TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BOTICARIO

Artigo: BOTICARIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  2.181 Palavras (9 Páginas)  •  1.011 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 12

4 REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

O objetivo principal desse trabalho é utilizar o artigo da proposta de trabalho para analisar a situação descrita da empresa O Boticário, procurando direcionar o foco para a gestão de marketing tomando como base os conteúdos trabalhados nas disciplinas do semestre. Visando com isso, integrar os conceitos obtidos no semestre numa produção textual.

Nesse sentido o presente trabalho procura fazer uma análise das informações contidas no artigo “O Boticário é a empresa certa no país certo” e contextualizá-las dentro dos aspectos abordados nas disciplinas trabalhadas no 5º semestre do curso de administração.

No primeiro momento abordou sobre a análise de mercado, relatou-se sobre o tema negociação, onde, simulando uma situação prática envolvendo a empresa, revelou a aplicabilidade dessa ferramenta no cotidiano empresarial. Além disso tratou da questão sobre O Boticário e sua relação com o Mercado de capitais.

2 DESENVOLVIMENTO

1. Comente sobre a definição de CIM (Comunicação Integrada de Marketing). Qual o seu significado? Quais as principais características da “CIM”? Qual a importância da “CIM” para as empresas?

Definição: CIM é o processo de desenvolvimento e de implementação de várias formas de programas de comunicação com clientes existentes e potenciais no decorrer do tempo. O processo de CIM começa com o cliente ou prospecto e então retorna para determinar e definir as formas e métodos através dos quais programas de comunicações persuasivos podem ser desenvolvidos (SCHULTZ, 1993 apud SHIMP 2002, p.40).

Significado: trata-se de um processo que inicia com a análise do consumidor ou cliente potencial. Esta análise visa diagnosticar seus valores de comportamento, e com base nisso, definir um conceito para a marca, que lhe atribuirá maior valor e diferenciará da concorrência.

Características: As principais características da CIM podem ser enumeradas da seguinte forma: O cliente é o ponto de partida para todas as atividades de comunicação de marketing; os gerentes de marca e suas agências procuram optar pela flexibilidade ao utilizarem várias ferramentas de comunicação de marketing; as diversas mensagens são transmitidas com uma única voz; procuram construir relações em vez de ter casos; almejam sempre manter o foco do objetivo final: afetar o comportamento.

Importância: se dá como estratégia de criação de valor de marca; maximização do retorno sobre os investimentos na área de comunicação de marketing e adequada comunicação da personalidade das marcas de uma organização. Contribuindo a esta estratégia o auxílio indispensável no desenvolvimento de marcas fortes: CIM é geralmente tida como uma filosofia ou um processo voltado a gerenciar estrategicamente todas as mensagens de marca de forma que auxilie na construção de marcas fortes.

2. A comunicação Integrada de Marketing (CIM) abrange as seguintes formas de comunicação: Propaganda, Promoção de Vendas, Relações Públicas, Marketing Direto e Vendas pessoais. Faça um comentário sobre as principais características de cada uma dessas formas de comunicação.

Resposta:

Propaganda: Propaganda é a forma paga e não pessoal de comunicação de marketing, com um patrocinador identificado, dirigida a um público definido e veiculada por mídia de massa, segmentada ou dirigida, visando criar imagem para a marca com base em seus posicionamentos, e estimular a aquisição do produto. (LIMEIRA, 2001, p. 273)

Promoção de Vendas: Promoção de Vendas é a pressão de marketing feita dentro e fora da mídia e aplicada durante um período predeterminado e limitado ao âmbito do consumidor, do varejista ou do atacadista, a fim de estimular a experiência com um produto e aumentar a demanda ou a disponibilidade (CHURCHILL & PETER, 2003. p 453).

Relações Públicas: é uma atividade de comunicação com os públicos direta ou indiretamente interessados nas atividades da empresa, os chamados stakeholders, como órgãos públicos, representantes do governo, legisladores, ativistas políticos, organismos de representação social, líderes de opinião e a comunidade em geral, visando criar atitude favorável em relação à marca do produto e às atividades da empresa. (LIMEIRA, 2001. p.274).

Marketing Direto: Marketing direto é o conjunto de atividades de comunicação impessoal e direta, sem intermediários, entre a empresa e o cliente, via correio, fax, telefone, internet ou outros meios diretos de comunicação, visando obter uma resposta imediata do cliente e, por fim, a venda do produto. (LIMEIRA, 2001. p. 274).

Vendas Pessoais: Venda pessoal para McCarthy (1997), envolve comunicação oral direta entre vendedores e consumidores potenciais. A venda face a face promove o feedback imediato, que ajuda a adaptação dos vendedores.

3. Imagine você assumindo o seu papel de consumidor, quais são as ações que você observa “O Boticário” realizando com relação à Propaganda, Promoção de Vendas, Relações Públicas, Marketing Direto e Vendas Pessoais?

Resposta:

Propaganda: O Boticário utiliza mídias variadas, como outdoors, veículos impressos, televisão e internet.

Promoção de vendas: Programa de fidelização. Ou seja, na compra de um determinado valor o cliente obtém pontos, descontos diversos e outras vantagens;

Relações Públicas, O Boticário apresenta um padrão arquitetônico característicos e profissionais treinados para transmitir ao publico uma visão de tecnologia, natureza e brasilidade.

Marketing direto: observou-se a utilização de duas plataformas de comunicação, sendo elas o telemarketing e o email.

Venda pessoal: Vendedores e funcionários especialmente formatados ao conceito das lojas, oferecendo informações periódicas sobre produtos e ações realizadas pela empresa.

4. Quais Foram os fatores que levaram a empresa analisada a chegar a esse sucesso? Em sua opinião a empresa utilizou-se de Pesquisa de Mercado? Você considera que essa empresa leva em conta os diferentes aspectos do mercado brasileiro? Como?

Resposta:

Pode-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com