TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação do leitor no nos Anos Finais do Ensino Fundamental no contexto escolar

Por:   •  12/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

NOME:.............., RU:....

TURMA: 2015

TCC PROJETO

FLORIANO PI

2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

NOME:.............., RU: 1111111

TCC PROJETO.

TURMA: 2015

FLORIANO PI

2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

IDENTIFICAÇÃO

Nome: >>>>>>>>>>>>

RU: 1111111111

1.TEMA

A formação do leitor no nos Anos Finais do Ensino Fundamental no contexto escolar.

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A prática da leitura na formação do aluno leitor do ensino fundamental no ambiente escolar.

2.PROBLEMATIZAÇÃO

Em um mundo de transição em que tudo está mudando a cada dia, em que os alunos de hoje por qualquer motivo não tem um contato diário com a leitura. Como resgatar o prazer pela leitura tornando-o um aluno leitor?

3.JUSTIFICATIVA

O presente artigo de caráter bibliográfico é uma reflexão a respeito do mundo da leitura como foco no processo de ensino aprendizagem através da leitura, integrando a ação e reflexão, tão necessários para que o trabalho docente se efetive com sucesso.

Baseado em pesquisa e fundamentação teórica, que serviram de instrumento reflexivo satisfatório, visando uma maior atualização do professor como elemento norteador para um conhecimento satisfatório educação. Assim destaca-se uma educação para a vida, que forme leitores e escritores capazes transformar o meio onde está inserido, sendo instrumento que possibilite ao educando a educação integral. Aliando teoria e prática pela qual perpassa a capacidade de reflexão e crítica, sendo efetivamente um instrumento que considere o individuo como sujeito do seu próprio conhecimento, participando ativamente do contexto sociocultural, do qual faz parte a transformação social.

4.OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Este trabalho tem como objetivo analisar uma proposta que seja adequada e contemple organizar as relações das diferentes áreas do conhecimento. Baseado em pesquisa e referencial teórico, utilizando leitura como foco principal para o desenvolvimento do individuo. Sendo assim, o educando poderá intervir no meio que esta inserido de forma critico reflexivo, construindo valores essenciais para que esteja preparado para os desafios na atualidade. Estando cientes de que nas escolas públicas, os alunos em sua grande maioria proveniente de classes populares demonstram que seus contatos com a leitura não apresentam o mesmo significado, os aspectos muitas vezes apresentados na prática pedagógica dos professores, fato diretamente ligado a maneira como o trabalho com a leitura é geralmente desenvolvido nas escolas, muitas vezes criando situações de desinteresse e apatia já que as atividades escolares não estão de acordo com o cotidiano.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Analisar aspectos teóricos da Metodologia de aprendizagem baseada na leitura;

• Investigar as dificuldades encontradas pelos alunos no que diz respeito ao desinteresse pelo habito da leitura.

5.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Vivemos em um mundo onde saber ler e escrever é algo primordial e essencial e a partir da leitura de mundo que o/a aluno (a) consegue estar inserido/a na construção de sua leitura, sendo essa bastante desafiadora, pois se faz necessário produzir bons leitores/a e consequentemente bons escritores/a.

A leitura proporciona momentos de liberdade, ao ler o indivíduo se projeta ao imaginário e utiliza dessa leitura para organizar seus pensamentos e inteirar-se do mundo.

Sobre a formação de leitores, os PCNs nos orienta que:

É no interior deste que muitos alunos ou desistem de ler por não conseguirem responder às demandas de leitura colocadas pela escola, ou passa a utilizar os procedimentos construídos nos ciclos anteriores para lidar com os desafios postos pele leitura com autonomia cada vez maior. Assumir a tarefa de formar leitores impõe à escola a responsabilidade de organizar se em torno de um projeto educativo comprometido com a intermediação da passagem do leitor de textos facilitados (infantis ou infanto-juvenis) para o leitor de textos de complexidade real, tal como circulam socialmente na literatura e nos jornais; do leitor de adaptações ou de fragmentos para o leitor de textos originais e integrais. (BRASIL- PCNs, 1998. P, 70).

A formação do aluno/leitor transita, necessariamente pela capacitação do professor/leitor. A paixão pela leitura se alimenta da exemplaridade que desencadeia o interesse, a motivação, e o encantamento pelo mundo das letras. Este estímulo demonstrado pelo professor deve ser contemplado por qualidades profissionais e técnicas e pelo domínio conceitual. O saber teórico, conjugado com atitudes e habilidades, sustenta a tríade sobre a qual toda situação de ensino e aprendizagem é consolidada: o aluno, o professor e o conteúdo, o qual abrange neste caso o comprometimento com o ato de ler.

A leitura então possui um papel importante que é o de unir as pessoas e colocá-las em situação privilegiada, pois desempenha e fortalece laços. De acordo com Ferreiro (p.85, 1990) nos diz que a invenção da escrita foi um processo histórico de construção de um sistema de representação e não um processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com