TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automação Na Armazenagem: Desenvolvendo E Implementando Projetos De Sucesso

Trabalho Universitário: Automação Na Armazenagem: Desenvolvendo E Implementando Projetos De Sucesso. Pesquise 804.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  2.792 Palavras (12 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 12

Automação na Armazenagem: Desenvolvendo e Implementando Projetos de Sucesso

No Brasil se torna cada vez maior o número de projetos de automação na armazenagem, desde os mais simples, envolvendo apenas sistemas de separação de pedidos, passando por transelevadores, até os mais sofisticados onde toda operação tem um mínimo de intervenção humana. Além disto dezenas de fornecedores de softwares de gerenciamento de armazéns (WMS) já se encontram no país, tendo instalado seus produtos em mais de 400 empresas. Seguimos, portanto, uma tendência natural de sofisticação das operações de armazenagem, tendência esta já observada em países onde o reconhecimento da importância da logística para a competitividade das empresas é uma realidade.

A implantação de sistemas automáticos, seja de movimentação de materiais seja de gerenciamento da operação é, na verdade, uma reação às demandas de um novo ambiente de negócios, com clientes mais exigentes e competição acirrada, levando as empresas, muitas vezes, a implementar mudanças radicais nas estruturas de armazenagem e distribuição.

1. Artigo a ser publicado na Revista Tecnologística no Caderno Centro de Estudos em Logística, de abril de 1999.

Novas demandas sobre as estruturas de armazenagem

Menos dispostos a carregar estoques, os clientes procuram fazer pedidos cada vez menores e com maior freqüência, forçando o estoque para trás na cadeia de suprimentos. A redução do tamanho do pedido aumenta a demanda pelas operações de picking, além de dificultá-las quando se trabalha com pedidos de caixas quebradas.

As indústrias tem aumentado o número de sku’s para atingir nichos de mercado específicos. Além disto, variações nos tamanhos das embalagens com que os produtos são comercializados no varejo, aumentam o número de itens a serem controlados, processados e manuseados nos armazéns, implicando em diminuição da produtividade, maior necessidade de espaço e maiores custos administrativos.

Por estarem trabalhando com níveis de estoque mais baixos, os clientes demandam menores tempos de resposta dos seus fornecedores aumentando a pressão por agilidade nos centros de distribuição, que passam a ter menor tempo entre o recebimento do pedido e sua expedição nas docas.

Também por trabalharem com baixos estoques, os pedidos recebidos incompletos ou errados tem grande probabilidade de levar a falta de produtos e perdas de venda, tornando a tolerância dos clientes a erros dos distribuidores a praticamente zero. E como agravante, considerando que os pedidos se tornam menores, de maior frequência, o custo para corrigir os erros é muito maior!

Novas exigências para as operações de armazenagem

- Pedidos mais freqüentes e em quantidades menores

- Ciclos do pedido mais curtos

- Aumento do número de sku's em estoque

- Tolerância zero a erros

- Competição baseada no ciclo do pedido e na qualidade

Impactos operacionais trazidos pelas novas exigências

- Aumento das atividades de recepção expedição

- Aumento da carga de trabalho devido ao número de pickings

- Aumento da atividade de controle de qualidade

- Aumento do custo de carregar estoque

- Maior necessidade de espaço para estocar um número maior de sku's

- Diminuição da produtividade por empregado

- Aumento dos custos administrativos: maior circulação de informação e necessidade de controle

Figura 1 - Novas exigências sobre as operações de armazenagem e seus impactos operacionais

Fica claro portanto, que as instalações de armazenagem tradicionais, que possuem processos baseado em papel, que operam com sistemas computacionais que rodam em "batch" ou que foram projetadas para maximizar a utilização do espaço, não a eficiência do fluxo físico, terão uma enorme dificuldade em atender estes novos requisitos (figura 2). Em alguns casos será praticamente impossível.

Figura 2 - Conseqüências sobre as estruturas tradicionais de armazenagem

Estas conclusões nos levam a esperar uma aceleração no processo de adoção de novas tecnologias para armazenagem, ainda mais no Brasil que está praticamente iniciando este movimento.

Complexidade e risco no desenvolvimento dos projetos de automação

Os projetos de automação são complexos pois envolvem a integração de várias tecnologias relacionadas aos sistemas de gerenciamento (WMS), aos mecanismos de captura e visualização de informações como códigos de barra, terminais remotos, sistemas de rádio-frequência e scanners e aos equipamentos de manuseio, transporte e estocagem de materiais. Dependendo da extensão da integração com clientes e fornecedores, poderão envolver também sistemas eletrônicos de troca de dados (EDI). Todo este conjunto deve operar com uma unidade que terá um melhor ou pior desempenho dependendo de seu correto dimensionamento, dos procedimentos operacionais adotados e da existência de pessoal qualificado e treinado para tirar o maior proveito do potencial do sistema.

Os altos investimentos envolvidos e o enorme esforço necessário para sua implementação exigem uma abordagem extremamente disciplinada no desenvolvimento e execução do projeto. Embora isto seja claro, é comum haver uma desproporção entre os gastos realizados em equipamentos e softwares e os gastos em tempo e pessoal dedicado às etapas anteriores de planejamento em vários projetos que tem sido realizados.

Não é raro encontrar projetos com investimentos da ordem de milhões de dólares e que tiveram falhas por falta de planejamento adequado impedindo o atingimento das metas estabelecidas. Para dar um exemplo recente, uma empresa varejista que investiu em uma linha automatizada de picking em seu centro de distribuição, teve que continuar com sua linha manual operando em paralelo por problemas de sub-dimensionamento das estações de trabalho automáticas. O objetivo inicial que era o de aumentar a capacidade para atender a uma demanda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com