TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino: Caraterização de unidade Escolar

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP INTERATIVA

Marilze Rodrigues Silva

RA: 1431638        

Artes Visuais

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE

UBERABA – MG

2015

MARILZE RODRIGUES SILVA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA- COMUNIDADE

TRABALHO ACADÊMICO

Profa. Raquel Maia Bokums

UBERABA – MG

2015

INTRODUÇÃO

Serão vistos aqui, algumas necessidades reais diárias de alunos carentes, que contam com o esforço e dedicação de profissionais, aptos a atenderem suas necessidades educacionais e muitas vezes emocionais.

Diante de um levantamento crítico e observador, aponto alguns itens relevantes, para um ensino digno, chamando a atenção para um esforço maior das autoridades e principalmente para um esforço dos na criação de seus filhos, que simplesmente “jogam” seus filhos em uma escola, responsabilizando a pela criação destes. Gostaria que este fosse um caso isolado, mas é a realidade de muitas famílias. Devemos ter senso, para socializar as crianças. Com a ajuda de cada setor, chegaremos á um mundo muito melhor do que o atual.

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR

 A Escola Estadual São Benedito, localizada na Rua Varginha, 60 – Bairro São Benedito,  fica há uma distância aproximada de 2 km de minha residência, na Rua Rio Grande do Norte, 100 – Bairro Santa Maria. A Escola é mantida pela Secretaria de Educação de Minas Gerais.

A localização da escola não é compatível com o acesso dos alunos, que em sua maioria são de  vários bairros da periferia, havendo um certo abandono da população do próprio bairro em relação à escola se deslocando para escolas de outros bairros, mais estruturadas, ou havendo até um certo preconceito da população.

O espaço físico da escola precisa de uma melhor adaptação. Por Exemplo,  a secretaria deveria ser a porta de entrada da escola e isso não acontece, não sendo adequado há proposta pedagógicas. Em relação ao número de alunos da escola o espaço das salas é considerado adequado.

Não há salas – ambiente. A biblioteca da escola está interditada, por problemas estruturais.

A sala de informática é utilizada raramente pelos professores e alunos para pesquisas de trabalhos, jogos interativos e pedagógicos. Alguns professores ainda resistem à utilização de tais recursos, atingindo parcialmente os objetivos desejados.

Gostaria de tecer alguns elogios à alguns dos professores que conseguem trazer para suas salas de aula as tecnologias usadas pelos alunos fora da sala e assim poder criar um vínculo com a teoria e prática. Observa-se uma clientela carente, principalmente de hábitos, portanto, faz se necessário a interação entre o saber e o viver.

CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO ESCOLAR

A participação dos  profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica , foi participativa, através de reuniões, primeiramente com cada departamento, depois a união de todos para a complementação e finalização dos documentos.

Na escola existe um conselho, o colegiado, que é um instrumento de democratização das decisões, que dá lugar a vivência democrática de ideias; é um órgão coletivo de decisão e análise dos problemas da escola, contando com a participação também dos alunos, pais, professores e demais funcionários.

É realizado um encontro com todos para definir a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar da instituição. Todos se unem para um único objetivo, educar.

ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA

As escolas estaduais recebem uma resolução a qual tem a finalidade de reestruturar a escola, tem um quadro escolar para seguir.

A escola oferece os cursos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental; sendo dois turnos: matutino e vespertino.

É verificado alguns aspectos para a efetivação das turmas,. Por exemplo: número de alunos do ano anterior, perfil da escola, clientela e quantidade, ao calendário tem o SER e só adequam aos vossos projetos.

A permanência dos professores na escola, é coordenada diretamente pelo diretor e supervisor da escola. Seguem uma resolução que estabelece as horas atividades que cada professor deve cumprir, exceto as reuniões de módulo II que todos devem participar quando convocados.

Os planos de ensino são elaborados coletivamente por área de ensino com a contribuição e a articulação do supervisor escolar de acordo com as matrizes curriculares, CBC´S, etc.

O sistema de avaliação e recuperação dos alunos funciona basicamente assim: quarenta por cento de trabalhos, atividades rotineiras, etc  e sessenta por cento em avaliações divididas em dois por cada bimestre.

A recuperação é paralela.

As reuniões de pais se dão a cada bimestre. Quando há necessidade convocam os pais. Quarenta por cento dos pais procuram a escola espontaneamente, os demais só quando são convocados. Observa se que esta interação necessita de muitas mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (298.9 Kb)   docx (879.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com