TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASES SOCIOANTROPOLÓGICAS DOS AFRODESCENDESTES

Por:   •  6/11/2018  •  Resenha  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 5

BASES SOCIOANTROPOLÓGICAS DOS AFRODESCENDESTES

 Ao prefaciar o livro “Aprender Antropologia” de François Laplantine (2003), Queiroz nos mostra que uma das maneiras mais proveitosas de se dar a conhecer uma área do conhecimento é traçar - lhe a história, mostrando como foi variado o seu colorido através dos tempos, como deitou ramificações novas que alteraram seu tema de base ampliando - o. Etimologicamente, Antropologia vem de antrhopos – homem ou pessoa; e logos – razão ou pensamento. No entendimento de Batalha (2005), a definição mais simples e completa de Antropologia é a de Cavilando, que a define como Para Salzão (2009), no seu sentido estrito, o termo Antropologia refere - se ao estudo da história natural da espécie humana, isto é, da Antropologia Física ou Biológica. Já no seu sentido lato, a palavra tem um âmbito mais abrangente, que inclui a Antropologia Cultural ou Social, a Arqueologia e a Linguística, além da Antropologia Biológica. Tradicionalmente, a Antropologia no Brasil tem seguido um rumo diverso, os Departamentos de Antropologia, concentrando primariamente cultores da Antropologia Cultural, com grupos geralmente menores de arqueólogos.

 Antropologia social e cultural – tem relações estreitas com a etnologia e com a sociologia (COLLEYN, 2005, p. 48). No início do século XX, a distinção entre Antropologia social e Antropologia cultural constituía uma diferenciação epistemológica que, ao longo dos últimos anos, tem vindo a perder fundamento. • Antropologia Linguística – procura entender a vida do homem, seus pensamentos e sentimentos, através do estudo da literatura escrita e da tradição oral (provérbios, cantigas, adivinhas, canções, entre outras); • Antropologia Pré - histórica – estuda o homem a partir dos vestígios materiais e outros testemunhos da sua atividade passada, com o objetivo de compreender a cultura de sociedades já desaparecidas; • Antropologia Psicológica – estuda os comportamentos conscientes de cada indivíduo para compreender o homem no geral. Ainda falando sobre a Antropologia Social e Cultural, temos que ela estuda o modo de vida (forma de trabalhar, hábitos, costumes, crenças, língua, religião) de um conjunto de indivíduos que fazem parte de um determinado grupo ou sociedade Apesar de interligados, a Antropologia Social pode ser distinguida da Antropologia Cultural.

 Antropologia Social estuda um grupo ou uma sociedade como um conjunto, na sua totalidade, enquanto a Antropologia Cultural estuda o comportamento individual das pessoas de uma determinada comunidade. A Antropologia Cultural estuda a cultura das sociedades humanas: língua, religião, normas de conduta, crenças, artefatos (ferramentas, utensílios, obras artísticas), hábitos, forma de pensar, de agir, de manifestar sentimentos, entre outros. Inicialmente convencionou - se que a Sociologia estudava as sociedades industriais e a Etnologia estudava as sociedades ditas “primitivas”, apoiando - se nos dados que lhe eram fornecidos pela Etnografia, no seu trabalho” de campo”. As semelhanças entre essas Ciências são mais evidentes do que as suas diferenças, embora elas existam ao nível dos : métodos e técnicas utilizados, percursos históricos, objetos científicos específicos, escolas de pensamento diferenciadas e sociedade e cultura de origem dos próprios antropólogos. Ao partilhar com outras Ciências Humanas as formas e modos de organização social do ser humano, a Antropologia está também elencada ao campo científico histórico, dada a sua necessidade de compreender como funciona uma sociedade no presente e as relações sincrônicas entre os seus respectivos elementos. 1.2 Dos primórdios da Antropologia ao século XIX Embora o termo antropologia como “ ciência do homem ” esteja em uso desde o século XVI, somente depois do Iluminismo desenvolveu - se uma antropologia filosófica e teológica no sentido restrito.

O Homem era compreendido a partir da cosmovisão. A partir do Humanismo e Renascimento, o homem passa a ser visto como um ser que participa tanto do mundo espiritual como do material, enquanto corpo e mente formam uma unidade única. E mais : acontece livre indagação da natureza física pelo homem, sem os limites impostos pela autoridade, não mais se fundamentando a dignidade humana na “ imagem e semelhança de Deus ”, mas derivando sua especificidade da própria natureza humana. • as atitudes passam a ser antifilosófica e antirreligiosa; • separação entre antropologia física e antropologia filosófica - teológica; • concentrava - se na pesquisa da Fies humana. No século XX é instituída a antropologia como disciplina científica. Enquanto a antropologia física busca as origens e a natureza biológica do homem na perspectiva da ciência empírica, a antropologia filosófica e teológica busca o consenso – deve - se buscar o diálogo com as antropologias do momento para estabelecer uma relação entre elas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com