TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação De Mediação De Conflitos

Exames: Avaliação De Mediação De Conflitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  1.442 Visualizações

Página 1 de 6

Avaliação: AV1 - 2010.2 - MEDIAÇÃO DE CONFLITOS- DPU0482

Disciplina: DPU0482 - MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Tipo de Avaliação: AV1

Aluno: 201001061713 - MAURÍCIO DAMIÃO MONTEIRO

Nota da Prova: 4.5 Nota do Trabalho: Nota da Participação: Total: 4,5

Prova On-Line

Questão: AV120101DPU0482044 (88623)

1 - Historicamente, a Mediação era a atividade própria de um grande facilitador como intermediário, que relacionava dois elementos diferentes. Podemos enfatizar que: Pontos da Questão: 1

Fora do âmbito comercial, há indícios históricos de que a solução de disputas conjugais surgiu logo após a criação dos tribunais no Império Romano, como mecanismo alternativo extrajudicial.

No Alcorão há normas que norteiam a intervenção de um terceiro apaziguador durante a ruptura conjugal.

Se remontarmos a Grécia antiga, os filósofos gregos entendiam que a mediação era precária como o processo para conjugar dois elementos diferentes.

Não temos apontamentos históricos da prática da mediação na idade Média. No entanto, sabemos que no comércio, quando um povo iniciava uma transação com outro, necessitava de um interprete de língua e de costume, para ajudar.

Questão: AV120101DPU0482005 (88236)

2 - “Em uma escola, dois alunos iniciam uma discussão sobre a utilização de equipamento no laboratório de aula prática. O professor, ao perceber que os jovens estavam falando alto e ao mesmo tempo, intervém e orienta para que, cada qual, exponha sua posição com tranqüilidade e que seja, cada um, ouvido com atenção pelo outro. Após alguns minutos, então, os alunos conseguem chegar a uma alternativa conjunta de solução para o problema.”

A situação descrita caracteriza-se pela:

Pontos da Questão: 1

ausência de um modelo cooperativo na solução de conflitos.

importância do diálogo na resolução de controvérsias.

necessidade do indivíduo em não abrir mão de sua posição.

presença da lógica determinista binária.

Questão: AV120101DPU0482066 (88653)

3 - Considerando as características básicas do sistema, analise as afirmativas apresentadas e assinale o item correto: I - O meio-ambiente é o que está fora do sistema, ou seja, não pode ser controlado por ele. II – Logo, o sistema não estabelece uma relação de troca com o meio-ambiente. III – Contudo, dizemos que o sistema pode influenciar o meio ambiente. Pontos da Questão: 1

Falso, falso, verdadeiro.

Verdadeiro, verdadeiro, falso.

Verdadeiro, falso, verdadeiro.

Verdadeiro, falso, falso.

Questão: AV120091DPU0482012 (83235)

4 - São características do método da Arbitragem, à exceção de: Pontos da Questão: 0,5

Pode resolver problemas jurídicos, sem, no entanto, contar com a participação do Poder Judiciário.

Ao optarem livremente pela Arbitragem no passado, as partes, por qualquer justificativa, podem desistir da mesma no futuro.

A cláusula compromissória é inserida em um contrato e redigida antes do início do conflito.

O compromisso arbitral é um contrato próprio para escolher a Arbitragem e redigido após o conflito.

Questão: AV120092DPU0482046 (66014)

5 - Fazendo uma análise do desenvolvimento da mediação entre os indivíduos, podemos concluir que NÃO é apropriado afiançar que: Pontos da Questão: 1

Os donos do conflito são as partes que mantêm, em todos os momentos, o controle do mesmo, dizendo quais são as questões que estão envolvidas, assim como o modo de resolvê-las.

O acordo decorrente de uma mediação satisfaz, em melhores condições, as necessidades e os desejos das partes, já que estas podem reclamar o que verdadeiramente precisam e não o que a lei lhe reconheceria.

A mediação permite o encontro de alternativas que escapam das possibilidades que a justiça ou o árbitro podem oferecer, pois eles estão limitados pelas disposições legais e jurisprudenciais.

À diferença do que ocorre em um processo judicial, no qual na realidade são os advogados que intervêm e manejam o conflito, na mediação são as partes os principais atores

Questão: AV120101DPU0482019 (88596)

6 - “Um pobre cidadão foi levado ao tribunal, porque fora surpreendido furtando um pão. O magistrado dá seu veredicto: fica o réu condenado à pena de recolher em juízo a multa de 50 dólares ... Prossegue o Juiz dirigindo-se à platéia atônita: todos os senhores, respeitáveis cidadãos, estão condenados a se cotizarem até o valor da multa. Numa terra onde um homem rouba um pão para mitigar sua fome, todos nós somos culpados!”

(Extraído da Palestra da Min. Fátima Nancy Andnighi)

O relato apresentado é paradigmático e nos leva a refletir sobre:

Pontos da Questão: 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com