TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autoestima E Autoimagem

Artigo: Autoestima E Autoimagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 5

Considerações sobre:

Autoconceito, Autoestima e Autoimagem e Auto avaliação da personalidade

O autoconceito constitui-se de 3 componentes:

a) Cognitivo: são as características que a pessoa vê quando olha para si mesma.

b) Afetivo: caracterizado pelos afetos, emoções e avaliações.

c) Comportamental: o autoconceito influi na forma de se comportar e perceber o mundo.

O indivíduo, por volta dos 5 ou 6 anos, começa a verbalizar seus sentimentos, isto faz com que se torne possível verificar seus julgamentos de forma mais clara. (Bee, 1977)

Para a criança pré-escolar, as relações sociais ocorrem no âmbito familiar. À medida que a criança começa a movimentar-se e freqüentar outros ambientes, inclusive a escola, suas experiências sociais ampliam-se e a criança passa a ter uma compreensão maior dos tipos de relações interpessoais (Mussen, 1970).

Diferentes estudos analisam a relação entre o autoconceito e o rendimento dos alunos na escola, porém são poucas as pesquisas realizadas com crianças pequenas devido à dificuldade de aplicar provas. Portanto, apesar de não ficar clara a relação causal entre estas duas variáveis, conclui-se que existe uma relação positiva entre elas (Sánchez & Escribano, 1999).

Albuquerque e Oliveira (1999) apresentam que auto-estima é um dos constituintes do autoconceito mais importantes, sendo entendida como o processo de avaliação que o indivíduo faz das suas qualidades ou dos seus desempenhos. De acordo com Virtue (1998), a auto-estima é um conjunto de opiniões e sentimentos que uma pessoa tem sobre si mesma. Pessoas que gostam de si e respeitam suas próprias vontades são também geralmente respeitadas pelos demais.

A auto-imagem e a auto-estima se transformam em todas as pessoas devido ao processo de crescimento e cada fase da vida acrescenta algo. Porém traumas ou uma auto-estima excessivamente baixa pode impedir que haja progresso do individuo. Para Bee (1977), as crianças com baixa auto-estima são mais ansiosas e menos eficientes em grupo. É possível notar que um indivíduo possui baixa auto-estima quando este não tem uma opinião muito favorável sobre si, não se sente digno de respeito ou de amor e utiliza-se de um dos seguintes recursos por receio de que pelo fato de pensar e sentir-se desta forma seja rejeitado pelas pessoas (Virtue, 1998).

1- Passividade: a pessoa não se impõe e aceita ser manipulada por outras pessoas.

2- Agressividade passiva: emitir comportamentos contrários à sua vontade.

3- Agressividade: ameaça as pessoas para conseguir o que deseja.

Por vezes, a criança possui uma idéia do que pode desempenhar e se comporta de forma a confirmar isto. Entretanto, se não consegue, ela se pune devido ao fracasso (Bee, 1977).

Pessoas são isoladas em nossa sociedade por diferença de raça, posição econômica, aparência, sexo, idade, etc. Esta discriminação provoca ou reforça uma visão pobre de si mesmo e observa-se que pessoas com baixa auto-estima tendem a desenvolver mais facilmente transtornos psicológicos e físicos (Sánchez & Escribano, 1999).

A auto-estima está correlacionada com a ocorrência de depressão, porém não se estabelece uma relação causal, elas apenas se elevam ou se reduzem na mesma proporção (Bee, 1997).

Segundo o método psicodinâmico criado por Eric Berne, chamado Roteiro de Vida ou Script, a criança pode adquirir uma visão não realista acerca de si mesma perante pais e figuras importantes e isto deverão ser reavaliadas (Lima, 2003).

Também se pode dizer que um autoconceito positivo contribui para que o indivíduo tenha um bom desempenho social, afetivo e intelectual (Sánchez & Escribano, 1999). Virtue (1998, p.30) afirma que “diversos estudos chegaram à conclusão de que os indivíduos donos de uma elevada auto-estima costumam obter sucesso em seu meio social, exercendo atração sobre as outras pessoas e conquistando muitos amigos”. Para manter uma auto-estima saudável é necessário cuidar bem de si mesmo.

Estudos comprovam que,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com