TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maria Montessori

Artigos Científicos: Maria Montessori. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 5

Maria Tecla Artemesia Montessori

"Um dia, encontrei, no terraço, crianças que tinham transportado, para aí, mesas e cadeiras, como para instalarem uma escola ao ar livre. Havia algumas que brincavam ao sol; outras permaneciam sentadas em círculo, à volta de mesas cheias de escritos e quadros de esmeril; à sombra duma chaminé, a orientadora, sentada, tendo nos joelhos uma caixa comprida e estreita, cheia de bilhetinhos e na qual mergulhava uma multidão de mãozitas... Um outro grupo estava muito ocupado a ler, abrindo e dobrando, sem cessar, os bilhetes. `Talvez não me acredite - diz-me a orientadora - mas há bem uma hora que estou aqui, e eles ainda acham pouco.'Fizemos a experiência de levar, para o terraço, bolas e bonecas, supondo que, assim, distrairíamos a sua atenção, mas sem nenhum resultado: as crianças continuaram a ler - as futilidades desapareciam ao lado da alegria de saber."

(Maria Montessori, Pédagogie Scientifique)

Biografia

Maria Tecla Artemesia Montessori nasceu em 31 de agosto de 1870 em Chiaravalle, filha única de um casal de classe média. Desde pequena se interessou por ciências e matemática e decidiu enfrentar a resistência do pai e de todos à sua volta e estudar medicina na Universidade de Roma. Direcionou a carreira para a psiquiatria e logo se interessou por crianças com necessidades especiais, o que mudaria sua vida e a história da Educação. Ela percebeu que aqueles meninos e meninas banidos da sociedade por serem considerados ineducáveis respondiam com rapidez e entusiasmo aos estímulos para realizar trabalhos domésticos, exercitando as habilidades motoras e experimentando autonomia. Em pouco tempo, a atividade combinada de observação, prática e pesquisa acadêmica levou a médica a experiências com as crianças ditas “normais”. Montessori graduou-se em pedagogia, antropologia e psicologia e em 1907, pôs suas ideias em prática na primeira Casa dei Bambini (Casa das crianças) aberta numa região pobre no centro de Roma. A esta se seguiram outras em diversos lugares da Itália. O sucesso das "casas" tornou Montessori uma celebridade nacional. Em 1911, o método Montessori foi adotado nas escolas primárias da Itália. No ano de 1922 o governo a nomeou inspetora-geral das escolas da Itália, porém em 1931, Mussolini fechou as escolas montessorianas, por recusa de apoio ao regime fascista. Montessori decidiu deixar o país em 1934, mas continuou trabalhando na Espanha, no Ceilão (hoje Sri Lanka), na Índia e na Holanda, onde morreu aos 81 anos, em 1952.

Contexto Histórico:

• Montessori nasceu num período de grandes mudanças na organização da produção e relações sociais do trabalho provocadas pela modernização da indústria na Europa pós Revolução Industrial iniciada no século anterior (séc. XVIII) na Inglaterra.

• No período da II Guerra Mundial: Por implicações de ordem ideológicas, frente ao quadro político é fechada a escola estatal do Método Montessori, assim como a Opera Nationale Montessori em Roma.

• O Fascismo e Exílio na Índia: O fascismo retira todo o apoio que o governo vinha proporcionando a Maria Montessori e ela é forçada a deixar a Itália indo para Índia.

• No Pós-II Guerra Mundial: Em 1946, Montessori retorna a Itália com anseios de reconstrução de um mundo novo pelo surgimento de um homem novo. Restaurando, a pedido do governo italiano, a Opera Montessori. Sendo os novos estatutos da Opera Nationale Montessori aprovados por decreto, em 5 de março de 1947.

Bases da Teoria Montessori:

Método Montessori:

O Método Montessori ou pedagogia Montessoriana relaciona-se à normatização (consiste em harmonizar a interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade). Os princípios fundamentais do sistema Montessori são: a individualidade, a liberdade, a autonomia e o respeito. Enfatizando os aspectos biológicos, pois, considerando que a vida é desenvolvimento, achava que era função da educação favorecer esse desenvolvimento. Os estímulos externos formariam o espírito da criança, precisando portanto, serem determinados. Assim, na sala de aula, a criança é livre para agir sobre os objetos sujeitos à sua ação, mas estes já estavam preestabelecidos, como os conjuntos de jogos e outros materiais que desenvolveu.

O método montessoriano valoriza a educação pelos sentidos e pelo movimento para estimular a concentração e as percepções sensório-motoras da criança. O foco está no aluno. A teoria montessoriana crê que as crianças trazem dentro de si o potencial criador que permite que elas mesmas conduzam o aprendizado e encontrem um lugar no mundo. A aprendizagem no método de Montessori parte do concreto rumo ao abstrato. Montessori escreveu que o desenvolvimento se dá em “períodos sensíveis”, de forma que em cada época da vida predominam certas características e sensibilidades específicas. Sem deixar de considerar o que há de individual em cada criança.

Princípios Fundamentais:

Individualidade: Baseado nesse princípio, cada criança tem o seu próprio ritmo de trabalho, e tem que ser respeitado para que haja atendimento as diferenças de cada um. Neste processo, a maturação e a experiência apresentam-se como fatores básicos que se inter-relacionam;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com