TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases neuropsicologicas das dificuldades de aprendizagem

Por:   •  28/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.029 Palavras (21 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 21

Introdução

A aquisição da capacidade de efectuar uma adequada leitura é fundamental para o progresso de uma cultura. Dado esse que propõe o estudo das bases neurológicas das dificuldades de aprendizagens em quase vertentes básicas. Actuações que possam ajudar a minimizar este tipo de problema, obviamente são de carácter multidisciplinar e implicam na actuação dos mais diversos segmentos da sociedade.

Diferentemente da fala ou da marcha, a aquisição da capacidade de leitura corresponde a um processo de complexas adaptações do sistema nervoso, que necessitam de estimulação e orientação externa, ocorrendo de modo mais lento que outros actos citados, os quais são desenvolvidos de modo muito menos dependentes do ambiente externo (Foorman et al., 1998). A unidade da escrita conhecida como grafema é o correspondente da unidade sonora, denominada fonema e esta consciência é fundamental na aquisição da leitura (Byrne and Fielding-Barnsley, 1998). Esta capacidade é denominada de consciência fonológica e já está presente em crianças a partir dos cinco anos de idade (Foorman et al., 1998; Scarborough, 1990). Este tipo de percepção representa um passo inicial para o desenvolvimento da capacidade da leitura e está associado à activação e desenvolvimento de circuitos neurais em regiões específicas do cérebro, que desde a idade pré-escolar já se mostram presentes, localizando-se principalmente no hemisfério cerebral esquerdo (Binder et al., 1996; Foundas et al., 1998; Foundas et al., 1996; Schlosser et al., 1998). Salientamos que a capacidade da leitura está também relacionada logicamente a outras habilidades como a atenção e memória, que não serão abordadas de modo destacado neste documento.

Todo o processo de aquisição de qualquer informação pelo cérebro passa pelos caminhos sensoriais que permitem “captar” as qualidades do mundo externo e transmiti-las ao sistema nervoso central. O processamento central ocorre em vários níveis de integração mas, certamente a integração sensóriomotora cortical é fundamental para os mecanismos perceptuais. A extensa área cortical humana responsável pela associação de informação sensitiva sensorial permite dar sentido às informações que recebemos do ambiente ou que geramos internamente. É o “cérebro” podendo pensar, conhecer, comunicar e decidir (Babb, 1997; Da Costa, 2007). O cérebro humano é estruturado por sistemas complexos bem organizados. 

Objectivos

Geral

• Analisar o impacto das bases neurológicas das dificuldades de aprendizagem para o desenvolvimento do conhecimento.

Específicos

• Descrever o papel dos órgãos neurológicos no desenvolvimento do conhecimento;

• Propor medidas básicas que irão sanar as dificuldades de aprendizagem.

Hipóteses

H1 positiva: As bases neurológicas das dificuldades de aprendizagem têm contribuído para a má qualidade do ensino e da própria aprendizagem cultural.

H2 negativa: As bases neurológicas das dificuldades de aprendizagem não têm contribuído para a má qualidade do ensino e da própria aprendizagem cultural.

Justificativa

A razão da escolha destes tópicos para o estudo é pelo facto de existir muitas dificuldades de aprendizagem, principalmente nas crianças que não gozam de uma técnica psicológica viável e que ainda necessita de muito esforço para a sua adaptação no cérebro da criança.

Esta matéria é do interesse do estudo para com o mesmo ajudar a percepção os motivos que levam a inexistência de boas qualificações nas escolas, e o aniquilamento do analfabetismo no seio da sociedade.

Método

Segundo (HEGENBERG, 1976, p.115) citado por LAKATOS & MARCONI (2001) reconhece que o que confere maior credibilidade aos conhecimentos científicos são os métodos usados para atingir os objectivos preconizados, ao referir que métodos são o caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho não tenha sido fixado de antemão de modo reflectido e deliberado.

O método escolhido foi indutivo que permite uma aproximação mais abrangente dos fenómenos, desde as constatações até as leis e teorias, também com esta abordagem preocupação vividas pelas comunidades podem ser transformadas e inclusas nos planos de Governo, porque a partir da observação de casos concretos permite a generalização com base na relação verificada entre os factos e os fenómenos. Assim, durante o estudo observou-se as seguintes linhas metodológicas:

a) Consulta bibliográfica: a aplicação desta técnica resultou na contextualização e definição de conceitos chaves relacionados ao tema em referência.

Técnica de pesquisa

A técnica de pesquisa foi de carácter descritivo explorativo ou explicativo com o propósito de colecta de informação sobre os casos da base neurológica das dificuldades de aprendizagem. A técnica de pesquisa escolhida ajudou o pesquisador a familiarizar – se com o problema inicialmente traçado com vista a torna-los mais explícito.

Fundamentação teórica

Bases neurológicas das dificuldades de aprendizagem

A criança em idade pré-escolar passa a identificar uma correlação entre determinados sons como representativos de determinadas letras, que aos poucos vão sendo lhes apresentadas. A percepção do facto que a fala é composta na verdade da associação dos diferentes sons, que são os fonemas e que estes são representados na escrita pelas letras, em última análise é o princípio alfabético e corresponde ao início da consciência fonológica, fundamental para o aprendizado da leitura e que de modo geral precisa ser ensinado (Foorman et al., 1998).

O sistema alfabético é muito eficiente, pois um pequeno número de letras pode ser utilizado, através de diferentes associações de modo a formar um número enorme de palavras. Todavia, o aprendizado do princípio alfabético não é tão fácil, pois em primeiro lugar as letras na verdade apresentam um grau de abstracção, nem sempre tão fácil de ser adquirido por todas as crianças e além disto não representam os segmentos naturais da fala, que é mais silábica. Soma-se a estes pontos ainda o fato de existirem mais fonemas que letras, já que o som emitido para representar uma determinada letra pode variar dependendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (165.7 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com