TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação a Distância: Gestão Estratégica na Segurança Pública

Por:   •  29/2/2016  •  Exam  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 1]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Gestão Estratégica na Segurança Pública

Curso: Tecnologia em Serviços Penais

Professor: José Carlos Noronha de Oliveira

Nome do estudante: Thiago Gonçalves da silva

Data: 24/02/2016

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

SITUAÇÃO GERAL

Veja-se integrante do núcleo de planejamento estratégico da Secretaria de Segurança Pública de seu Estado.

Nessa situação visualiza e com base nos itens da Base Estratégica Corporativa existente que os agentes de Segurança Pública devem pautar suas ações de forma a atender ao que o então Secretário Nacional de Segurança Pública Ricardo Balestreri, descreveu:

O agente de Segurança Pública é, contudo, um cidadão qualificado: emblematiza o Estado, em seu contato mais imediato com a população. Sendo a autoridade mais comumente encontrada tem, portanto, a missão de ser uma espécie de “porta voz” popular do conjunto de autoridades das diversas áreas do poder. Além disso, porta a singular permissão para o uso da força e das armas, no âmbito da lei, o que lhe confere natural e destacada autoridade para a construção social ou para sua devastação. O impacto sobre a vida de indivíduos e comunidades, exercido por esse cidadão qualificado é, pois, sempre um impacto extremado e simbolicamente referencial para o bem ou para o mal-estar da sociedade.”

                                                                           Ricardo B. Balestreri

 SITUAÇÕES PARTICULARES                                                                

Para tanto, você verifica que a formação desses agentes, a recliclagem de seus conhecimentos e especializações diversas que se fazem necessárias durante suas carreiras, devem ser conduzidas em ambientes escolares e em campos de instrução adequados e conduzidos por profissionais da elite de suas corporações.

A iteração do planejamento em vigor, mostra a necessidade de modificações e adaptações que, para serem implementadas necessitarão:

- escolha e nomeação de outros Comandantes, Chefes ou Diretores.

-melhoria das instalações escolares;

-aquisição de: meios de instrução adequados e atualizados; armamentos, especialmente de baixa letalidade; munições diversas;

-

-

-

Diante desse cenário e, com base no que foi estudado, responda e justifique:

QUESTIONAMENTOS

1ª questão (4 pontos)

-Que tipo de líder você escolheria para conduzir a formação dos agentes?

Na formação dos Agentes de Segurança Pública, primeiramente escolheria um líder democrático, pois o mesmo interage bem com a equipe, encoraja a participação dos mesmos, ao passo que se preocupa com o trabalho e igualmente com o Grupo. Esse líder atua como um facilitador para orientar o Grupo, ajudando-o na definição dos problemas e nas soluções, coordenando atividades e sugerindo ideias. Uma vantagem nesse modo de liderança é que os indivíduos submetidos à liderança democrática apresentam melhor motivação para o trabalho/missão e consequentemente uma melhor qualidade no desempenho de suas funções, acompanhado de um clima de satisfação, integração, dedicação, responsabilidade e um grande desempenho dos indivíduos. Outra grande vantagem é que terá uma administração participativa, com uma estratégia de interdependência em que as decisões são repartidas, o que torna todos corresponsáveis, conscientes e profissionais. Mas esse líder dependendo da tarefa a ser executada, das pessoas envolvidas e da situação, terá que utilizar da liderança autocrática, pois em determinando momento ele deverá centralizar totalmente a autoridade e as decisões onde seus subordinados não têm nenhuma liberdade de escolha ou opinião, devido às circunstâncias.

-E para as especializações?

Em minha opinião, para as especializações dos Agentes de Segurança Pública, o líder tem que ser em grande parte democrático e em determinadas situações autocrático como exemplificado na questão acima. Mais o que difere o líder de formação para o responsável pela especialização, é que na formação ele estará na maior parte ensinando o que é novo para os alunos, porém na especialização este líder revisará o que foi aprendido e posteriormente especializara seus alunos com novas teorias, técnicas e assuntos, pois os mesmos já tem uma experiência na área. Então deverá ser um líder eficaz, ou seja, alguém que tenha muito conhecimento teórico e pratico que consiga reunir uma excelente equipe desde a função administrativa ao operacional. Esse líder deverá possuir um senso de responsabilidade em que teria a tarefa de especializar esses agentes para situações diversas no cenário que desempenham suas atividades. Como o ditado diz: “quem é treinado no mais complexo, opera no mais fácil”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (269.8 Kb)   docx (306.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com