TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps (resumo)

Casos: Atps (resumo). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 4

Riscos e retornos

No cotidiano das empresas, vemos que estão em constantes negociações para comercializar seus produtos e fazer novos investimentos procurando um retorno esperado e isso nos leva a entendimento que a risco a se correr, pois está associado a grau de incerteza. E quando menor o grau de incerteza, menor o risco e menor o retorno e quanto maior o grau de incerteza maior o risco e maior o retorno.

Vemos então que um fato muito importante na hora de um investimento é o risco que estaremos correndo e que para obtermos retorno deveremos correr riscos e seu retorno está ligado a medida de risco que correremos, ou seja, quanto maior ou menor o risco, maior ou menor será o retorno.Com isso vale ressaltar também que o investidor deve estar atento até que ponto “ele” pode se arriscar, pois o risco é uma função crescente, quanto maior o tempo que permanece a aplicação, maior o risco e por isso o credor tem o dever de pagar um prêmio aos investidores/credores por terem assumido um prazo mais arriscado, porém também se o período for curto e não tem chance de perda, ele pode ser considerado livre de risco.

Assim podemos definir risco como possibilidade de perda que seria um a medida de incerteza associadas aos retornos esperados dos investimentos. E retornos esperados como a expectativa das receitas esperadas ou fluxos de caixa previstos em qualquer investimento.

Os riscos estão interligados e um pode ser a conseqüência do outro. Eles se dividem em risco de crédito, de carteira, de liquidez e de mercado, onde:

Risco de crédito – è aquele decorrente da possibilidade da outra parte não cumprir, parcial ou integralmente á suas obrigações na data combinada, podendo prejudicar o emissor dos títulos de não conseguir assumir as suas obrigações e comprometer também todo o resto.

Risco da Carteira – é aquele em que as empresas investem em vários projetos, e os investidores possuem vários títulos em suas carteiras, então entende-se que esses investimentos são feitos com o objetivo de maximizar os retornos e minimizar os riscos, pois quando você aplica em um fundo de investimento, o risco não está na instituição que administra o fundo e sim na carteira, então se a empresa que você investir quebrar você só perderá a parcela investida nos ativos dessa instituição, ou seja o que estava na carteira.

Risco de Liquidez – surge quando um ativo está com baixo volume de negócios e apresenta grandes variações entre o preço que o comprador deseja pagar e o preço que você deseja vender. Um exemplo desse risco poderia ser as ações da bolsa, quando se deseja vender boa parte das ações sempre seu preço acaba caindo.

Risco de mercado – é associado à possibilidade de valorização e desvalorização de um ativo, devido às alterações políticas, econômicas ou até da situação individual da empresa. Exemplo desse risco pode ser à bolsa de valores, taxa de câmbio (dólar).

Enfim, as empresas hoje podem se deparar também com riscos específicos do setor, tecnológicos, sociais, ambientais e de concorrência, das quais ela deve se proteger. E se os administradores desejam maximizar as riquezas de suas empresas, deve ser capazes lidar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com