TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de Investimentos em Participações Societária

Seminário: Avaliação de Investimentos em Participações Societária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Seminário  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

PASSO 1

Avaliação de Investimentos em Participações Societária.

Aplicações de recursos efetuadas por uma sociedade investidora na aquisição de ações ou quotas do capital de outra pessoa, jurídica (investida), esses investimentos podem ser de caráter temporário que são adquiridos com intenção de revenda ou permanente que são adquiridos com intenção de continuidade. O objetivo das participações societárias é garantir a atividade complementar, o fornecimento de matéria – prima, tecnologia e serviços, aumentar a participação no mercado, manter clientes estratégicos. Sociedade por ações, capital social dividido, as ações podem ser apenas de participações nos lucros, pode ser de capital aberto, e ter um único acionista, e ter o poder do voto. Sócios não respondem pelas obrigações assumidas pela empresa.

Ações ordinárias conferem ao acionista o direito de voto e a realização das assembleias de acionistas, são menos negociadas, e tem menos liquidez, ações preferenciais, garantem ao acionista maior participações nos resultados, não dão direito a voto, são mais negociados e tem maior liquidez. Conforme a Lei 10.303, que determina o numero preferencial sem direito a voto não pode ultrapassar 50% do total das ações emitidas.

Classificação Contábil de investimentos é classificada no Balanço Patrimonial, com base na sua natureza e na intenção que levou a administração adquirir, pode ser classificado no ativo circulante como investimentos sem intenção de permanência, realizáveis e conversíveis em dinheiro ou caixa até o final do próximo exercício, no ativo realizável em longo prazo investimento sem caráter de permanência, realizável após o final do próximo exercício, ativo não circulante – investimentos com caráter de permanência.

Investimentos Temporários: Por especulação ou por outra razão que levem a empresa investidora a não ter interesse na sua manutenção, devem ficar no ativo circulante (realizável a longo prazo), registrados pelo custo de aquisição, e sujeitos a avaliação de mercado.

Investimentos Permanentes: Diferente do temporário, as participações permanentes em outras empresas (participações societárias), quando representa intenção de permanência, são classificadas no ativo não circulante; Investimentos.

As participações societárias permanentes são classificadas no grupo de Investimentos no Balanço Patrimonial e são avaliados por dois métodos: Método de Custo e Equivalência Patrimonial. As ações ou cotas de capital social de outras sociedades avaliado pelo método de custo são mantidos por seu valor histórico, enquanto os lucros ou prejuízos apurados pela sociedade investida, e não são contabilizados na sociedade investidora. O custo histórico das participações societárias pelo método de equivalência patrimonial, é ajustado de modo a refletir os lucros ou prejuízos incorridos pela sociedade investida, no artigo 248 da Lei 6.404/76, estabelece as seguintes exigências cumulativas para os investimentos serem avaliados pelo método de equivalência patrimonial: Investimento em controladas, tem que ser relevantes, Investimentos em coligadas, além de serem relevantes, tem de ter influencia na administração daquela sociedade, ou a participação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com