TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BMW VERMELHA

Trabalho Escolar: BMW VERMELHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  2.411 Palavras (10 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar a relação existente entre o filme BMW vermelha e a realidade das escolas publicas em relação ao uso da tecnologia em sala de aula pelos professores. Estes professores que muitas vezes estão totalmente despreparados para usar esses recursos, quando usam muitas vezes esses computadores acabam tendo os usos mais inusitados, menos de ferramenta pedagógica.

Mostrar ao professor a importância dos cursos de capacitação especifica para o uso dos computadores. E que só com a inclusão digital que poderemos começar a diminuir a desigualdade social que existe em nosso país.

Ganhar uma BMW nova é um grande sonho de qualquer cidadão, mas neste presente trabalho analisaremos o fato de ao mesmo tempo em que se tem um carro de luxo apenas para a admiração de terceiros e dos próprios, pois, ninguém da sua família sabe dirigir e não há como vender por dois anos, tem a sua casa em péssimas condições, necessitando de uma reforma. Veremos no decorrer do trabalho quais ensinamentos e lições podemos tirar deste vídeo.

Desta forma este texto tem como objetivo abordar o processo de participação da sociedade, no âmbito das políticas sociais, no que tange à formulação, gestão e implementação e controle das políticas sociais, apontando características, potencialidades e tensões, com base no filme BMW Vermelha.

DESENVOLVIMENTO

Do meu ponto de vista, este filme BMW vermelha mostra bem o que ocorre no meu Município em relação a tecnologia nas escolas publicas. O filme mostra um família humilde que recebe um verdadeiro presente de grego: um carro de último tipo, tecnologia de ponta na área de veículos automotores. Entregue a está família que não tem condições nenhuma em manter o carro. E acaba transformando a tecnologia naquilo que é possível e necessário para suas vidas. E assim acontece com as escolas Publicas em meu Município em relação ao uso dos recursos tecnológicos na educação. As Escolas Publicas estão com salas equipadas com computadores e não sabem

como usar para a melhoria da educação dos alunos mais carentes e que vivem em grande desigualdade social. A inclusão digital nas escolas publicas diminui muito a desigualdade social.

A internet surge num mundo mercado pela desigualdade onde algumas pessoas têm acesso ao domínio da comunicação e outras, estão excluídas dele. Por isso, a internet não é um campo de realização da democracia, ela não envolve a todos.

Segundo Sikorski (2009, p. 57) “Desde sempre o Brasil é marcado por desigualdade gritantes, saltadas aos olhos desde a chegada de Portugal às nossas terras. Desigualdades estas que foram assumindo novas formas, novas roupagens, mas que nunca deixaram de existir”.

Um dos principais problemas em meu Município é a falta de cursos de capacitação especifica e também professores que não acham importante o uso da tecnologia nas escolas publicas, são aqueles professores avessos a mudanças, e acabam esquecendo que o papel do educador é possibilitar a inserção na comunidade estudantil de serviços que ajudem no seu desenvolvimento, além de, pesquisas afim de contribuir, de alguma forma, para o crescimento intelectual dos alunos.

Os professores tem que estar capacitados ou seja ter uma boa formação pois é de fundamental importância no processo de introdução da informática na educação.

As experiências brasileira de levar computadores às escolas públicas, até então, foram um fiasco. Elas esbarram em uma dificuldade básica. A antropóloga americana Juliane Remold dedicou dois anos à observação de trinta escolas brasileiras equipadas com computador e traçou um cenário desolador. A metade das máquinas acumulava pó nos laboratórios porque careciam de manutenção ou eram ignoradas pelos professores, que muitas vezes não sabiam sequer ligar o equipamento. O restante dos computadores, mesmo em uso, servia apenas às burocráticas aulas de informática.

O acesso à informática deve ser visto como um direito e, portanto, nas escolas públicas e particulares o estudante deve poder usufruir de uma educação que no momento atual inclua, no mínimo, uma alfabetização tecnológica. Tal alfabetização deve ser vista como um curso de informática, mas, sim, como aprender a ler essa nova mídia. Assim o computador deve estar inserido em atividades essenciais, tais como aprender a ler, escrever, compreender textos, entender gráficos, contar, desenvolver noções espaciais etc. E, nesse sentido, a informática na escola passa a ser parte da resposta a questões ligada a cidadania. No Brasil, ouvimos constantemente os termos democracia, cidadania, Direitos Humanos, geralmente, como temas de plataforma política, mas na pratica ha uma grande carência do que podemos considerar simplesmente como básico para sobrevivência das pessoas.

A internet é a nova tecnologia

que tem se mostrado eficiente na transmissão de informações e na comunicação, importantíssima na construção do conhecimento. Usar a tecnologia a favor da educação é saber utilizá-la como suporte auxiliar na busca da qualidade do processo educacional.

A maioria das escolas ignora essa tendência tecnológica, do qual fazemos parte; e em vez de levarem a informática para toda a escola, colocam na circunscrita em sala presa em um horário fixo e sob a responsabilidade de um único professor.

Segundo Arbex (2009, p.88)

A internet é uma rede de comunicação que pôs mais informação à disposição dos indivíduos e empresas do que qualquer outra tecnologia, assim como estimulou o intercâmbio comercial entre usuários com rapidez e amplitude inédita. Por isso, pode-se afirmar que a internet é o agente mais poderoso para propagar e acelerar a criatividade tecnológica e o progresso econômico.

Infelizmente na maioria das nossas escolas o que se faz é adestramento digital. Porem nas escolas do meu Município, o enfrentamento já começou a ser resolvido. Os professores começaram a participar dos cursos específicos para se trabalhar nos laboratórios de informática, e com isso poder transmitir aos alunos a grande importância da tecnologia no desenvolvimento da aprendizagem, e fazer com que o professor veja que o seu papel como educador é possibilitar a inserção na comunidade estudantil de serviços que ajudem no seu desenvolvimento, afim de contribuir, para o crescimento intelectual dos alunos.

Afinal qual é a influência das novas culturas em que a sociedade esta inserida e suas conseqüências, e o impacto das novas tecnologias numa sociedade globalizada, onde o comportamento a cada momento e transformado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com