TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria do Desenvolvimento Infantil Maria Montessori

Artigo: Teoria do Desenvolvimento Infantil Maria Montessori. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Artigo  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  1.172 Visualizações

Página 1 de 3

Maria Montessori, filha de Alessandro Montessori e Renilde Stoppani, nasceu em 31 de agosto de 1870 em Chiaravalle no norte da Itália. Maria Montessori elaborou uma teoria científica do desenvolvimento infantil e dirigiu seu trabalho rumo a uma proposta pedagógica. De acordo com sua visão, a criança desenvolve um senso de responsabilidade pelo próprio aprendizado e, o ensino, deve ser ativo. Sua pedagogia enfatiza a manipulação de objetos para se obter a concentração individual. Assim, a atenção do aluno é desviada do professor passando a focar-se nas tarefas a serem cumpridas. O professor é apenas um guia que remove obstáculos à aprendizagem e isola as dificuldades da criança. As inovações introduzidas pelo método montessoriano estão presentes até hoje tanto em escolas que adotam sua metodologia, e que estão espalhadas por todo o mundo, quanto em escolas que, mesmo não o fazendo, aproveitam alguns dos recursos por ela criados, como meios facilitadores da aprendizagem infantil.

Individualidade, atividade e liberdade do aluno são as bases da teoria, com ênfase para o conceito de indivíduo como, simultaneamente, sujeito e objeto do ensino. Montessori defendia uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo de informações. O objetivo da escola é a formação integral do jovem, uma "educação para a vida". A filosofia e os métodos elaborados pela médica italiana procuram desenvolver o potencial criativo desde a primeira infância, associando-o à vontade de aprender - conceito que ela considerava inerente a todos os seres humanos.

O material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo pois pressupõem a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função a estimular e desenvolver na criança, um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.

Maria Montessori defende o respeito às necessidades de cada estudante, segundo a sua faixa etária. Mesmo porque as crianças são capazes de conduzir o próprio aprendizado e ao professor caberia acompanhar esse processo. “Ela acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as condições”.

Quem desenvolveu a ideia?

A pedagoga italiana Maria Montessori (1870-1952).

A linha montessoriana valoriza a educação pelos sentidos e pelo movimento, para estimular a concentração e as percepções sensório-motoras da criança.

Onde está o foco?

O foco é o aluno. A teoria montessoriana crê que as crianças trazem dentro de si o potencial criador que permite que elas mesmas conduzam o aprendizado e encontrem um lugar no mundo. “Todo conhecimento passa por uma prática e a escola deve facilitar o acesso a ela”.

Maria Montessori foi pioneira no campo pedagógico ao dar mais ênfase à auto-educação do aluno do que ao papel do professor como fonte de conhecimento. Assim como no construtivismo, os professores assumem o papel de guia, conduzindo e motivando o aluno no processo de aprendizado.

O método Montessori parte do concreto rumo ao abstrato. Baseia-se na observação de que meninos e meninas aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta. Para tornar esse processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com