TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maria Montessori

Seminário: Maria Montessori. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Seminário  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 4

Quem pensa que Maria Montessori é importante apenas para os que trabalham em uma escola pode ficar surpreso quando conhece melhor sua história.

Dra. Maria Montessori ou Maria Tecla Artemesia Montessori nasceu em 31 de agosto de 1870 na cidade de Chiaravalle (Itália) e faleceu no dia 06 de maio de 1952, em Noordwijk aan Zee.

Seus pais Alessandro Montessori e Renilde Stoppani eram católicos bastante religiosos e conservadores que acreditavam que a mulher deveria se dedicar ao lar, aos serviços sagrados de amor a Deus e ao próximo.

Entretanto, Maria Montessori rompeu com esta tradição e em 1896 entrou para a história como a primeira mulher italiana a se tornar médica, pela Universidade de Roma.

Como médica, conheceu o internato do hospital psiquiátrico da universidade e pode observar muitas crianças que tinham distúrbios mentais e/ou dificuldades de aprendizagem e acabou concluindo que muitas daquelas crianças precisavam não de um hospital psiquiátrico, mas de uma escola, para que pudessem desenvolver suas habilidades.

Neste meio tempo, Maria Montessori conheceu Giuseppe Montesano, médico e professor da Universidade de Roma, com quem se envolveu e teve um menino, Mário Montessori. Mas infelizmente, por ironia do destino, o pai do seu filho, decidiu casar com outra moça e, para evitar escândalos, afastou o menino de sua mãe.

Se hoje, ainda existem tantos mexericos quando uma moça aparece grávida solteira, imagine este fato em 1900.

Maria Montessori, que educou tantos meninos e meninas, não pode exercer a maternidade, fato que a marcou profundamente, mas que não a impediu de dedicar-se mais profundamente aos estudos da Pedagogia, Psicologia e Antropologia para encontrar os melhores meios de educar as crianças.

Ela estava convencida de que o sucesso da aprendizagem dependia principalmente, dos primeiros anos da infância.(eu também acredito nisso).

Ela observou que as crianças da sua época eram criadas sem direito à liberdade, à experimentação do mundo. Eram criadas em um universo planejado para os adultos, tanto que as crianças muitas vezes eram vestidas como eles.Na escola, por exemplo, a lousa era da altura do adulto e não da criança.

Fundadora das Casas dei Bambini (Casa das Crianças), Maria Montessori acreditava que o sucesso da educação está em tornar as crianças o centro do processo ensino/aprendizagem, o que vai na direção oposta ao sistema tradicional de ensino que é focado apenas no professor (no adulto), naquilo que ele sabe e julga importante.

Duas eram as principais diretrizes de Maria Montessori: a educação pelos sentidos e a educação pelos movimentos.

E o que seria esta Educação pelos Sentidos?

Aprender sobre o mundo através da experimentação dele. A educação pelos sentidos (o que é salgado, a diferença entre duro e macio, os diferentes sons etc) aumenta consideravelmente a capacidade cognitiva das crianças.

E a educação pelos movimentos?

É quando a criança pode explorar o espaço através dos movimentos, sendo orientada e não reprimida o tempo todo. Desta forma ela desenvolve autonomia e segurança. Um jeito de se ensinar através dos movimentos é a prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com