TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria

Por:   •  30/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

Aspectos

Auditoria Interna

 Auditoria Externa

Profissional

 Funcionário da própria empresa

 Contratação de um profissional independente.

Objetivo

 Seu objetivo é de atender as necessidades da administração da empresa

 Seu objetivo é atender as necessidades de terceiros e da preservação das informações financeiras

Funções

Examinar e promover a melhoria do controle interno. A revisão das operações e do controle interno é feita para induzir ao cumprimento de políticas e normas, sem estar restrito aos assuntos financeiros. O trabalho é dividido entre em relação as áreas operacionais e as linhas de responsabilidade administrativa. O auditor interno está preocupado com a detecção e prevenção de fraudes dentro da empresa  O auditor deve ser independente em relação às pessoas cujo trabalho ele examina, porém subordinado às necessidades e desejos da alta administração

Exame das demonstrações contábeis e trabalhos especiais. Sua finalidade é de opinar sobre as demonstrações da empresa. A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizada para determinar a extensão do exame e a fidedignidade das demonstrações financeiras. O trabalho é dividido em relação as contas do balanço patrimonial e da DRE. O auditor externo se preocupa com a detecção e prevenção de fraudes que afetem as demonstrações financeiras da empresa.

Continuidade do trabalho na empresa

 A revisão das atividades da empresa é contínua

O exame das informações comprobatórias das demonstrações financeiras é periódica, geralmente semestral ou anual.

Exame Físico

Trata-se da verificação do físico na empresa, o auditor procura certificar a existência de um objeto ou item examinado, identificação através do exame visual, constatação visual, discernir que o objeto analisado é legitimo, verifica se as quantidades apuradas realmente existem de acordo com o objeto examinado, os exemplos físicos são caixa, estoques, clientes a receber e imobilizado.

Circularização

É a confirmação através de declaração formal de pessoas/empresas independentes à empresa auditada confirmando os saldos existentes normalmente são feitas em contas de circularização de bancos, circularização de fornecedores e circularização de clientes a receber.

Documentos Originais

Procedimento feito para analisar se os documentos que representam as operações financeiras ou transações efetuadas pela empresa são verídicas, se estão de acordo com a atividade fim da empresa, se os documentos foram autorizados pelas pessoas responsáveis e se os lançamentos foram feitas nas contas certas. Geralmente são feitas nas documentações da aquisição de imobilizado, no controle de empréstimos e na compra de matéria prima.

 

Cálculos

Analisa se as contas financeiras da empresa estão corretas, o auditor refaz os cálculos que julgar necessários para atestar a eficiência dos saldos demonstrados. Geralmente estes cálculos são refeitos na soma do razão de clientes, relatórios de estoques e razão de fornecedores.

Escrituração

A auditoria utiliza para atestar a veracidade das informações ou registros contábeis, são feitas em contas a receber, PDD e despesas de viagem.

Investigação

É feita uma analise rigorosa nos matérias auditados (documentos, informações recebidas, análise, etc.).O auditor deve se atentar a todos os fatos para atestar se a informação recebida é verdadeira, exame minucioso da possibilidade de ganho nas causas trabalhistas, relatórios e despesa de viagem e comissões pagas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (244.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com