TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava- Casas Soberba

Por:   •  28/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Curso: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Unidade de Ensino: FACULDADE ANHANGUERA

NOME

Gislene

RA

Tutora

Ana Santos Batista

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Curso: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Unidade de Ensino: FACULDADE ANHANGUERA

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Gestão do Conhecimento, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora Ana Santos Batista.

Anhanguera Educacional

2015

RELATÓRIO: Casas Soberba

Introdução

O desafio proposto para a realização desse trabalho será fazer uma consultoria para propor soluções rápidas e eficientes para a Empresa Soberba que passa por uma crise e está à beira da falência.

O modelo de criação de conhecimento de Nonaka e Takeuchi irá ajudar a empresa no momento difícil que está passando e é isso que vou desenvolver no decorrer do trabalho.

Objetivos

Para podermos entender a amplitude que é o gerenciamento devemos definir o conhecimento e de onde ele deve ser notado, com os dados e as informações corretas.

As organizações não deve tratar a Gestão de conhecimento de forma limitada, muitas vezes eles pensam que ao adotar a tecnologia de comunicação e informações tudo será solucionado mais fácil.

Gerenciar envolver um processo longo e criterioso e os resultados sempre será a médio e longo prazo.

As ações de compartilhamento e a utilização de conhecimento entre as pessoas envolvidas são essenciais nesse processo, e a tecnologia de comunicação e informação deve ser utilizada como um suporte.

Procedimentos

O gestor é de imensa importância na organização, pois ele tem o poder de desenvolver e multiplicar o conhecimento na empresa. Quando ele transforma o conhecimento Tácito para Explícito ele semeia liderança e aperfeiçoando os rendimentos os funcionários se sentirão responsáveis por sua atividade.

A criação de uma ferramenta interna como uma rede social on-line na empresa desenvolveria o conhecimento coletivo dos funcionários, que converteria o conhecimento explicito para explicito.

Uma forma da Casas Soberba aproveitar o conhecimento tácito dos seus funcionários e deixa-los socializar entre si, o contato direto desenvolve o conhecimento, e isso os deixará mais motivados.  A socialização é focada no compartilhamento de experiências.

Os três princípios básicos da Gestão do Conhecimento para a Casas Soberba são:

A valorização do conhecimento Tácito dos funcionários, pois se trata de um conhecimento adquirido há anos pelos funcionários e que é difícil transmiti-lo em palavras, mas ele pode ser transmitido pela convivência, interações e o contato direto com os outros funcionários.

Investir no conhecimento explícito dos funcionários, como cursos e palestras, pois ele é facilmente comunicado e compartilhado.

A Combinação seria como uma trocar de conhecimentos em redes como e-mail, reuniões e documentos.

Desenvolvimento

Na Socialização da empresa Casas Soberba é necessário o diálogo. Com diálogo entre todos que querem ajudar a empresa a sair das dificuldades ficará mais fácil à socialização, contendo-a seria uma maneira fácil de obter resultados, obter novas opiniões, e sugestões que ajudem a recuperar a empresa. Na externalização o dialogo será usado de forma que todos possam compartilhar suas ideias e conhecimentos e refletirem sobre tudo o que está acontecendo na empresa onde será criado um novo conceito. Na combinação todo conhecimento explícito será aplicado à empresa vai associar seus conhecimentos de gestão e sua aprendizagem da inovação para tratar da empresa voltada ao seu público e seus sócios. Com sua aprendizagem fará com que seus funcionários consigam trabalhar em grupo, e se disponibilizar de mais opiniões de fora, e que possam agradar seu público para não ir á falência. Na internalização é preciso o profissionalismo dos gerentes e demais superiores e sócios para interagir e colocar em prática toda a sua aprendizagem dentro da empresa com os demais funcionários. Na empresa Casas Soberba  foi preciso decidir com quais ferramentas agir e quais as decisões certas a tomar. Usando os métodos de gestão do conhecimento e de inovações, foi preciso instalar alguns procedimentos em sua empresa para conseguir levantá-la novamente e não deixa-la cair no mercado. A empresa estava à beira da falência, poderia ser fechada por falta de clientes, por falta de confiança que seria passada para o público, e com a ajuda de novos procedimentos ela pode estar de novo no mercado e competir de forma igual ou até melhor com outras empresas, A mudança é necessária com novos programas, novas ideias e com uma nova aparência e acima de tudo com respeito à opinião dos funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (122.1 Kb)   docx (168.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com