TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automação na Pintura

Por:   •  21/5/2015  •  Monografia  •  2.259 Palavras (10 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

        O objetivo deste trabalho é a construção de um mecanismo automatizado que substituirá a presença do homem em trabalhos de pintura em paredes; a precisão desses robôs abriu novas idéias e desafios, nas áreas de pesquisa visando hostilizar mais técnicas com que amplie novos domínios para facilitar cada vez mais a ação humana, a pintura, por outro lado, é mais lenta e delicada, e só se mostra precisa quando muito trabalhada, o intuito deste trabalho é unir os benefícios de ambos, visando aumentar a precisão da pintura e manter a velocidade de um robô, assim as pinturas sairiam bem feitas e rápidas.

No primeiro capitulo, relata sua parte histórica, quando os homens das cavernas pintavam as rochas representando situações como forma de “contar sua história” já que estes não possuíam linguagem completa, assim a pintura se mostrou um elo importante, que com a complementação da linguagem, a pintura se tornou uma forma de decoração, e a tecnologia da pintura evoluíram consideravelmente, desde pintar com as mãos até pincéis de fibra, rolos, e agora, com a introdução de máquinas auto controladas (robôs), se mostra acompanhando a evolução da tecnologia.

No segundo Capítulo,expressa sobre a robótica mais atualizada, onde o homem vem criando novas tecnologias para tentar ter mais conforto no seu dia-a-dia, coisas simples como pintar uma parede de uma residência pode ser facilmente e substituída pela ação de um robô, que além de dar mais tempo para a ação humana possui mais precisão e consequentemente, menos falhas.

No terceiro capitulo, apresenta pesquisas sobre os materiais e suas características que serão utilizadas na construção do protótipo, o mercado de engenharia e algumas empresas relacionadas investem fortemente nessa nova área, que é nova apenas na prática, pois os robôs são alvo dos cinemas e das histórias em geral há muitos anos, porém, somente foi possível a criação de um robô mais recentemente, e a mídia reforça essa idéia com filmes como Transformers e Exterminador do Futuro, na qual também é reforçada a idéia de que os robôs se voltariam contra a humanidade.

Objetivos

Objetivo geral

        Este trabalho tem a pretensão de criar um robô capaz de pintar ambientes internos e externos de residências, na qual será usado um braço mecânico acoplado, para obter o seu total funcionamento.

Objetivo especifica

        Construir um protótipo capaz de realizar funções ligadas à pintura residencial, no qual será implantado um sistema de precisão para seu funcionamento, Implantar articulações no mesmo para facilitar, a realização de seus objetivos, no qual serão programados.

Automação Industrial

        A Automatização industrial, é a aplicação técnica computadorizada, de softwares o equipamentos específicos em uma determinada máquina, com o objetivo de aumentar a sua eficiência, ou seja, sua velocidade  de produção, com isso reduz relativamente  a mão de obra em qualquer um de seus processos, acarretando na diminuição dos custos. Foi nos anos 50, mais conhecido como os anos dourados , que o termo automação começou a ganhar força, descrevendo-se como a movimentação automática dos materiais.

        Com a evolução da automação, que já vinha sendo explorada no século XVIII, e o aperfeiçoamento dos processos de produção,houve a  mudança do processo artesanal para o  produção industrial na Inglaterra, cada vez mais maximizando a produção, com o menor consumo de energia e obras  primas,  diminuindo a emissão de resíduos nocivos, e com isso melhorando as condições de segurança e trabalho , reduzindo drasticamente  os esforços e a intervenção  humana.

         Alguns especialistas consideram hoje a Automação Industrial como a " Terceira revolução Industrial ". No qual houve a combinação de processos mecânicos e também de tecnologia da informação aplicados na indústria que transformou os modelos de produção industrial implantados pela Ford e por outros pioneiros do mercado no século XX.A automação é facilmente confundida com a mecanização, mesmo que as duas palavras venham a ter quase o mesmo significado, ambas as áreas abordadas são diferentes, a automação consiste em realizarmos algum trabalho através de maquinas, ,já a mecanização consiste ao empregar maquinas a alguma tarefa substituindo o trabalho físico.

1.1 Evolução

        Os sistemas de automatização estão presentes basicamente em quase tudo em que nos cerca, facilitando cada vez mais nossas tarefas, até mesmo aquelas que parecem ser simples. Desde a pré-história o homem já vinha tentando mecanizar suas atividades cotidianas, com isso surgiu varias invenções, que vieram poupar o esforço para realizar certos tipos de trabalhos que exigiam muita força e habilidade. Foram desenvolvidas as primeiras invenções simples e semi automáticas, mas foi só no começo do século XX, que esses sistemas foram se tornando completamente automáticos.

        A necessidade do aumento da produtividade e de produção, fez com que aumentasse a necessidade de inovações tecnológicas cada vez mais convincentes, com isso as maquinas teriam que ter uma maior capacidade de produção com maior rapidez e precisão.Em 1954, surgiram os primeiros robôs,(do tcheco robota, que significa “escravo”) criado pelo americano George Devol,inicialmente eles substituíram a mão de obra para transportar materiais perigosos.

        Logo depois, muitas industrias começaram utilizar robôs em suas linhas de produção, acarretando numa maior produção e rapidez, dando-lhes mais tempo e dinheiro para investirem cada vez mais na automação industrial. Ao longo dos anos o homem vem querendo cada vez mais facilitar sua ações de cotidiano, idealizando que automatizando , traria mais beneficio há ele.

        A Automação vem trazendo formas mais interessantes de realizarmos tarefas que exijam mais resistência física e também mostrando que ao automatizar algo, ganhamos tempo, e mais dinheiro, pois alguns processos feitos por força humana demorariam muito mais do que um processo feito por força maquinaria.

1.2 Computação e os benefícios para a Automação

        Hoje, os computadores podem ser considerados a principal base da automação industrial, a partida evolução dos computadores, é possível considerar que o desenvolvimento da automação é ligada a essa evolução de um modo geral.Em 1948, John T. Parsons, criou um método que consistia o uso de cartões perfurados com informações que serviam para controlar uma maquina-ferramenta, e foi assim que surgiu o comando numérico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com