TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auto Escola

Exames: Auto Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 5

I. Apresentação da empresa (FASE A)

FASE A:

Descrição geral e perfil geral da empresa

1. Razão Social: RDL Comercial ltda.

2. Nome: Supermercado Confiança

3. Ramo de atividade: 47.11-3/02

4. Principal produto: Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – Supermercados.

5. Número total de funcionários: 9 (nove)

6. Organograma

II. Estudo de caso da organização (FASE B)

Supermercado Confiança

O supermercado existe com o objetivo de levar comodidade e preços baixo para os moradores dos bairros Bacuri e região que corresponde a uma população de 50.000 habitantes tem razão social “supermercado RDL LTDA. Como os bairros que serão atendidos pelo Supermercado Confiança tem uma extensa movimentação noturna, o mesmo funcionará em 3 turnos sendo de segunda a sábado das 07:00 às 24:00 os sócios são

Leonardo Bezerra, Rosana Paula, Raquel Gomes Dinéia Medrado e Regina Araujo. Os quais também integrarão o quadro de funcionário da organização.

O pró-labore de cada um dos sócios será com base no valor de mercado retirado a cada vencimento e sendo os mesmos contabilizados como despesas administrativas.

Ao fim de cada ano, os sócios procederão a um levantamento, realizando a prestação de contas do balanço patrimonial, dos resultados econômicos apurados no exercício do período, e após deduções previstas e formação de reservas consideradas necessárias, os lucros/prejuízos serão absorvidos integralmente pelos sócios.

O supermercado Confiança atuará na Cidade de Imperatriz-ma, atendendo o bairro de Bacuri e suas circunvizinhanças. O estabelecimento possui uns cinco concorrentes direto (mercearias em expansão), além da concorrência com um grande supermercadista que atende toda cidade. A capacidade de atendimento é de 200 clientes por dia.

Os produtos comercializados são de gênero alimentício (bebidas, frios, frutas, legumes e verduras,) produtos de limpeza, higiene e sacarias.

O quadro de empregados contará com 12 funcionários alem dos 05 sócios.

Sendo:

Três caixas: que farão o atendimento no PDV, abertura e fechamento de caixa

Dois empacotadores: para empacotar as compras dos clientes, auxiliar nos serviços gerais e devolução de produtos para as gôndolas.

Dois entregadores: Levar as compras dos clientes até em casa, auxiliar nos serviços do estoque.

Um repositou: repor os produtos nas gôndolas, e serviço gerais

Um estoquista: serviços de estoque, pesagem serviços gerais

Um auxiliar de escritório: serviços de banco, almoxarifados, cobranças de cheques de terceiros.

Um açougueiro: cortes de carnes e atendimento ao cliente.

Um auxiliar de açougue: auxilia na pesagem e no corte e faz atendimento ao cliente.

Com o aumenta da clientela, os sócios do Supermercado Confiança tem enfrentado uma série de problemas, espaço pequeno, necessidade de pessoal, necessidade de aquisição de um veiculo para entrega.

O desafio da organização é conseguir financiamento para implementar os negócios

Crescer com equilíbrio é um aspecto positivo do negocio, mas as taxas de juros para financiamento com uma carência pequena pode interferir nas receitas.

Parte 1: Disciplina “Introdução ao Direito”

Natureza jurídica da empresa

Para a empresa ser considerada legalmente constituída, é necessário o seu registro nos órgãos competentes. Nesse sentido, quais os procedimentos para registro da empresa selecionada?

• Cópia autenticada dos documentos pessoais dos sócios, comprovante de residência, contrato de locação ou escritura de propriedade, do IPTU da sede da Empresa.

• Registro de sociedade comercial e o enquadramento como Micro-empresa.

• SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL para providenciar a inscrição federal no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ e posteriormente, procurar a SECRETARIA ESTADUAL DE FAZENDA para sua inscrição estadual, esta inscrição deve ser feita após o arquivamento do contrato social na Junta Comercial.

• Municipal para retirar o Alvará de funcionamento.Leve a documentação anterior. Para realizar esta etapa é preciso ter o Registro da Junta Comercial, o CNPJ e a aprovação prévia do local.

• OBS: Verifique junto a Prefeitura, o valor da Taxa de Recolhimento Anual TLIF (taxa de localização, instalação e funcionamento).

Qual a espécie de sociedade empresarial existente neste estudo de caso? Explique-a.

• Natureza jurídica da empresa: 206-2 – Sociedade empresária limitada

Parte 2: Disciplina “Comportamento Organizacional”

a) Desenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com