TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maria Montessori

Pesquisas Acadêmicas: Maria Montessori. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

UFRN - PÓLO CURRAIS NOVOS

CURSO DE PEDAGOGIA - 2014.1

DAMIANA BATISTA SALES

DAMIÃO WELSON DE ARAÚJO

ROSÂNGELA MARINHO DA SILVA

ROSIMEIRE MEDEIROS DA SILVA

MARIA MONTESSORI

Método Montessoriano – A criança e sua Educação

CURRAIS NOVOS - RN

2014

MARIA MONTESSORI – A CRIANÇA E SUA EDUCAÇÃO

Maria Tecla Artemesia Montessori nasceu em 1870, em Chiaravalle, no norte da Itália, filha única de um casal de classe média. Desde pequena se interessou pelas ciências e decidiu enfrentar a resistência do pai e de todos à sua volta para estudar medicina na Universidade de Roma. Direcionou a carreira para a psiquiatria e logo se interessou por crianças com retardo mental, o que mudaria sua vida e a história da educação. Ela percebeu que aqueles meninos e meninas proscritos da sociedade por serem considerados ineducáveis respondiam com rapidez e entusiasmo aos estímulos para realizar trabalhos domésticos, exercitando as habilidades motoras e experimentando autonomia. Em pouco tempo, a atividade combinada de observação prática e pesquisa acadêmica levou a médica a experiências com as crianças ditas normais. Montessori graduou-se em pedagogia, antropologia e psicologia e pôs suas ideias em prática na primeira Casa dei Bambini (Casa das crianças), aberta numa região pobre no centro de Roma. Depois dessa, foram fundadas outras em diversos lugares da Itália. O sucesso das "casas" tornou Montessori uma celebridade nacional. Em 1922 o governo a nomeou inspetora-geral das escolas da Itália. Com a ascensão do regime fascista, porém, ela decidiu deixar o país em 1934. Continuou trabalhando na Espanha, no Ceilão (hoje Sri Lanka), na Índia e na Holanda, onde morreu aos 81 anos, em 1952.

Quando trabalhamos a educação de forma a entender suas problemáticas, somos remetidos a analisar de forma sistemática suas ideias e a forma como cada um se porta na hora de apresentar métodos para o aprimoramento do ensino e o avanço da arte de educar. A visão de Montessori era mais voltada para o ser humano biológico, do que para o seu social, em que a mesma detinha uma visão que a educação parte do crescimento e desenvolvimento, embora muitos defendessem que tudo era aprimorado e ajustado a partir da integração social. Montessori escreveu que o desenvolvimento se dá em períodos sensíveis, o que seria falar que, em cada fase da vida certas peculiaridades ou características predominam no indivíduo, mas não deixando levar em consideração o que há de único em cada um. Ela ainda transpassa o comum traçando perfis gerais de comportamento e possíveis formas de aprendizado para cada faixa etária, com base em anos de observação.

A médica educadora, assim podendo ser chamada, deixa para seu legado um método que é formado por um conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos, embora sua parte mais importante não fosse esses anteriormente citados, mas a possibilidade de despertar no indivíduo a capacidade dele libertar sua natureza humana, expondo seus pensamentos, suas ideias e seu comportamento para que partir disso pudéssemos aprimorar a educação da criança fazendo-a evoluir e não de forma contrária.

Podemos então apresentar de forma simplificada o método Montessori que basicamente se resume neste diagrama:

Desta forma é interessante apresentá-los para que haja uma melhor concepção e possa-se comprovar que boa parte do que vivenciamos hoje tem suas perspectivas baseadas nesse método e que trata diretamente a criança como principal instrumento, diante disso apresentamos essa autoeducação que é simplesmente a capacidade dela aprender, algo que já vem consigo, em seguida colocamos a educação como ciência que é a forma como ela compreende e o “fenômeno” educativo, ainda temos a educação cósmica como forma de auxiliar no entendimento do mundo em si, partimos agora para a definição do ambiente preparado é todo voltado para atender as necessidades psicológicas e físicas. Já no aspecto do ambiente preparado é interessante ressaltar que os mesmos eram organizados para que essas crianças desenvolvessem seu aprendizado com autonomia onde, a mobília era toda de tamanho adequado para a livre utilização dos mesmos. Nesse mesmo raciocínio partimos agora pra tratar desse adulto preparado que é o profissional provido do conhecimento para provocar o seu desenvolvimento por meio e do uso de ferramentas cientificamente comprovadas. Tudo isso porque Montessori não era a favor dos métodos tradicionais que baseava praticamente em técnicas rígidas e na maioria das vezes cruéis. Sua forma de pensar era sempre voltada para as crianças e como ela aprendia de forma rápida, mas também buscava não molda-las como cópias de seus progenitores e educadores.

  Diante do exposto podem-se chegar as seguintes considerações, que além de Montessori ter sido uma excelente médica, ela foi uma excepcional pedagoga que contribuiu de forma direta para a construção da educação do sec. XXI, partindo do princípio de conseguir enxergar potencial onde os outros conseguiam ver apenas os recursos financeiros como principal meta de seu trabalho, tendo ainda uma visão ampliada da realidade, tratando as crianças como o objetivo principal de sua causa, buscando no seu intelecto pessoal a razão e o progresso de seus estudos.

REFERÊNCIAS

Apresentação do Método Montessori. (s.d.). disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAelkEAI/apresentacao-metodo-montessori>. Acesso em 23 de Setembro de 2014.

Lar Montessori. (s.d.). <Fonte: http://larmontessori.com/o-metodo/.> Acesso em: 03 de Outubro de 2014

Maria Montessori. (s.d.). disponível em: :<http://educacao.uol.com.br/biografias/klick/0,5387,1713-biografia-9,00.jhtm.> Acesso em 23 de Setembro de 2014,

Maria Montessori - A criança e sua Educação. (s.d.). Fonte: <file:///C:/Users/Rosy/Downloads/Maria%20Montessori.pdf>. Acesso em 28 de Setembro de 2014

Maria_Montessori. (s.d.). disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Montessori>. Acesso em 01 de Outubro

Vida e Obra de Maria Montessori. (s.d.). disponível em : <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/sanderson/vida_e_obra_montessori.htm> Acesso em 22 de setembro de 2014,

...

Baixar como  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »