TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Practica de Gestão Ambiental

Por:   •  8/5/2016  •  Artigo  •  1.472 Palavras (6 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Eduardo Mondlane

Faculdade de Economia

Gestão de Negócios

Disciplina: Gestão Ambiental e de Recursos Naturais

Aula Prática

  1. O que entendes por Gestão Ambiental?

Gestão ambiental é uma ferramenta de gestão de uma empresa, que desenvolve e implanta as politicas e estratégias ambientais. Fora do ambiente empresarial a gestão ambiental ocupa-se dos assuntos pertinentes ao meio ambiente, por meio de sistemas de gestão ambiental, da busca pelo desenvolvimento sustentável, da analise do ciclo de vida dos produtos e da questão dos passivos ambientais.

Gestão ambiental é uma ferramenta empresarial, que permite alcançar a sustentabilidade.

Sendo assim, entende-se que a gestão ambiental sugere um conjunto de acções que envolvem políticas públicas, o sector produtivo e a sociedade de forma a incentivar o uso racional e sustentável dos recursos ambientais. Ela é, portanto, um processo que liga as questões da conservação e do desenvolvimento em todos os níveis.

A gestão ambiental está directamente relacionada à responsabilidade social da empresa.

Responsabilidade social empresarial é uma forma de gestão ética e transparente da empresa com todos os públicos, interno e externo, com os quais se relaciona. E pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.

Meio ambiente significa "todo meio exterior (solo, a água, ar, flora, belezas naturais, o património artístico, turístico, paisagístico e arqueológico) ao organismo que afecta o seu integral desenvolvimento”. O meio ambiente é, assim, a interacção do conjunto de elementos naturais, artificiais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas. (Silva, 1994).

  1. Quais são os principais objectivos da Gestão Ambiental?

Os principais objectivos da Gestão ambiental são:

  1. Uso de recursos naturais de forma racional
  2. Aplicação de métodos que visem a manutenção da biodiversidade
  3. Adopção de sistemas de reciclagem de resíduos sólidos
  4. Utilização sustentável de recursos naturais (solo, a água, ar, flora, belezas naturais, o património artístico, turístico, paisagístico e arqueológico)
  5. Tratamento e reutilização da água e outros recursos naturais dentro do processo produtivo (reciclagem)
  6. Criação de produtos que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental (ex. marcas verdes ou ecológicas)
  7. Uso de sistemas que garantam a não poluição ambiental (ex. sistemas zero-carbono)
  8. Treinamento de funcionários para que conheçam o sistema de sustentabilidade da empresa, sua importância e formas de colaboração
  9. Criação de programas pós-consumo para retirar do meio ambiente os produtos, ou partes deles. Que possam contaminar o solo, rios, etc. (recolha e tratamento de pneus usados, pilhas, baterias de telefones celulares, peças de computador, etc.)
  10. Manter o meio ambiente saudável (à medida do possível), para atender as necessidades humanas actuais, sem comprometer o atendimento das necessidades futuras
  11. Actuar sobre as modificações causadas no meio ambiente pelo uso e/ou descarte dos bens e detritos gerados pelas actividades humanas, a partir de um plano de acção viável técnica e economicamente, com prioridades perfeitamente definidas.
  12. Instrumento de monitoramento, controle, taxação, imposição, subsídios, divulgação, obras e acções mitigadoras, além de treinamento e conscientização
  13. Base de actuação de diagnósticos (cenários) ambientais da área de actuação, a partir de estudos e pesquisas dirigidos em busca de soluções para os problemas que forem detectados

  1. A gestão ambiental questiona o crescimento economico e advoga o uso racional dos recursos naturais. Concorda? Comente.

Concordo com a afirmação de que a gestão ambiental questiona o crescimento económico visto que este está directamente relacionado com o nível investimentos de um país e que orienta a produção para a satisfação da procura internacional. Para sustentar esse crescimento económico intensifica-se a destruição de recursos naturais, degrada-se os solos, os mares e rios, a fauna e flora, aumenta-se o uso de matérias-primas, usa-se energias não renováveis e prejudiciais ao meio ambiente, desrespeita-se a biodiversidade, excluem-se as políticas ambientais no processo de tomada de decisões económicas. Pode-se dizer que um crescimento económico descontrolado, voltado puramente à satisfação de consumo esterno, compromete a qualidade de vida das pessoas, cria um abismo entre pobres e ricos, destrói os recursos naturais para as gerações futuras.

Concordo com a afirmação de que a gestão ambiental advoga o uso racional dos recursos naturais, a partir do comprometimento das pessoas com a responsabilidade ambiental, buscando alternativas a de produção que minimizem os danos ao meio ambiente e permitam a renovação dos recursos naturais. A gestão ambiental surge como a ferramenta que pode contribuir para essa transformação de cenários através da concepção de instrumentos técnico, políticos, legais e o desenvolvimento de mecanismos que garantam sustentabilidade dos processos produtivos e, sobre tudo, reservar as gerações futuras um ambiente planetário que lhes propicie qualidade de vida e perspectiva de futuro. A consciência individual é o ponto de partida para as transformações que garantirão um ambiente mais equilibrado e harmonioso para todos.

  1. O desperdício de produção está sempre associado ao elevado custo de produção.

Por perdas e desperdícios no processo produtivo entendo como sendo todas as formas de custos que não acrescentam valor ao produto, e que são desnecessárias ao trabalho efectivo, mas aumentam o custo de produção do produto acabado.

Existem dois tipos de perdas e desperdícios nas empresas: normais e anormais.

As normais são inerentes à própria produção, podem ser previstas e constituem um sacrifício necessário para obter o produto final. Elas podem ocorrer por diversas situações, dependendo da tecnologia utilizada na produção: problemas de corte, tratamento térmico, reacções químicas, evaporação. Um exemplo seria na produção de uma mercadoria em que são necessários 100 kg de determinada matéria-prima, mas 5 kg são desperdiçados, ou seja, não são incorporados ao produto final. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (174.8 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com