TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atratividade é o processo

Resenha: Atratividade é o processo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2013  •  Resenha  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 2

Atratividade é o processo de identificar fontes de talentos para a organização e fideliza-los.

Existem dois tipos de atratividade: a interna, realizado entre profissionais que já trabalham para a organização, e a atratividade externa, conduzido entre profissionais de fora da organização.

Atratividade também pode ser considerada uma recompensa. A recompensa mais presente nas organizações é o salario, que é o reconhecimento direto da prestação de serviço pelo empregado. Inclui-se também os benefícios, que segundo (Chiavenato, 2009 p. 134) “são facilidades, serviços, conveniências e vantagens oferecidas pela organização ao seus participantes. Os benefícios constituem meios que a organização dispõe para satisfazer necessidades humanas”.

Os pacotes de benefícios e recompensas atraem melhores profissionais para organização e ao mesmo tempo proporciona a permanência dos talentos já contratados.

Segundo GRAMIGNA (2002, p.12), competência é: [...] “como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes transformadas em resultados”.

Competências Organizacionais são os diferenciais que uma empresa possui com relação a outra.

DUTRA (2001, p. 15) afirma que […] “a organização que possui um conjunto de competências que lhe são próprias advindas de sua gênese e formação ao longo do tempo é definida como características de seu patrimônio de conhecimentos que lhe conferem vantagens competitivas no contexto onde se insere […]”.

DUTRA (2004 p. 20) divide as competências organizacionais em 5 partes:

• Competências Essenciais: Fundamentais para a sobrevivência da organização e centrais em sua estratégia;

• Competências Distintivas: Reconhecida pelos clientes como diferenciais em relação aos competidores; Confere a organização vantagens competitivas;

• Competências de Unidades de Negócio: Pequeno número de atividades-chave separadas pela organização das demais unidades de negócio;

• Competências de Suporte: Atividades que servem de alicerce para outras atividades da organização. Por exemplo: a construção e o trabalho eficientes em equipes podem ter grande influência na velocidade e qualidade de muitas atividades dentro da organização e

• Capacidade Dinâmica: Condição da organização de adaptar continuamente suas competências às exigências do ambiente.

Referencias:

Chiavenato, Idalberto. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal: como agregar talentos à empresa. São Paulo, Manole 2009 - (Série recursos humanos)

Chiavenato, Idalberto. Remuneração, benefícios e relações de trabalho: Como reter talentos na organização. São Paulo, Manole 2009 - (Série recursos humanos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com