TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Nas Micro E Pequenas Empresas

Casos: Auditoria Nas Micro E Pequenas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O estudo trata de analisar a importância das informações de natureza contabilista para o planeamento do controle financeiro organizacional nas condições de realizar uma gestão financeira e estratégica que exige o uso de instrumentos, metodologias e ferramentas. O pressuposto do estudo traça uma relação directa entre as acções empresariais de esforço de manutenção de sistemas de informação contabilística para estabelecer as relações determinantes para uma organização de sucesso, pois, com as informações contabilísticas eficientes, os gestores podem desenvolver as estratégias a ser dirigidas aos vários sectores internos das organizações, dando suporte à definição de planos estratégicos que permitam uma cenarização do património empresarial, Bruni (2011).

Assim, o controlo financeiro é factor estratégico que tem como foco reduzir os riscos de concordata, mas é também um aprendizado organizacional nas formas de controlo e decisões financeiras importantes para manter a competitividade.

Tema

A valorização das informações contabilísticas parte de uma estratégia que tem como foco a cenarização da capacidade de liquidez da empresa para as tomadas de decisões que servem de suporte à gestão sobre uma grande diversidade de rotinas em relação ao controller gerencial. Na visão de Silva (2010, p. 27) o objectivo principal da função financeira é prover a empresa de recursos de caixa suficiente para cumprir com os compromissos assumidos, maximizando a riqueza da organização. Foi nessa perspectiva que surge o presente tema: “A Importância da Informação Contabilística no Controle Financeiro das empresas: caso da A.R.J.”

Justificativa

Justificam-se os pressupostos do estudo reconhecendo-se que as informações contabilísticas permitem visualizar as medidas que deverão ser tomadas, na medida em que um adequado controle financeiro fornece as bases para facilitar as decisões de todos os envolvidos nas empresas. As informações reduzem as incertezas na tomada de decisões em todas as esferas da organização.

A motivação para a escolha do tema repousa no reconhecimento de que actualmente as organizações dependem de controlos financeiros e informações que lhes permita alcançar uma maior eficácia nos investimentos e a avaliação de retorno por meio da gestão financeira e as estimativas de capacidade de liquidez da empresa. O controlo financeiro que favorece uma análise por meio de ferramentas, a exemplo do Fluxo de Caixa que favorece simulações que projectam a situação real do património permitindo assim estimar os resultados dos investimentos em relação à liquidez que afecta directamente as decisões da empresa em relação à captação de recursos e à estruturação do capital de giro (COELHO; BOTINI; WAEHNELDT, 2010).

Questão Norteadora

As informações contabilísticas representam uma forma de conhecimento técnico e operacional que favorecem nas acções de controlo financeiro nas decisões, auxiliando a assertividade das escolhas e da aplicação de estratégias (ATKINSON et al., 2010). Sob essa perspectiva, o estudo questiona: Qual a importância no ambiente empresarial das informações contabilísticas no controle financeiro organizacional?

Hipóteses:

 As informações contabilísticas permitem visualizar as medidas que deverão ser tomadas, na medida em que um adequado controle financeiro fornece as bases para facilitar as decisões de todos os envolvidos nas empresas.

 As informações contabilísticas reduzem as incertezas na tomada de decisões em todas as esferas da organização.

 As Informações contabilísticas permitem as empresas alcançarem uma maior eficácia nos investimentos e a avaliação de retorno por meio da gestão financeira e as estimativas de capacidade de liquidez da empresa.

Objectivos

Franco (2010) e Gitman (2011) declaram que nos princípios da administração de controlo financeiro, as informações eficientes e precisas são fundamentais, na medida em que a falta de experiência com as informações contabilísticas e da carência de uma visão de futuro favorece acções e posturas inadequadas na gestão financeira pelas empresas. Assim sendo, para o presente estudo tem-se como objectivos:

Geral

 Demonstrar a importância no ambiente empresarial das informações contabilísticas no controle financeiro organizacional.

Específicos:

 Analisar como a aplicação de um sistema de planeamento financeiro poderá contribuir nos resultados operacionais de custos que podem favorecer a aplicação de factores de qualidade e competitividade;

 Descrever a importância da informação contabilística relacionada ao planeamento financeiro nas mudanças organizacionais;

 Apontar as ferramentas e estratégias de controlo financeiro tem gerado marcos de referência para o desempenho financeiro e orçamentário das empresas.

Fundamentação Teórica

Conforme Hoji e Silva (2010, p. 47):

A gestão empresarial redimensiona a importância do plano de contas, rateio de custos, movimentos de caixa, registo, controle e gestão dos recursos disponíveis e das actividades da entidade (empresa), visando subsidiar, através de informações contabilísticas, as pessoas que tomam decisões e supervisionam as acções desenvolvidas. Considerando-se que a competitividade estimula novas estratégias que dinamizam a busca de conhecimentos internos relativos às empresas.

Um sistema informacional proporciona à Contabilidade uma gama de facilidades, desde o acesso à agilização das decisões pelas simulações de lançamentos e processamentos das informações até o processo de geração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com