de mercado e, levando em conta suas necessidades, estabeleça um nível razoável para salário e benefícios adicionais. Certifique-se que este "pacote" atende às suas expectativas, para não ter problemas futuros. Tenha justificativas na ponta da língua para defender sua proposta, como experiência e competência.

B). Firmeza no que falar. A maioria dos negociadores procura escapar com reações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com