TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atv. Autodesenvolvimento Aula Tema 03

Ensaios: Atv. Autodesenvolvimento Aula Tema 03. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 1

A família representa o “primeiro contato” que a criança tem ao nascer, ou seja, o primeiro processo de socialização que ela passa, ela aprende os costumes e hábitos, pois cresce juntamente com aqueles que estão ao seu redor, sendo esses a influência que ela tem. Dessa forma a criança aprende quilo que lhe é transmitido.

Na escola a criança se depara com um “mundo” totalmente diferente daquilo que ela vivencia em casa, ela passa a conhecer novas pessoas, como os professores e crianças diferentes dela que agem de outra forma. Ali ela passa por mais um processo de socialização, pois a mesma aprende e vivencia situações diferentes daquilo que estava acostumada.

Passo 2

Na vida de uma criança acontecem diferentes meios de socialização, em minha opinião acredito que essa seja a fase aonde uma pessoa mais se descobre, pois é a fase em que a criança começa a desenvolver a sua personalidade.

Tudo o que ela vivencia é levado em consideração como o ambiente no qual ela cresce, as pessoas que a cercam, a cultura vivenciada, entre outros fatores que podem influenciar o processo de socialização dela. Por exemplo, uma criança que cresce em um ambiente estável, consequentemente ira desenvolver uma personalidade diferente de outra que nasce em um ambiente degradado.

Existem agentes importantes no processo de socialização da criança, isso é abordado no livro “Sociologia Geral” de Reinaldo Dias, esses agentes também contribuem para a personalidade que ela ira desenvolver no futuro, aquilo que ela aprende em casa, na escola, o que ela vê na televisão, na internet, as musicas que ela ouve, tudo isso contribui de alguma maneira no processo de socialização da mesma, seja positivamente ou negativamente.

Conforme a criança se desenvolve, ela cria hábitos que a fazem agir da forma que ela é, mas o comportamento da mesma pode trazer consequências tanto para a sociedade como para os indivíduos, ou seja, se quando ela crescer se tornar um criminoso, isso com certeza ira influenciar negativamente a sociedade e os indivíduos que compõem essa sociedade. Já se ela se torna um médico, por exemplo, ela também irá influenciar os mesmos, mas de uma forma positiva.

Um exemplo que posso citar referente a esse processos de socialização na infância, foi algo que aconteceu comigo, aos meus 8 anos de idade precisei criar responsabilidade de cuidar do meu irmão que tinha acabado de nascer para que minha mãe pudesse trabalhar, isso fez com que eu me adaptasse a uma nova rotina diferente da qual eu estava acostumada a vivenciar, no entanto, esse processo de socialização fez com que eu me tornasse uma pessoa responsável mais rápido do que o normal, isso mudou o meu comportamento perante as crianças e adultos que me cercavam.

O processo de socialização envolve tudo aquilo que a criança aprende ao longo de sua vida, são as experiências que ela passa que definem o tipo de pessoa que ela ira se tornar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com