TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Barreira Organizacional para a Produção do Conhecimento

Por:   •  27/11/2018  •  Resenha  •  7.520 Palavras (31 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 31

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

PÓS GRADUAÇÃO LATU SENSU – PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

VALQUIRIA OLIVEIRA

SILVIA SILVA

BARREIRAS ORGANIZACIONAIS PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

CAMPINAS

2018

VALQUIRIA OLIVEIRA

SILVIA SILVA

BARREIRAS ORGANIZACIONAIS PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

Trabalho sobre Barreiras Organizacionais para a Produção do Conhecimento, apresentado ao curso de Pós Graduação em Psicologia Organizacional da Universidade Paulista.

Professor: Valdir Paeiro

CAMPINAS

2018

SUMÁRIO

Introdução        9

Capítulo 1. Barreira Organizacionais        26

1.1 Sobrecarga de Informações        26

1.2 Distanciamento Físico entre Equipes e os Participantes da Gestão Conhecimento        26

1.3 Dispersão da Informação        26

1.5 Hierarquias Rígidas        26

Capítulo 2. Processos e Conversão do Conhecimento        26

2.1 Barreiras nos Processos        26

2.2 Barreiras na Conversão do Conhecimento        26

Capítulo 3. Formando a Cultura Organizacional Favorável à Gestão do Conhecimento        26

3.1 Missão, Visão, Valores, Objetivos e Estratégia da Organização        26

3.2 Cultura Organizacional        26

Capítulo 4. Soluções para as Barreiras Organizacionais para a Gestão do Conhecimento        26


Tema

        Barreiras organizacionais para a produção do conhecimento.

Problema

        Com a constante evolução tecnológica, cada dia mais se evidencia a importância da Gestão do Conhecimento dentro das organizações, o que faz com que mais pesquisadores se interessem pelo tema e como mostra a pesquisa realizada pela Harvard Business School, 70% dos problemas que acontecem nas empresas estão relacionadas direta ou indiretamente a falhas de comunicação (Ford, 2016), o que ocasiona uma demora no compartilhamento das informações, é preciso verificar se essas barreiras organizacionais estão relacionadas aos processos que não estão funcionando bem. Verificar se as falhas ocorrem através de sobrecarga de informação, distanciamento físico entre os participantes, dispersão da informação e/ou hierarquias rígidas.

Hipótese

        As Barreiras Organizacionais para a produção do conhecimento centralizariam na presença das falhas no processo, principalmente, com relação à comunicação, como o distanciamento físico entre equipes e colaboradores de uma mesma área, com isso gerando a dispersão da informação, somado a sobrecarga de informações que não é possível serem absorvidas por todos os colaboradores e por fim, as hierarquias rígidas que impedem que a comunicação entre colaboradores e áreas possa ser fluída, o que dificulta a gestão do conhecimento.

Justificativa

        As organizações buscam cada vez mais novas maneiras de potencializar as relações com o mercado, com a produção, e, principalmente, com os processos, para tanto se percebe uma necessidade permanente de aperfeiçoamento para obtenção de melhores resultados, sendo assim, é preciso olhar com mais atenção para a gestão do conhecimento, visto ser um diferencial competitivo.

É de extrema importância a compreensão deste conceito pelas organizações, assim como a sua aplicabilidade e benefícios, sendo um processo sistemático de busca, seleção, organização, caracterização e apresentação da informação transformada em conhecimento, em todos os níveis da organização, procurando que todos os colaboradores possam aumentar sua compreensão em uma área especifica de interesse.

Para tanto, a visão, missão, os objetivos e estratégia da organização precisam estar alinhados e direcionados para integrar a gestão do conhecimento, formando assim, uma cultura organizacional favorável à gestão do conhecimento.

Muitos gestores têm dificuldade de perceber com clareza os benefícios do mapeamento do conhecimento sobre os processos da empresa. Porém, notam o custo gerado pela falta deste conhecimento armazenado e disponível para consulta.

Ao conhecer as principais dificuldades, barreiras presentes nas organizações com relação a gestão do conhecimento, que são estudados ao longo deste trabalho, é possível preparar ações para sobrepor estes obstáculos e ter a gestão do conhecimento de maneira fluída e o mais natural possível dentro das organizações.

Objetivos gerais

Contextualizar as barreiras presentes na organização, que impedem a fluidez da gestão do conhecimento. Analisar como são executados os processos para identifique-se possíveis falhas que geram desgaste e impedem a transferência de conhecimento.

        

Objetivos específicos

  • Distinguir os processos de conversão do conhecimento;
  • Conhecer quais são os possíveis facilitadores e/ou desencadeantes das Barreiras Organizacionais com relação à gestão do conhecimento;
  • Analisar quais são os perfis de cultura organizacional e se estão alinhados com a promoção da gestão do conhecimento;
  • Mensurar quais são os possíveis impactos negativos às organizações que possuem em seus processos altos níveis barreiras, principalmente com relação a hierarquias rígidas;
  • Apresentar medidas possíveis para prevenção dessas barreiras e possíveis soluções para as já existentes.

Metodologia

        A abordagem dessa pesquisa classifica-se como quanti-qualitativa, revisando material teórico e coletando dados de pesquisadores que se debruçaram sobre o tema nos últimos anos e publicaram artigos científicos, livros ou dissertações de mestrado. As análises quantitativas são feitas pela coleta e pela análise dos dados dos materiais pesquisados e as análises qualitativas por se basearem na qualificação das informações obtidas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.3 Kb)   pdf (350.8 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com