TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS BASES FISIOLÓGICAS DO MOVIMENTO HUMANO

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 4

GRASIELE TESTONI DE BARROS (1192749)

BASES FISIOLÓGICAS DO MOVIMENTO HUMANO

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para a disciplina de Bases Fisiológicas do Movimento Humano como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Raphael Sicuro Leite. 

CURITIBA
2015

Descrição da atividade Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir e poste suas respostas no Portfólio para apreciação do tutor.

  1. As experiências com a utilização de um calorímetro direto para observar o gasto de energia em cães foram realizadas por quem? Em qual ano? Quais os americanos que também pesquisaram a taxa metabólica do ser humano? O que essas experiências têm a ver com o nosso cotidiano?

R: De acordo com a leitura do caderno de estudos, o alemão chamado Rubner realizou experiências com a utilização de um calorímetro direto para observar o gasto de energia em cães no ano de 1894. Os americanos Atwater e Benedict, determinaram que é possível medir as taxas metabólicas no ser humano, medindo o volume e a composição do ar expirado. São estas experiências que possibilitam medir as calorias dos carboidratos, gorduras e proteínas, dos alimentos ingeridos, e foram a base para calcular o gasto calórico no repouso, e, durante a prática de atividade física.

  1. Quais as seis formas de energia? A energia mecânica pode ser utilizada para realizar trabalho? De acordo com o estudo da unidade, que tipo de trabalho pode ser realizado?

R: Nós temos 6 formas de energia, sendo elas:  nuclear, térmica, luminosa, química, mecânica e elétrica. A energia mecânica pode ser utilizada para realizar trabalho, como uma atividade que executamos ou simplesmente o trabalho de algum órgão interno, por exemplo, o funcionamento do coração, fígado, pulmões entre outros.

  1. Elabore uma síntese com as suas palavras sobre o ciclo energético biológico.

R: O ser humano depende de animais e vegetais para se alimentar, quando este alimento entra em contato com o oxigênio, se transforma em dióxido de carbono e agua, que é transformado em respiração metabólica, a partir desta transformação, o ATP produz energia mecânica da contração muscular. Este processo é chamado de ciclo energético biológico.

  1. Os nutrientes que nós ingerimos durante a alimentação são utilizados para produzir qual composto?

R: Os nutrientes  são utilizados para produzir um composto chamado adenosina trifosfato (ATP)

  1. Quais as vias que produzem energia para formar o ATP novamente? Explique, resumidamente, cada uma com as suas palavras.

R: As 3 vias são: Sistema Anaeróbio Alático, Sistema Anaeróbio Lático e Sistema Aeróbio.

Anaeróbio  alático: é a fonte de energia mais rápida do ATP para ser usada pelo musculo, porque este processo necessita de poucas reações químicas, não requer oxigênio, e o ATP e PC ficam armazenados no musculo.

Anaeróbio Lático: as reações metabólicas envolvem o sistema de energia em curto prazo da glicólise. Esse sistema gera o ATP para necessidades energéticas intermediárias, e o sistema de acido lático não requer oxigênio.

Sistema Aeróbio: consiste no término da oxidação dos carboidratos, envolve a oxidação dos ácidos graxos.  A medida que a intensidade do exercício diminui e a duração é prolongada, a dependência da energia dos fosfagênios intramusculares e da glicólise anaeróbica de ATP torna-se mais importante.

  1. Quais as demandas energéticas no repouso?

R: No repouso, aproximadamente 65% da energia é obtida a partir das gorduras, e aproximadamente 35% da energia é obtida a partir dos carboidratos.

  1. Segundo Hill (1999), qual a contribuição de energia para o sexo masculino e para o sexo feminino, nos 400, 800 e 1.500 metros?

R: Após realizar um estudo com atletas corredores de meia distância, Hill mencionou que, para o sexo feminino, nos 400m, 800m e 1.500m, a contribuição de energia advinda do sistema anaeróbio era de 62%, 33% e 17%, respectivamente. Para o sexo masculino, a contribuição era de 63%, 39% e 20%, respectivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com