TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria de Bens Patrimoniais

Por:   •  13/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

1) Caso da indústria de alta tecnologia

a) O contador tomou a decisão de baixar a máquina do ativo da empresa, porque nesta conta do balanço patrimonial devem constar os bens e direitos da empresa; ou seja, apenas o que possui valor econômico e que pode ser transformado em dinheiro, tanto no curto quanto no longo prazo. Sendo assim, uma vez que a máquina tornou-se obsoleta ela foi corretamente baixada do ativo.

b) O conceito de ativo possui três características fundamentais: o controle realizado pela entidade, ser resultante de um evento que ocorreu no passado e a geração de benefício econômico futuro. Com base nas características fundamentais do ativo, se o contador não tivesse baixado a máquina, o ativo teria demonstrado um valor incorreto de beneficio econômico que a empresa teria direito no futuro.

c) Na posição de auditor aprovo a decisão tomada pelo contador da empresa, de baixar a máquina do ativo, considerando que a mesma tornou-se inutilizável e, consequentemente, não traria mais nenhum benéfico econômico futuro para a empresa.

2) Caso da transportadora de cargas

Com base no exposto, recomendo ao diretor da empresa que realize a escrituração contábil, baseando-se nos dados históricos sobre a frota de veículos. Visto que estes dados foram levantados de forma segura, com embasamento técnico. Ademais, a empresa está documentalmente embasada sobre a vida útil de sua frota.

3) Casos diversos

I. Na condição de auditor, recomendo que as máquinas encontradas não sejam registradas no ativo do Estado, posto que as mesmas não representam mais um beneficio econômico, e iriam apenas fazer com que o Patrimônio do Estado apresentasse um valor irreal.

II. Na condição de auditor, recomendo que o veículo seja registrado no ativo, pois apesar de estar batido, ele ainda é um bem utilizável pela empresa, gerando benefícios econômicos.

III. A contabilidade tradicional não trata como ativo o capital humano adquirido ou desenvolvido pela empresa, e sim o oposto, tratando como despesa tudo que é investido em recursos humanos, como recrutamento, treinamentos e cursos. No entanto não há duvida de que os investimentos em recursos humanos deveriam estar evidenciados nas demonstrações contábeis, a fim de permitir que os usuários dessas informações possam identificar o potencial de geração de resultados do capital humano.

IV. Para classificar corretamente os itens, primeiramente é preciso avaliar se eles possuem valor considerável e se ao serem utilizados aumentarão a vida útil de máquinas e/ou equipamentos. Caso a resposta seja positiva, os itens deverão ser contabilizados como ativos imobilizados. Caso a resposta seja negativa os mesmos deverão ser contabilizados como despesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (27.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com