TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Barragem

Dissertações: Barragem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  249 Visualizações

O Brasil desenvolveu, ao longo dos anos, progressos muito importantes nas técnicas de planejamento, projeto, construção e operação de barragens. O país conta com um quadro muito significativo, em quantidade e qualidade, de profissionais dedicados a estas importantes atividades.

Barragens e obras hidráulicas de controle e gestão de recursos hídricos são, como se sabe, fundamentais para propiciar e garantir o desenvolvimento e a vida organizada de populações majoritariamente urbanas. Estas populações necessitam água potável em quantidade e qualidade, saneamento, controle de cheias, energia elétrica e alimentos que, por sua vez, requerem irrigação e controle da umidade.

BRASIL P. MACHADO, 2014.

A barragem deve ser entendida como uma estrutura ou um elemento integrante do sistema delimitado pela bacia hidrográfica. A bacia hidrográfica deverá ser tratada como um todo, devendo estar sujeita a um planeamento e a uma gestão integrada que deverá ser avaliada no comité da respectiva bacia, onde idealmente serão analisados e geridos os conflitos de interesse dos diversos utilizadores e só então deverão ser tomadas decisões, ainda assim sujeitas a audiência pública.

Barragens são estruturas que demandam o trato por profissionais experientes, devido à complexidade dos impactos socioambientais envolvidos e do risco potencial que, em caso de incidente e/ou acidente, resultam em consequências custosas para a engenharia, a sociedade e o meio ambiente, com danos significativos.

SEGURANÇA DE BARRAGENS :: A IMPORTÂNCIA DOS FATORES NÃO TECNOLÓGICOS NA AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA DE BARRAGENS

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com