TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOTECA

Trabalho Escolar: BRINQUEDOTECA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 5

A presente pesquisa irá relatar os espaços de ludicidade existentes na nossa cidade. O grupo utilizou-se de questionário para a execução deste trabalho, visitamos a prefeitura da nossa cidade, escolas e hospitais para saber se existiam brinquedotecas dentro deste espaço. A brinquedoteca tem sido um dos maiores instrumentos pedagógico educativo na interação e vivência das crianças. Dentro delas, as crianças podem explorar um mundo mágico e contribuir para seu desenvolvimento emocional, intelectual e motor.

De acordo com a secretaria da educação da prefeitura municipal de Ipatinga, atualmente ela possui 36 escolas municipais e nenhuma delas possuem brinquedotecas e não existem no nosso município nenhuma brinquedoteca de qualquer caráter privado, pública, hospitalar, itinerante, associações de bairros em universidades ou outras.

As escolas que visitamos para saber se haviam brinquedotecas no local, nos relataram as barreiras existentes para se ter uma brinquedoteca na escola a primeira é falta de espaços, verba destinada só para esse fim, profissionais qualificados, e isso os limitam para a concretização da mesma.

De acordo com o levantamento bibliográfico do trabalho individual a brinquedoteca vem da palavra “brinquedo”, e entende-se, por um espaço voltado para brinquedos e brincadeiras, um lugar de fantasia, onde as crianças dispõem de um amplo acervo de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar.

Ela surgiu em 1934, em Los Angeles, Estados Unidos da América, com o objetivo de solucionar o seguinte problema: o proprietário de uma loja observou que crianças de uma escola próxima estavam roubando brinquedos de seu estabelecimento, então comunicou ao diretor da escola que ao investigar a causa, descobriu que isso acontecia devido à escassez de brinquedos na vida de suas crianças. Então o diretor teve a idéia de criar um espaço dispondo vários brinquedos, onde as crianças podiam brincar e levar emprestado para casa, e assim resolveu o problema de seus alunos.

Sua expansão aconteceu com mais intensidade em 1960, em vários países da Europa e com várias denominações, como: Inglaterra (toy-bibray), França (Ludotheque), Suécia (lekoteks). Com o reconhecimento da importância do brincar e do brinquedo para o desenvolvimento da criança, em 1979, realizou-se em Londres o primeiro congresso sobre o trabalho iniciado com empréstimo de brinquedos. A Brinquedoteca é uma instituição que nasceu no século XX, e no Brasil, surgiu por volta dos anos 80, com o nome de brinquedoteca ou ludoteca e seu objetivo não era emprestar brinquedos e sim de utilizar esse espaço para que as crianças pudessem brincar livremente. Surgiu, através da Associação Brasileira da Brinquedoteca, que tinha Cunha1como sua presidente, e fundadora desse espaço. Porém como toda nova idéia, teve suas dificuldades não só economicamente, mas também para ter sua instituição valorizada e reconhecida no meio educacional.

Uma sala de brinquedos simplesmente, não é o que caracteriza uma brinquedoteca. Ela envolve questões bem mais abrangentes, e precisa de diversos parceiros para seu bom funcionamento, entre eles o brinquedista que é o responsável pra manter a magia desse espaço, organizar os brinquedos, proporcionar aconchego e bem estar aos que ali adentram. Essa tarefa, não pode ser assumida por qualquer profissional, tem que ser alguém especial preparado para isso. Segundo Cunha (2007), para ser um brinquedista a pessoa tem que ter algumas qualidades que são indispensáveis ao seu bom desempenho profissionais, tais como: entusiasmo, sensibilidade, determinação, paciência, competência, porque são estas qualidades que o farão conhecer e amar as crianças com quem convive.

A decoração do ambiente precisa ter criatividade e afeto, com móbiles, altos ou baixos para que a criança possa movimentá-los, muitas cores e formas diversas para trazer alegria ao ambiente, enfim materiais que possam desafiar uma criança a vontade de experimentar o que existe de bom nesse espaço. Quanto aos brinquedos, podem ser industriais, brinquedos de materiais recicláveis, e podemos encontrar dentro da brinquedoteca, espaços reservados para diferentes tipos de brinquedos, os chamados cantinhos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com