TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases Neurológicas Da Aprendizagem

Trabalho Universitário: Bases Neurológicas Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  1.604 Visualizações

Página 1 de 2

ELABORAR UMA RESENHA DO TEXTO:

“AS BASES NEUROPSICOLÓGICAS DA MEMÓRIA E DA APRENDIZAGEM E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA OS

PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO.”

O artigo tem por objetivo identificar as contribuições do conhecimento sobre as bases neuropsicológicas da memória e da aprendizagem para a atuação dos profissionais de educação e, assim, fornecer subsídios aos educadores interessados em promover uma aprendizagem mais significativa para os alunos.

A metodologia utilizada durante a pesquisa foi a revisão bibliográfica com discussões encaminhadas pelas neurociências e, de modo especial, pela neuropsicologia, no campo da memória e da aprendizagem.

O texto pode ser dividido em três partes: a apresentação das bases neurológicas da memória e da aprendizagem; a exposição das contribuições do conhecimento sobre as bases neurológicas da memória e da aprendizagem e por fim alternativas de como se trabalhar a memória para melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos e obter um melhor aprendizado escolar.

Na primeira parte o autor aponta estudos sobre como é processada a memória e a aprendizagem, bem como a relação entre estas. A base teórica é fundamentada em Anderson (2005), Sprenger (2008) e Lent (2001). O autor encerra esta discussão afirmando que os conhecimentos sobre as bases neuropsicológicas da memória e da aprendizagem são muito amplos e faz-se necessário conhecermos as discussões atuais sobre essa temática principalmente na área da educação

Na segunda parte do texto o foco do autor consiste em apresentar os avanços da neurociência para a educação. O autor propõe a correlação desses fatores com os do ensino para memória e apresenta sete passos do ensino para a memória: atingir, recodificar, recodificar, reforçar, treinar, examinar de novo e recuperar.

A autora conclui que os professores devem continuamente buscar a pesquisa científica atual, especificamente as que se referem às bases neuropsicológicas da memória e da aprendizagem, contribuindo para o sucesso no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos, a partir das contribuições que tais estudos oferecem.

Por fim, o autor cita Marilee Sprenger, Alain Lieury e Celso Antunes como referências de trabalho na área da neurociência. Nesta etapa o autor nos apresenta dicas e sugestões sobre como desenvolver a memória e a aprendizagem dos alunos.

O autor conclui o texto dizendo que ainda há muito a ser descoberto na área da neurociência e que é necessário investir em pesquisas que envolvam a memória e a aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com