TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava 3 Atividade

Por:   •  27/5/2015  •  Resenha  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Disciplina: Direito e Legislação

Nome

Rafaela Conceição Gonçalves

RA

8207958591

Atividade de Autodesenvolvimento

        


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Direito e Legislação

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Direito e Legislação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Princípio da capacidade contributiva e o Imposto de Renda

O princípio da capacidade contributiva, tambem conhecido com principio da capacidade econômica, é uma desagregação do princípio da igualdade no Direito Tributário, representando a concretização do mesmo em benefício de uma justiça social.

Seu intuito é buscar uma sociedade mais justa, onde os que possuem mais riqueza tem maior tributação.

Capacidade contributiva nada mais é que a capacidade de pagar tributo, ou seja, cada um deve contribuir na proporção de suas rendas e haveres, livremente de sua disponibilidade financeira.

É compreendida em dois sentidos, Objetivo onde existe uma riqueza a ser tributada, e em Subjetivo onde determina qual parcela da riqueza pode ser tributada em face das condições individuais.

O imposto de renda é um imposto geral sobre a renda de toda pessoa física ou jurídica, sua função primária é representar a principal fonte de receita tributária da União. E secundária, possui função extrafiscal, foi criado para custear guerras e hoje é a maior fonte de receita de políticas públicas. Além de um forma de captação de recursos para financiamento dos encargos do governo, o Imposto sobre a Renda constitui, ainda, um importante instrumento de política econômica.

A relação entre os dois existe em razão da personalização do tributo, ou seja, é mais fácil aferir-se a capacidade contributiva e posteriormente atingir a justiça fiscal.

O princípio da capacidade contributiva diz que todo cidadão contribuinte tem direito a saúde e educação gratuitos, se caso ele usar serviços particulares, pagando por eles,terá que ser restituído, pois, é dever do Estado garantir serviços de saúde e educação, já que é cobrado Imposto sobre a Renda, que incide sobre acréscimo patrimoniais.

A realização plena e efetiva do princípio da capacidade contributiva quando da tributação da renda e dos proventos de qualquer natureza, conclui-se pela dedução completa e irrestrita de todos os gastos que o cidadão realiza com despesas de saúde e educação, que são despesas indispensáveis para promoção de sua dignidade.

Referências bibliográficas

Disponível em:

Acesso em 11 de maio de 2015

Acesso em 11 de maio de 2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (462.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com