TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Base fisiológicas do movimento humano

Por:   •  26/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 7

  1. O que é o ATP e para que serve?

R- É um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas, e ele é constituído de adenosina, um nucleotídeo, associado a três radicais fosfatos conectados em cadeia. A energia é armazenada nas ligações entre os fosfatos. Ele serve ou sua importância reside na grande quantidade de energia livre que acompanha a quebra de suas ligações fosfoanidrido. O ATP armazena energia proveniente da respiração celular e da fotossíntese, para o consumo posterior. A molécula atua como uma moeda celular, ou seja, é uma forma conveniente de transportar energia. Toda essa capacidade do ATP é capaz de ser utilizada em uma contração que duram em média de 3 a 4 segundos. Então nosso organismo desenvolveu, ao longo dos milênios, a capacidade de ressintetizar o ATP.

Com tudo ela é fundamental para a prática de atividades físicas, pois requer um grande gasto de energia, dentro deste gasto há uma demanda de energia instantânea para a célula durante a realização de qualquer atividade física como, por exemplo;

Uma corrida de 100 metros no atletismo e 25 metros de natação ou em outra atividade que requer um gasto muito grande de energia, sendo o ATP responsável pelo sistema anaeróbio alático.

  1. Quais sistemas produzem energia para a ressentise do ATP?

R- A musculatura esquelética possui um sistema muito eficiente, de aproximadamente de 20 por centro, de transferência química, do ATP, em energia mecânica, dos movimentos. A energia que obtemos para ressintetizar ATP vem dos alimentos.

No entanto há três vias de ressíntese de ATP, anaeróbia, que pode ser alática (não tem ácido lático como produto fina), ou lático (ácido lático como produto final), e aeróbico (reações que depende do oxigênio). Todo a esse processo bioquímico que deflagra esse processo mecanismo é a baixa do ATP de reserva. A ressíntese de ATP é estimulada simultaneamente, o que determina qual delas irá participar mais é a intensidade e a duração de determinado exercício, pois cada uma dessas vias possui características bioquímicas diferentes.

  1. Dê um exemplo de atividade predominante anaeróbia alática, um de anaeróbia lática e um de aeróbia?

R- Atividade anaeróbia alática é conhecida como mecanismo fosfocreatina ou ATP-CP, onde nosso organismo nos fornece cerca de 10 segundos de energia, que dentro de nossos músculos temos uma moeda energia de ATP que produz energia rápida para o músculo, que não dura mais de 3 a 4 segundos, ai então entra a CP (Creatina Fosfato), que ressintetiza a ATP dando mais energia para o músculo. Como exemplo; temos a musculação, em provas de 100 metros;

Atividade anaeróbia lática é conhecida como mecanismo Glicogenólise, nesse caso o ATP é ressintetizado pelo glicogênio. Onde o corpo gera energia por cerca de 2 minutos, esse sistema tem como resíduo a produção do ácido lático, que gera aquela queimação no músculo durante uma atividade intensa. Exemplo dessa atividade; bike e natação, ambos podem ser com movimentos intensos maiores do que 10 segundos, na bike um sprint ou provas rápidas de natação (50 metros, por exemplo), lembrando que é essencial que todo esporte tenham treinos para o sistema anaeróbio, pois aumenta a resistência ao ácido lático, prolongando o tempo da execução.

Atividade aeróbia é conhecida como sistema aeróbico onde usa o oxigênio e nutrientes como glicose, gordura e carboidrato para produzir energia para o músculo. No sistema aeróbico a ATP não é tão rápido como os outros, porém produz energia por mais tempo. Exemplo desta atividade; corridas, pedalar ou também como os de longa duração uma partida de futebol.

  1. Qual o principal nutriente utilizado no repouso para produção de energia para a ressíntese de ATP?

R- no repouso o principal nutriente para produção de energia é a Gordura que aproximadamente detém cerca de 65 por cento de fonte de energia, além disso possui cerca de 35 por cento de carboidratos. A gordura apesar de necessitarem de mais oxigênio produzindo mais energia, ela é utilizada em atividades de baixa intensidade como, por exemplo; pedalar, correr e nadar.

  1. Quais os fatores responsáveis pelos componentes lentos e rápidos de recuperação?

R- No componente rápido de recuperação, o consumo de oxigênio supera as necessidades de energia após o término do exercício. Assim, para refazer o oxigênio que estava na mioglobina muscular e na hemoglobina sanguínea.

Já no fator dos componentes de lenta recuperação, o consumo do oxigênio acima daquele utilizado no repouso é fundamental para fornecer oxigênio para a musculatura respiratória, e cardíaca que esta em um ritmo de trabalho mais intenso, quando comprado com o repouso.

A esse todo sistema do nosso corpo que aumentaram o trabalho durante o exercício ainda fica acelerados durante a recuperação.

  1. Quantos minutos, aproximadamente, são necessários para ressintetizar totalmente as reservas de glicogênio? 

R- Após uma realização de um exercício de alta intensidade como por exemplo um tiro de 100 metros 50% das reservas de ATP- PC são reabastecidas em aproximadamente 15 a 30 segundos, no entanto para o reabastecimento total é necessários entre 6 a 9 minutos.

  1. O que são pressão arterial sistólica pressão arterial diastólica, e qual o comportamento delas durante o exercício?

R- Pressões arteriais sistólica podem relatar que é a maior pressão alcançada no interior da artéria aorta logo após a sístole ventricular.  Pois em repouso em indivíduos normotensos, a maior pressão alcançada fica em torno de 120 mm Hg, durante a sístole ventricular.

Pressões arteriais diastólica podem relatar que é a menor pressão no interior da artéria aorta durante a diástole. Pois em repouso, a menor pressão alcançada fica em torno de 80 mm Hg.

No exercício quanto o tempo maior a intensidade, menor o tempo da sístole e da diástole, porém, com a diminuição da diástole é maior, em uma alta intensidade de exercício, o tempo da diástole chega a ser menor do que o tempo sístole.  

  1. O que é fração de ejeção? Por que a fração de ejeção aumenta com o aumento da intensidade do exercício?

R-Fração de ejeção é o percentual relativo à quantidade de sangue total do ventrículo esquerdo ejetada a cada sístole, que em repouso, esta fração de ejeção fica em torno de 58%. Onde um exercício de alta intensidade, valor pode aumentar até aproximadamente 75%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com