TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps ciencias

Por:   •  18/6/2015  •  Dissertação  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

Ao pensarmos no ensino de ciências e a sua aplicação dentro da sala de aula é notório perceber a utilização das ciências biológicas como forma exclusiva de ensinar os conteúdos. Podemos observar diversos fatores que propiciam e favorecem esse tipo de perspectiva, entre eles podemos citar: a realidade escolar atual e o currículo escolar, os professores nos primeiros anos escolares priorizam o ensino de matérias como português e matemática vistos como conteúdos mais importantes e quando o enfoque é direcionado à ciências são trabalhados temas como o corpo humano, os animais, os vegetais etc. A falta de recursos, laboratórios e outros materiais de apoio também são agravantes quando falamos no ensino de ciências.  Outro fator preocupante é a qualificação profissional ou mesmo a falta dela, e o desinteresse que constantemente podemos observar, comprometendo o ensino e levando ao desinteresse também do educando, 

Encontramos muitos desafios a ser superados enquanto educadores ,mas devemos nos aprimorar e fazer uso de materiais diversificados, como o uso de formas práticas de aprendizagem, com experimentos e constante renovação .

A atuação pedagógica é essencial no processo de ensino aprendizagem, cabe ao professor mediar o conhecimento e trazer novos conteúdos para que seus alunos possam construir novos conhecimentos. Essas atividades quando apresentadas de forma lúdica com objetos e materiais concretos oportunizam a vivência prática mais prazerosa e divertida, desenvolvem o cognitivo , potencializam a interação com o grupo, o ato de pensar, a tomada de decisões e o desejo de alcançar o resultado satisfatório, Esse aprendizado será importante para  os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades significativas, das quais serão úteis para o resto de suas vidas.

É importante que a construção de novos conhecimentos oportunize uma vivência prática a cerca da realidade do educando para que esse possa discutir, argumentar, propor soluções , investigar , estabelecer relações e observar hipóteses que sejam compatíveis com a sua visão do mundo , proporcionando um conhecimento significativo,  favorecendo o seu desempenho como cidadão e otimizando suas contribuições para com o meio social.

Portanto, é de suma importância que os conceitos físicos sejam abordados no estudo das ciências e que as situações problemas possam ser vivenciadas desde cedo nas escolas, para que os educandos enquanto seres em formação, possam tornar-se cidadãos plenos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com