TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autismo e seus causas

Por:   •  2/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

As causas do autismo ainda são desconhecidas, portanto é um tema que é base de intensas pesquisas. Tendo em vista duas grandes teorias; psicogenéticas e biológicas.

A teoria psicogenética apresentava-se que uma criança autista era normal no momento do nascimento, mas devido fatores familiares adversos no decorrer do seu desenvolvimento desencadeia um quadro autista. Chega a determinada observação que a teoria psicogenética não parece explicar a patologia do autismo.

Já sobre as causas biológicas/genéticas aponta vários estudos e pesquisas focadas na ligação de genes e o autismo. O projeto genoma do autismo é o maior deles, que divulgam vários estudos apontando que genes teriam a maior probabilidade de desenvolver no autismo.

De acordo com (silva 2012) aponta pesquisas que a origem do transtorno estaria relacionada a um grupo de genes e da interação entre eles, e não um gene único como causador do problema.

Ex: o estudo genético através da avaliação de gêmeos monozigotos (idênticos) compartilham 100% do material genético, ou seja, eles são iguais porque tem exatamente os mesmos genes. Quando se considera a prevalência de autismo, temos uma grande concordância entre dois irmãos: se um deles tem autismo, o outro apresenta 90 % de chances de também ter. já para gêmeos dizigoticos( não idênticos) a probabilidade cai para aproximadamente 4,5 %. Pode-se dizer que o autismo tem uma forte tendência de ser transmitido de pais para filhos.

Silva também afirma que além dessas causas, não se pode descartar a hipótese de que crianças com predisposição genética ao autismo estão sujeitas a fatores ambientais. ( uso de medicamentos na gestação, bebidas alcoólicas, intoxicação alimentar e uso de substancias abortivas. Até agora todos esses fatores externos não tem comprovação estabelecida, portanto a genética ainda é a causa mais provável do funcionamento mental autistico.

DIAGNOSTICO

Para o diagnostico seja realizado com êxito é fundamental que o profissional tenha experiência no assunto, e que entenda profundamente sobre os comportamentos infantis de forma geral. Além desses instrumentos, ele precisa estar muito atento a histora de vida do paciente, que deve começar desde mesmo antes da criança nascer.Após o nascimento é necessário que os pais fiquem atentos as características tais como :

1- Isolamento

2- Dificuldade de se comunicar , falar e gestos

3- Falta de interação e comportamento inadequados

4- E ficar atento as repetições .

Geralmente o diagnostico é feito por uma equipe multidisciplinar (pediatra- neuropediatra ou psiquiatra infantil/ psicólogo) para um melhor diagnostico e consequentemente abordagem de tratamento e acompanhamentos adequados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com