TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maria Montessori

Pesquisas Acadêmicas: Maria Montessori. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  1.223 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

I – Introdução ................................................................................................................................... 03

II – Objetivos .................................................................................................................................... 04

III – Biografia da Autora .................................................................................................................. 05

IV – O que é o método Montessori .................................................................................................. 06

V – O objetivo do método Montessori e sua relevância ao ensino .................................................. 07

VI – Plano de Aula ........................................................................................................................... 08

VII – Conclusão ................................................................................................................................ 10

VIII – Referências Bibliográficas ..................................................................................................... 11

Introdução

Este trabalho visa mostrar um pouco mais sobre a vida de Dra. Maria Montessori (1870-1952) foi uma das grandes pioneiras nas pesquisas sobre o desenvolvimento da criança. O sistema educacional criado, a partir de seus estudos e experiências, no início do século XX, e ao qual ela dedicou cerca de 50 anos dos 82 que viveu, está hoje difundido e utilizado em muitos países do mundo, espalhado por todos os continentes.

Maria Montessori foi a primeira mulher italiana a formar-se em medicina. Ela criou um método pedagógico que se baseia sobre um profundo trabalho de observação e pesquisa psicológica que valoriza a experiência sensorial, a aprendizagem como experiência e um ambiente estruturado, muito estimulante, onde a criança possa atuar.

O trabalho de Maria Montessori vem sendo reconhecido na atualidade. Renato Dulbecco, Prêmio Nobel de Biologia de 1999, escreveu que o Método Montessori é único, pois os seus princípios são derivados da própria natureza da criança e das leis que guiam o processo de desenvolvimento.

Objetivos

 Ampliar o conhecimento sobre o método Montessoriano e suas práticas pedagógicas;

 Colocar seu método dos sentidos e seu lado afetivo na prática pedagógica;

 Defender o respeito às necessidades e aos interesses de cada estudante, de acordo com os estágios de desenvolvimento correspondentes às faixas etárias.

Biografia da Autora

Educadora e médica italiana (31/8/1870-6/5/1952). Criadora do método pedagógico montessoriano, que considera o aprendizado como uma experiência individual que deve valorizar especialmente o potencial criativo da criança e seu interesse em aprender.

Nasce em Chiaravalle e torna-se a primeira mulher a se graduar em medicina na Itália. Após a conclusão do curso, trabalha na clínica psiquiátrica da Universidade de Roma, ocupando-se de crianças excepcionais. Em 1907 abre a primeira casadei bambini (casa das crianças), escola para crianças normais em idade pré-escolar na qual aplica os métodos pesquisados anteriormente com as crianças excepcionais. Seu sistema de ensino prega a auto-educação gradual.

Os alunos recebem aulas de desenvolvimento muscular antes de aprender a escrever, têm liberdade de movimento e são orientados pelo professor a se autocorrigir. Com o sucesso obtido na primeira experiência, abre outras escolas e viaja por Europa, Índia e Estados Unidos, para dar treinamentos didáticos.

Em 1922 torna-se inspetora governamental das escolas italianas, mas abandona o país com o advento do fascismo, em 1934. Fixa-se na Holanda (Países Baixos), onde morre, na cidade de Noordjwik aan Zee.

O que é o método Montessori

Segundo Maria Montessori, as crianças absorvem como “esponjas” todas as informações que requerem e necessitam para sua atuação na vida diária. A criança aprende a falar escrever e ler da mesma maneira que o faz ao engatinhar, caminhar, correr, etc., ou seja, de forma espontânea.

A Dra. Montessori não estava de acordo com as técnicas rígidas e freqüentemente cruéis que se utilizavam na Europa. Baseou suas idéias no respeito para com a criança e a sua capacidade de aprendizado, partindo do princípio de não moldar a criança como reproduções de pais e professores.

Concebeu-as como a esperança da humanidade, dando-lhes oportunidade de aprender e utilizar a liberdade a partir dos primeiros anos de desenvolvimento, assim a criança chegaria à fase adulta com a capacidade de enfrentar os problemas da vida, incluindo os maiores de todos: a guerra e a paz.

O trabalho de Maria Montessori não somente era o de desenvolver uma nova maneira de ensino, mas também descobrir e ajudar à criança a alcançar o seu potencial como ser humano, através dos sentidos, num ambiente preparado e utilizando a observação científica de um professor treinado.

Nas escolas tradicionais os alunos recebem a educação de maneira frontal. Há um mestre na frente do grupo (cujos integrantes são da mesma idade) e este se dirige a eles de maneira grupal, porque o avanço no programa de estudos é coletivo. Ao ser desta maneira, algumas crianças ficam com lacunas em sua educação, apesar da boa vontade do professor. Nas escolas Montessori, a mudança, “A meta da educação deve ser cultivar o desejo natural de aprender”, pelo que se manejam vários graus em cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com