TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Contabil

Casos: Auditoria Contabil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

A auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada.

A auditoria têm por objetivo averiguar a exatidão dos registros contábeis e das demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio.

Além de ser uma técnica contábil, a auditoria também pode ser entendida como um ramo da Contabilidade.

O objeto da auditoria se resume no conjunto dos elementos de controle do patrimônio, quais sejam os registros contábeis, documentos que comprovem esses registros e os atos administrativos. Fatos não registrados documentalmente também são objeto da auditoria uma vez que tais fatos podem ser relatados por indivíduos que executam atividades relacionadas ao patrimônio auditado.

A auditoria contábil é ramo da contabilidade que tem a função de verificar a precisão dos registros contábeis com a finalidade de combater a fraudes e prevenir irregularidades dentro de uma empresa. Ela fornece informações seguras e transparentes e possibilita a identificação de falhas no controle interno e no sistema financeiro da empresa. Esta auditoria pode ser realizada em qualquer empresa , de qualquer tamanho, com ou sem fins lucrativos.. Ela examina a exatidão dos registros tendo como foco diversos aspectos da empresa tais como o administrativo, patrimonial, fiscal, técnico, financeiro, econômica e ético. O relatório de auditoria deverá possibilitar a identificação dos problemas observados, as consequências e possíveis recomendações para a correção.

Se valer de uma auditoria possibilita a fiscalização quanto à eficiência dos controles internos da empresa, assegurando maior correção dos registros contábeis ,dificultando possíveis desvios de bens patrimoniais e opinando sobre a adequação dasdemonstrações contábeis obtendo assim maiores informações sobre a situação econômica real da empresa para todos os donos, incluindo sócios e acionistas. O que é passível de auditar na empresa é seu balanço patrimonial, resultados do Exercício e a demonstração do fluxo de caixa .

Para um bom trabalho de auditoria é preciso que a empresa auditada acompanhe o serviço de perto e sempre disponibilize seus dados para análise. Ao auditor cabe total independência e imparcialidade de analise durante todo o processo demonstrando os dados de forma clara e objetiva baseando-se nas normas brasileiras da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com